Tempo de leitura: 2 minutos

A Premiership inglesa terá a mesma desagradável situação do Top 14 francês: contará com partidas durante a Copa do Mundo. O Campeonato Inglês de Rugby teve suas datas confirmadas para a temporada 2015-16. A competição terá início no dia 16 de outubro, com os clubes desfalcados de alguns de seus principais nomes. Todavia, a competição terá conflito apenas com a fase de mata-mata da Copa do Mundo, que se encerra no dia 31 de outubro, o que significa que muitas seleções já estarão eliminadas e seus atletas já terão retornado a seus clubes. Serão três rodadas durante o Mundial, coincidindo com quartas de final, semifinais e final. Na abertura, o tradicional London Double Header, com os quatro times londrinos fazendo rodada dupla em Twickenham, não ocorrerá.

 

A temporada regular da Premiership se encerra no dia 7 de maio, as semifinais ocorrem em 20 e 21 do mesmo mês, ao passo que a final será em Twickenham no dia 28.

- Continua depois da publicidade -

 

Expansão e fim do rebaixamento? Tudo congelado

As possibilidades da Premiership ser expandida de 12 para 14 clubes e o sistema de promoção e rebaixamento para a segunda divisão serem eliminados estão congeladas. A informação é do The Rugby Paper, que apurou que as negociações para as duas propostas não deverão caminhar a tempo de serem aplicadas em 2016.

 

A proposta é de expandir a competição para 14 times, incluindo Bristol e Yorkshire Carnegie (ex Leeds), clubes que possuem estrutura compatível com as demais agremiações da Premiership, e fechar a liga por alguns anos, obrigando os clubes da segunda divisão a melhor se estruturarem para poderem pleitear um lugar na primeira divisão.

 

Premiership Sevens Series em agosto

Antes do início da temporada, o mês de agosto reserva as disputas da Premiership Sevens Series, circuito de sevens de pré-temporada envolvendo os doze clubes da elite inglesa e os quatro times galeses do PRO12. No dia 15 de agosto, a competição começa no Cardiff Arms Park, em Gales, com Cardiff Blues, Ospreys, Scarlets e Dragons em campo pelo Grupo A. No dia 20, Gloucester receberá os jogos do Grupo B. com o time da casa enfrentando Bath, Exeter Chiefs e London Irish. Já o Grupo C será no dia 21, em Coventry, na casa dos Wasps, que terão pela frente Saracens, Harlequins e Northampton Saints. Por fim, o Grupo D será no dia 22, em Newcastle, com Newcastle Falcons, Leicester Tigers, Sale Sharks e Worcester Warriors.

 

O torneio final, envolvendo os dois primeiros de cada grupo, será no Twickenham Stoop, em Londres, casa do Harlequins, no dia 28 de agosto.