Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – A Série Mundial de Sevens Masculina desembarca nesse fim de semana em mais um novo torneio: o Singapore Sevens, em Singapura, rica cidade-Estado do Sudeste Asiático, que será o palco da antepenúltima etapa da temporada 2015-16.

 

Singapura foi no passado palco de etapas do circuito, tendo recebido os melhores do mundo em quatro oportunidades: 2002, 2004, 2005 e 2006. O retorno da “Cidade Jardim” se faz logo após a construção do espetacular Singapore Sports Hub, novo estádio na cidade, com capacidade para 55.000 torcedores, coberto, sendo o maior estádio com domo do mundo.

- Continua depois da publicidade -

 

Em campo, a expectativa é alta, com a decisão do título da temporada se aproximando e três seleções ainda muito próximas da conquista. Líder do circuito, Fiji soma hoje 5 pontos a mais que a vice líder Nova Zelândia, e 6 a mais que a terceira colocada África do Sul – sendo que o primeiro colocado de cada torneio ganha 3 pontos a mais que o vice campeão e 5 a mais que o terceiro colocado.

 

Os fijianos caíram no Grupo A, vindos de sua terceira etapa conquistada na temporada, ao triunfarem em Hong Kong. A base do time de Ben Ryan será a mesma, liderada por Kolinisau e dotada de homens perigosos como Taliga, Kunatani, Ravouvou, Veremalua e Seremaia Tuwai. Inglaterra e Samoa, muito irregulares ao longo da temporada, aparecem como os candidatos principais a atrapalharem Fiji. Os ingleses mostraram evolução em Hong Kong, com James Rodwell (que baterá em Singapura o retorno mundial de 69 torneios como capitão) e Dan Norton garantindo a liderança que o time precisava. Portugal completa o grupo e segue como o maior candidato a acabar rebaixado. Os portugueses até aqui terminaram na lanterna em 5 dos 7 torneios disputados, incluindo o último em Hong Kong.

 

No Grupo B, o favoritismo é da Nova Zelândia, mas os desafios serão muitos para os All Blacks. Referências do time, Tim Mikkelson, lesionado, e DJ Forbes, poupado para recuperação física (já pensando no Rio 2016), estão fora da etapa de Singapura. A capitania ficou nas mãos de Liam Messam, que se torna a referência do time junto de Sonny Bill Williams, Kurt Baker e Gilles Kaka, que lideram um jovem elenco neozelandês. E o grupo é perigoso, pois tem os Estados Unidos como oponente, que já venceu nesta temporada os kiwis. As Águias contam com a flecha Perry Baker, cada vez melhor, e com a promessa vinda do futebol americano Nathan Ebner, campeão da NFL em 2014 pelo New England Patriots. A França, do fijiano Vakatawa, corre por fora. Os Bleus fazem campanha decepcionante até aqui, mas têm qualidade o bastante para atrapalharem neozelandeses e americanos. O Canadá completa o grupo sendo também um time perigoso.

 

A África do Sul encabeça o Grupo C e tem uma enorme pressão sobre seus ombros. Afinal, os Boks seguem vivos na briga pelo título, mas vêm perdendo fôlego. Em 7 etapas, enquanto Nova Zelândia e Fiji conquistaram 3 torneios cada, os sul-africanos venceram apenas 1, em casa, em dezembro, e sabem que Singapura tem ares de tudo ou nada. É vencer agora ou ter certeza de que o título está mais distante. Chris Dry volta ao time do técnico Neil Powell, que segue apostando as fichas na capacidade definidora do artilheiro do circuito Seabelo Senatla. Quênia e Escócia aparecem como os times que estão na busca de derrubar os Boks, mas ambos fazem temporadas instáveis, enquanto a Rússia fecha o grupo seguindo na busca de sua primeira ida às quartas de final. Os russos estão sempre de olho nos portugueses na luta contra o rebaixamento.

 

Por fim, o Grupo D tem a Austrália como o destaque. O título é praticamente impossível já para os aussies, que ainda não conseguiram vencer nenhuma etapa nesta temporada. Mas, a consistência do time australiano alimenta suas ambições e a volta ao grupo do excelente Jesse Parahi garante ânimo extra, enquanto Nick Cummins “The Honey Badger”, que ainda não se adaptou ao sevens, deixa a equipe lesionado. Gales e Argentina são os principais concorrentes dos australianos, mas o Japão, campeão da segunda divisão e promovido a seleção central para a próxima temporada, certamente chega ao torneio com gana de alcançar as quartas de final novamente (ganhando a vaga como convidado, no lugar da seleção da casa, que não tem ainda nível para um desafio desse porte). Os argentinos fizeram suas três piores campanhas nos três últimos eventos, enquanto os galeses fizeram suas três melhores campanhas no mesmo período. Essa será a tendência para Singapura? Os Pumas vão a campo precisando provar algo a mais, o que poderá dar mais emoção à chave. O reforço argentino é Javier Ortega Desio, liberado pelos Jaguares para o torneio.

 

As finais do torneio terão transmissão do BandSports, ainda a terem os detalhes revelados.

SWS 2015-16 logo

Singapore Sevens – 8ª etapa da Série Mundial de Sevens Masculina 2015-16 – em Singapura

Grupo A: Fiji, Inglaterra, Samoa e Portugal

Grupo B: Nova Zelândia, Estados Unidos, França e Canadá

Grupo C: África do Sul, Quênia, Escócia e Rússia

Grupo D: Austrália, Gales, Argentina e Japão

 

Sexta-feira, dia 15 de abril / Sábado, dia 16 de abril

*das 23h00 às 08h45

África do Sul x Escócia

Quênia x Rússia

Nova Zelândia x França

Estados Unidos x Canadá

Austrália x Argentina

Gales x Japão

Fiji x Samoa

Inglaterra x Portugal

 

África do Sul x Rússia

Quênia x Escócia

Nova Zelândia x Canadá

Estados Unidos x França

Austrália x Japão

Gales x Argentina

Fiji x Portugal

Inglaterra x Samoa

 

Escócia x Rússia

África do Sul x Quênia

França x Canadá

Nova Zelândia x Estados Unidos

Argentina x Japão

Austrália x Gales

Samoa x Portugal

Fiji x Inglaterra

 

Sábado, dia 16 de abril / Domingo, dia 17 de abril

*das 23h30 às 09h00

Finais

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Obs: alteramos a grafia “Cingapura” para “Singapura”, por conta do acordo ortográfico, que alterou a grafia da palavra no Brasil desde 1º de janeiro de 2016.