Tempo de leitura: 2 minutos

Após sua pior campanha na história da Copa do Mundo de Rugby, sofrendo pela primeira vez quatro derrotas, o Canadá já pensa em 2016 e em seu campeonato nacional. Com planos para a entrada de uma equipe do país no PRO Rugby de 2017 – o futuro campeonato profissional dos Estados Unidos, que terá sua temporada inaugural em 2016 – o Canadá planeja 2016 com olhos para seu campeonato nacional, o Canadian Rugby Championship.

 

Criado em 2009, o Campeonato Canadense tem apenas quatro equipes, que representam quatro regiões do país, englobando todo o território nacional, à exceção do extremo norte gélido. O BC Rugby representa a província da Colúmbia Britânica (onde está Vancouver), tradicionalmente a mais forte do país, ao passo que o Praire Wolf Pack une as demais províncias do oeste (Alberta, Saskatchewan e Manitoba), sendo o atual campeão. No leste, Ontário (onde fica Toronto) é representada pelo Ontario Blues, ao passo que as demais províncias (Quebec, onde o rugby é fraco, Terra Nova e Labrador, Nova Escócia, Nova Brunswick e Ilha Príncipe Eduardo) são representadas pelo Atlantic Rock, baseado na Terra Nova, onde o esporte é tradicional. O torneio segue sendo amador, mas cada uma das quatro equipes é parte do programa de alto rendimento da Rugby Canada (a federação canadense), reunindo os melhores atletas do rugby de clubes local. Após altos e baixos, o campeonato segue sem transmissão de TV, mas fechou um novo patrocinador para 2016 (a Johnsonville, fabricante de salsichas) e planeja ter todos os seus jogos exibidos ao vivo online.

- Continua depois da publicidade -

 

O torneio, no entanto, é curto, com somente quatro rodadas, todas entre junho e julho. Cada equipe enfrenta todas as demais uma vez e duela uma segunda vez com sua equipe vizinha. Com a decisão da Rugby Canada de não usar mais os atletas profissionais do sevens na seleção de XV, o Canadá se apoiará nessas quatro partidas realizadas por cada uma de suas quatro seleções regionais para colocar à prova seus jogadores amadores. Neste ano, os times do leste jogarão três vezes em cada e apenas uma fora. Com um rugby de clubes bem estruturado em cada região, a solução, apesar de enxuta demais, foi a saída encontrada.

 

Dia 04/06 – Ontario Blues x Atlantic Rock, em Toronto

Dia 02/07 – Atlantic Rock x Ontario Blues, em St. John’s / Praire Wolf Pack x BC Bears, em Calgary

Dia 09/07 – BC Bears x Praire Wolf Pack, em Victoria

Dia 21/07 – Atlantic Rock x BC Bears, em St, John’s / Ontario Blues x Praire Wolf Pack, em Toronto

Dia 24/07: Atlantic Rock x Praire Wolf Pack, em St. John’s / Ontario Blues x BC Bears, em Toronto

 

PRO Rugby organiza primeiro camp

Na última semana, a PRO Rugby, nova liga profissional dos EUA, realizou seu primeiro teste para novos atletas, com 60 jogadores participando do camp na Califórnia (e teve Brasileiro na briga pelas vagas!), coordenado por Paul Keeler, treinador apontado para comandar a franquia de São Francisco. Novas seletivas ocorrerão nas próximas semanas, com alguns brasileiros podendo participar.

 
Com o PRO Rugby marcado para começar em abril, muito resta a ser feito ainda pela organização, pois só duas das seis equipes tiveram suas cidades confirmadas e nenhum time ainda teve nome anunciado.