Tempo de leitura: 5 minutos

Sexta e sábado serão de decisões nas Ilhas Britânicas, com as semifinais do PRO12 ítalo-celta e da Premiership inglesa. Na sexta, a Irlanda irá parar para o superclássico entre Leinster e Ulster, ao passo que no sábado o dia será do pequeno Connacht receber o atual campeão, o Glasgow Warriors, da Escócia. Na Inglaterra, as semifinais serão ambas no sábado, com transmissão ao vivo da ESPN para o Brasil. A largada se dará com o campeão europeu e atual campeão inglês Saracens recebendo o maior campeão do país, o Leicester Tigers, enquanto o Exeter Chiefs receberá o Wasps em outro duelo de arrepiar.

 

Irlanda dominando o PRO12

- Continua depois da publicidade -

Três dos quatro semifinalistas do PRO12 2015-16 são irlandeses, seguindo a tradição do torneio. Na sexta-feira, em Dublin, as duas capitais da ilha irão colidir com o Leinster, da República da Irlanda, recebendo o Ulster, de Belfast, Irlanda do Norte, em duelo de grande rivalidade.

 

O favoritismo é do Leinster, que teve a melhor campanha da temporada regular, liderado por Jonny Sexton, Isa Nacewa e Jamie Heaslip. O ausência que o Leinster sentirá mais será a de Sean O’Brien, lesionado. O embate das terceiras linhas promete ser épico, com os norte-irlandeses contando com a boa forma de Chris Henry e Ian Henderson. Contra o Ulster ainda pesa o fato de até hoje jamais um time visitante ter vencido uma semifinal desde a introdução dos playoffs no PRO12 em 2009-10. Mas, conduzido por Ruan Pienaar e Paddy Jackson, o Ulster sabe que é capaz de repetir o desempenho da 18ª rodada, quando venceu o Leinster por 30 x 6. Sem um título desde 2006, o estímulo é grande do lado de Belfast.

 

No segundo jogo, o Connacht debutará em semifinais do PRO12. O pequeno notável da Irlanda fez uma temporada irrepreensível, com um rugby forte no pack, mas com grande capacidade de definição na linha, liderado por Kieron Marmion, Robbie Henshaw e Bundee Aki. Glasgow, por sua vez, ostenta o título de atual campeão do PRO12, munido de metade da seleção escocesa. A linha é o ponto alto dos Warriors, tendo em suas fileiras Finn Russell, Peter Horne, Alex Dunbar, Tommy Seymour e Stuart Hogg. O duelo promete e, enquanto o Connacht tem a vantagem de jogar em casa e de ter vencido a última partida entre os dois times, 14 x 7, justamente na última rodada, os escoceses têm a seu favor a experiência maior de seu elenco, sobretudo nessa fase da competição.

 

Quem falará mais alto na Inglaterra?

O sábado começará fervendo em Londres com o Saracens, vinda da ressaca do título europeu inédito, recebendo o pressionado Leicester Tigers, que, depois de ver seu vizinho do futebol Leicester City ser campeão inglês, sabe que não pode decepcionar na Premiership. A vantagem é ampla para o Saracens, melhor time da temporada, que conta com um ataque brilhante e uma poderosa defesa. O breakdown poderoso de Maro Itoje e Billy Vunipola é certamente um dos mais temidos do mundo e a forma da linha rubronegra conta com Owen Farrell, Alex Goode e Chris Ashton, todos em alta. O Leicester, por sua vez, vai confiante à capital tendo em sua campanha uma vitória no último duelo contra o Saracens por 21 x 13. Manu Tuilagi, Freddie Burns & cia estão ofuscados pelo brilho dos Sarries e vão dar a vida no embate.

 

O outro embate será de arrepiar, opondo dois grandes estrategistas: Rob Baxter, do lado dos Chiefs, e Dai Young, do lado dos Wasps. Os Chiefs têm um time poderoso nas formações, com homens como Waldrom e Parling, e uma linha muito consistente, com Jack Nowell e James Short em momento especial. Os Chiefs, que foram derrotados pelos Wasps na Champions Cup neste ano por apenas 25 x 24, sabem que o segredo contra o oponente é impedir que os Wasps tenham a posse de bola. E o controle territorial é especialidade dos homens de Baxter. O time de Coventry, por sua vez, é famoso por ter uma das melhores linhas do mundo e é capaz de placares elásticos e jogos frenéticos, apoiando-se em homens como Halai, Wade, Daly e os irmãos Piutau. Exeter é o único semifinalista que jamais foi campeão, enquanto os Wasps saíram da crise vivida nos últimos anos e buscam seu primeiro título nacional desde 2008.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

*Horários de Brasília

Semifinais

Sexta-feira, dia 20 de maio

Leinsterversus copiarUlster copy copy

15h45 – Leinster x Ulster, em Dublin

 

Sábado, dia 21 de maio

connachtversus copiarGlasgow Warriors

14h30 – Connacht x Glasgow Warriors, em Galway

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

*Horários de Brasília

Semifinais

Sábado, dia 21 de maio

Saracens logoversus copiarLeicester Tigers copy

08h30 – Saracens x Leicester Tigers, em Londres – ESPN AO VIVO

 

exeterversus copiarwasps

11h00 – Exeter Chiefs x Wasps, em Exeter – ESPN AO VIVO

 

Foto: Matthew Lewis/Getty Images