Tempo de leitura: 2 minutos

Duas notícias sobre a nova liga profissional dos Estados Unidos, o PRO Rugby, que teve sua temporada inaugural em 2016, agitaram a semana.

 

Há algumas, a liga informou oficialmente estar planejando sua expansão de 5 para 8 franquias para a temporada 2017, mirando expansão para a Costa Leste dos EUA e para o Canadá. Nesta semana, no entanto, PRO Rugby e Rugby Canada (a federação canadense) se desentenderam e ambas publicaram que o Canadá não terá equipes na competição por desacordo quanto à cláusula de exclusividade imposta pelo PRO Rugby, que impede que exista qualquer outra liga profissional de rugby no país. O desacordo se soma aos boatos de que os canadenses estão dispostos a negociarem com o PRO12 (a Liga Ítalo-Celta) a entrada de uma equipe do país na liga.

- Continua depois da publicidade -

As intenções do PRO12 sobre a América do Norte já são bem conhecidos, com a liga estudando fundar franquias nos Estados Unidos e no Canadá, colocando-se em atrito com o PRO Rugby. A federação de rugby dos EUA, a USA Rugby, que chancela o PRO Rugby, já se disse alinhada com sua liga.

 

Hoje, no entanto, uma nova notícia deixou outra possibilidade para o rugby norte-americano no ar. A BBC entrevistou Doug Shoninger, presidente da PRO Rugby, que confirmou que sua organização está pleiteando uma franquia no Super Rugby e quer buscar agora aumentar o intercâmbio de atletas.