Guinness PRO12, Millennium Stadium, Wales 25/4/2015 Cardiff Blues vs Ospreys Ospreys' Dan Evans scores his side's first try Mandatory Credit ©INPHO/Craig Thomas

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Guinness PRO12 teve todos os seus semifinalistas definidos com duas rodadas ainda por serem disputadas. O título da Liga Ítalo-Celta será decidido entre Glasgow, Munster, Ulster e Ospreys, ao passo que o Leinster, campeão das duas últimas temporada, conheceu sua eliminação precoce ao ser derrotado na última sexta-feira pelo Ulster no clássico das capitais da Irlanda.

 

Com isso, as duas próximas rodadas servirão para definir os confrontos das semifinais – já que os quatro classificados ainda têm chances de terminarem em qualquer uma das quatro primeiras posições – e os classificados à Champions Cup europeia. Leinster, Scarlets, Edinburgh e Connacht brigam ponto a ponto pelas duas vagas diretas na principal competição europeia, ou, pelo menos, pelo sétimo lugar, que garante lugar na fase preliminar da Champions Cup. Com chances reduzidas, o Dragons também ainda sonha com um lugarzinho entre os sete primeiros. Em paralelo, Treviso e Zebre lutam pela vaga italiana na Champions Cup, pois, apesar de estarem nas duas últimas posições da liga, se beneficiam da regra que assegura a todos os países da liga ao menos um lugar na principal competição do Velho Continente.

- Continua depois da publicidade -

 

Fim de temporada para o Leinster e sinal de alerta para o Connacht

A temporada acabou na prática prematuramente para o Leinster, que deu adeus às chances de chegar às semifinais do PRO12. Na sexta, o time de Dublin foi a Belfast fazer o clássico irlandês com o Ulster e saiu duramente derrotado. Agora o Leinster briga apenas para assegurar seu lugar na Champions Cup.

 

O primeiro try da partida foi do Leinster, com Ben Te’o, oriundo do rugby league, rompendo a defesa norte-irlandesa com muita potência. Mas, o Ulster se colocou em vantagem de 13 x 10 antes do intervalo com try de Henderson, após jogada em velocidade dos White Knights. No segundo tempo, Ruan Pienaar seguiu sua boa forma nos chutes, punindo o Leinster por suas infrações, e Craig Gilroy acelerou para o try da vitória do Ulster, mostrando toda a qualidade de sua envolvente linha. 26 x 10.

 

Já o Connacht sofreu um duro golpe em sua luta pela classificação à competição europeia ao cair em casa diante do líder Glasgow Warriors por 31 x 13. Os escoceses se provaram superiores desde o início, abrindo 19 x 6 no primeiro tempo e fechando o jogo com cinco tries a seu favor. O fijiano Nikola Matawalu mostrou grande entrosamente com Henry Pyrgos, conduzindo os Warriors a mais uma vitória, que jogou o Connacht para o sétimo lugar.

 

O Munster, por sua vez, venceu em Cork o Benetton Treviso por 30 x 19. Tommy O’Donnell celebrou no jogo sua 100ª partida com a camisa vermelha e fez um dos quatro tries do Munster. O Treviso vendeu caro a derrota, conquistou três tries, mas insuficientes para darem esperanças a seu torcedor, que ainda não viu sua equipe vencer fora de casa nesta temporada.




Edinburgh e Scarlets dão um passo adiante pela Champions Cup

Os escoceses do Edinburgh, embalados pela classificação à final da Challenge Cup, levaram a boa fase para o PRO12 e entraram na zona de classificação direta à Champions Cup assumindo o sexto lugar ao vencer o Zebre por implacáveis 37 x 0. Um passeio de cinco tries na capital da Escócia.

 

Em Cardiff, capital de Gales, a União Galesa de Rugby promoveu um grande evento no Millenium Stadium, que atraiu cerca de 53 mil torcedores que foram assistir aos dois dérbis nacionais em rodada dupla. Batizado de “Judgement Day”, o Dia do Juízo Final, a rodada dupla colocou em campo dois jogos decisivos para as pretensões finais das equipes galesas no PRO12.

 

No primeiro duelo, o Ospreys derrotou o Cardiff Blues e eliminou o time da capital de todas as suas chances de ao menos se classificar à Champions Cup. Foi um jogo bem disputado, com os Blues tentando passar uma boa impressão a seu torcedor. Cardiff começou melhor a partida, com 9 x 7 antes do intervalo, apesar do try de Dan Evans, para os Ospreys, após grande jogada de Grabham. No segundo tempo, o time de Swansea se impôs, fez dois tries e jogou a pressão pro lado azul. Cardiff ainda somou seu primeiro try aos 58′, mas Ben John garantiu o try da vitória bonificada e a classificação ao Ospreys. 31 x 23.

 

No jogo seguinte, o Dragons sofreu um duro golpe em suas pretensões de chegar à Champions Cup, sendo derrotado pelo Scarlets, que subiu para o sexto lugar. Como no jogo anterior, o primeiro tempo foi parelho, com 17 x 10 no placar a favor do time de Llanelli, que se impôs na segunda etapa, entrou no in-goal mais duas vezes e garantiu uma crucial vitória bonificada por 29 x 10.

 

Na próxima rodada, o Dragons recebe o Edinburgh em jogo crucial para ambos, reeditando a semifinal da Challenge Cup. Já o Scarlets pega em casa o Cardiff Blues, ao passo que o Connacht tem a vida mais tranquila visitando o Zebre. Na rodada final, a situação se complica para o Connacht, que visita o Ospreys, ao passo que o Edinburgh recebe o Leinster e o Dragons visita o Munster. O Scarlets, por outro lado, visita o frágil Treviso.




Resta uma vaga em disputa no EccellenzaEscrito por: Giorgio Vuerich

No Eccellenza italiano, com apenas mais uma rodada pela frente, apenas uma vaga ainda está em disputa para as semifinais, com Rovigo, Calvisano e Mogliano já garantidos na fase final.

 

O lider Rovigo não cometeu erros em Roma contra o Fiamme Oro, quatro colocado, e venceu por 34 x 29, com o ponto de bônus e a chance de conseguir na próxima rodada, contra a lanterna e rebaixado Prato, a primeira posição na tabela e o direito de jogar a grande final em casa. Apesar da derrota, os policiais conseguiram no último minuto um penal-try que valeu o bônus duplo (ofensivo e defensivo) – dois pontos de muito valor para a luta pela quarta vaga da tabela.

 

Em Calvisano, os anfitriões derrotaram o Mogliano por 29 x 27, na prévia daquela que poderá ser a outra semifinal. O jogo foi muito lutado e o resultado ficou indefinido até o fim.

 

Já o San Donà precisava vencer para obter o bônus e permanecer na luta pelo título. E a equipe não teve problemas contra um L’Aquila já com o rebaixamento evitado. 35 x 19, placar final. O San Donà deve ganhar o próximo encontro em Roma contra o Lazio e espera torce por uma derrota do Fiamme Oro em Mogliano.

 

Em Prato, o Viadana conseguiu vitória fácil por 38 x 3 marcando sete tries. Ainda há uma muita pequena esperança para Viadana, mas no último jogo a equipe terá que vencer o clássico da Lombardia contra o Calvisano com bônus, além de esperar por dupla derrota de Fiamme Oro e  San Donà.

 

Por fim, o Petrarca Padova foi eliminado de todas as suas chances ao perder em casa contra a Lazio. Jogo equilibrado até os 56’ com placar em 21 x 21. Os padovanos ainda marcaram dois penais, mas, aos 73’, o try convertido deu a virada aos romanos. 28 x 27, placar final.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Ulster 26 x 10 Leinster, em Belfast

Edinburgh 37 x 0 Zebre, em Edimburgo

Connacht 13 x 31 Glasgow Warriors, em Galway

Cardiff Blues 23 x 31 Ospreys, em Cardiff

Munster 30 x 19 Benetton Treviso, em Cork

Dragons 10 x 29 Scarlets, em Newport

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2275
MunsterIrlandaLimerick e Cork2275
OspreysGalesSwansea2274
UlsterIrlandaBelfast2269
LeinsterIrlandaDublin2262
ScarletsGalesLlanelli2257
ConnachtIrlandaGalway2250
EdinburghEscóciaEdimburgo2248
DragonsGalesNewport2242
Cardiff BluesGalesCardiff2235
Benetton TrevisoItáliaTreviso2219
ZebreItáliaParma2215

 

Eccellenza Logo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Petrarca Padova 27 x 28 Lazio, em Padova

San Donà 35 x 19 L’Aquila, em San Donà

I Cavalieri Prato 8 x 38 Viadana, em Prato

Calvisano 29 x 27 Mogliano, em Calvisano

Fiamme Oro 29 x 34 Rovigo, em Roma

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1876
CalvisanoCalvisano1872
MoglianoMogliano1860
Fiamme OroRoma1852
San DonàSan Donà1850
ViadanaViadana1845
Petrarca Padova1843
LazioRoma1832
L'AquilaL'Aquila1810
I Cavalieri PratoPrato18-3