Tempo de leitura: 3 minutos

Sexta-feira de gala na França! Ou melhor, na Espanha. A arena está preparada para o rugby bater um recorde de público em uma partida em solo espanhol. Pela primeira vez desde 1973 a grande final do Campeonato Francês ocorrerá fora de Paris. E pela primeira vez na história ela será fora da própria França. Com a Eurocopa de futebol monopolizando os principais estádios franceses coube a Barcelona e ao monumental Camp Nou (e seus 99 mil lugares) ser o palco da decisão do título do Top 14, que colocará frente a frente os endinheirados e poderosos Racing e Toulon.

 

Sem vencer o Campeonato Francês desde 1990, o Racing de Paris busca seu sexto título nacional, ao passo que o Toulon, campeão do ano passado, quer sua quinta conquista, mas apenas sua segunda desde que se tornou o clube milionário e estrelado dos últimos tempos.

- Continua depois da publicidade -

 

O duelo colocará frente a frente os dois times mais ricos da França, liderados por dois empresários que vivem nas manchetes: Jacky Lorenzetti, do Racing, e Mourad Boudjelal, do Toulon. E Boudjelal, sempre polêmico, já alfinetou Lorenzetti, dizendo que o homem forte do clube parisiense se inspira no Toulon. Entre os treinaodres, o comando das equipes é já bem distinto. Do lado do Toulon está o ex treinador da França e ex Ministro do Esporte Bernard Laporte, que gosta dos holofotes. Do outro está a dupla campeã com o Castres em 2013 Laurent Labit e Laurent Travers, que não gostam das polêmicas extracampo e fazem questão de falar apenas do que acontece dentro das quatro linhas.

 

Os dois times já se enfrentaram três vezes neste ano. Pelo Top 14, o Toulon venceu o último jogo, em Lille (com mando do Racing) por 21 x 20, enquanto em Toulon, na primeira rodada do campeonato, o triunfo foi do Racing, 27 x 22. Mas, foi o último duelo entre os dois times o mais importante: em abril, Racing e Toulon mediram forças pelas quartas de final da Champions Cup europeia e a vitória foi do Racing, 19 x 16, jogando em Paris. Naquela oportunidade, o argentino Imhoff fez o try parisiense, enquanto o chute decisivo de penal foi dado por Machenaud, aos 78′.

 

Em campo, duas equipes que gostam do jogo físico e estão recheadas de grandes nomes. Do lado do Racing, o grande nomes é Dan Carter, que busca um título que ainda não tem, o de campeão francês. Com ele em campo, o Toulon buscará ao máximo evitar os penais. Com isso, a briga será intensa no breakdown. O Racing tem ma terceira linha poderosa, de Nyanga, Lauret e Masoe, ao passo que o Toulon tem uma formação igualmente estrelada, com Gorgodze, Lobbe e Armitage. Atrás, o Toulon pode fazer a diferença, contando com um time titular e um banco galático, com nomes como Giteau, Halfpenny, Habana e Mitchell, mas o Racing não fica atrás e tem até mais velocidade, com o ex All Black Rokocoko,  o Puma Imhoff e o Bleu Dulin.

 

O xadrez está dado. As peças logo mais serão definidas, e a França – e a Espanha – viverá uma final que poderá se imortalizar pelos nomes em campo e pelas emoções que sugere. Como mostra o histórico recente entre os dois clubes, a decisão só acontecerá no apagar das luzes. Que vença o melhor! Porque o palco é certamente “top”.

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Final – Sexta-feira, dia 24 de junho

Racingversus(14)Toulon copy

15h45 – Racing x Toulon, em Barcelona (Espanha) – TV5 Monde AO VIVO