Foto: ©INPHO/Dan Sheridan

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A última rodada do PRO14 de 2018 foi de grandes clássicos, fazendo ferver o fim de semana e a luta pelas primeiras posições! Na Irlanda, todas as atenções estiveram sobre o superclássico entre Munster e Leinster, com o líder da Conferência B, o Leinster, sendo derrotado, para embolar as disputas. Mas o líder da Conferência A, o Glasgow, também foi superado, perdendo pela segunda vez seguida para o Edinburgh no dérbi escocês. Com isso, o Edinburgh faturou a 1872 Cup, a taça disputada anualmente entre os dois times da Escócia.

Teve ainda vitória do Connacht sobre o Ulster na Irlanda, novo triunfo do Benetton Treviso no dérbi italiano sobre o Zebre e vitórias de Dragons e Cardiff Blues sobre Ospreys e Scarlets, respectivamente, nos dérbis galeses.

 

- Continua depois da publicidade -

Assista ao PRO14 na FLO!

A FloRugby está já disponível para o público brasileiro oferecendo as transmissões ao vivo do PRO14. Os pacotes – que incluem todos os demais esportes (lutas, atletismo, futebol, futebol americano, vôlei e outros) – vão de 30 dólares (R$110, mensal) a 150 dólares (R$550, assinatura anual). Curtiu? Clique aqui, conheça mais e assine já!

 

Edinburgh, Munster e Treviso só têm o que comemorar

Depois de vencer o clássico escocês em casa, o Edinburgh visitou nesse sábado o rival Glasgow e impôs nova dolorosa derrota ao oponente que vê sua liderança ameaçada. Primeira vitória fora de casa do Edinburgh na competição, 16 x 08, com o título da 1872 Cup sendo conquistado com um try aos 49′ de McInally. Os visitantes foram mais competentes na defesa e na disciplina, somaram penais pelos pés de Van der Walt e só permitiram o try da reação tardia dos Warriors aos 77”, quando George Horne cruzou o in-goal, mas sem tempo de uma virada.

Já na Irlanda, Munster e Leinster fizeram o maior clássico do país, em Limerick, com o Munster premiando sua torcida com um 26 x 17. Foi um jogaço como sempre, com os dois clubes correndo quase a mesma quantidade de metros. O Munster perdeu mais tackles no jogo, mas foi mais decisivo com a bola em mãos e abriu o placar com try de Cloete aos 13′. O Leinster só conseguiu cruzar o in-goal aos 47′ com Tracy, mas Carbery puniu a indisciplina do Leinster com penais certeiros que mantiveram a frente para o Munster até o try decisivo de Keith Earls aos 71′. No fim Deegan fez try para os visitantes, mas sem tempo para a reação. Festa em Limerick.

Connacht e Ulster duelaram no outro dérbi irlandês da vez e o Ulster perdeu a chance de encostar no Leinster, sendo derrotado por 21 x 12. Delahunt, Aki e Blade cravaram os tries do Connacht.

Na Itália, o sábado foi de dérbi nacional, com o Benetton Treviso derrotando pela segunda vez seguida o Zebre. 28 x 10, elevando o Treviso à zona de classificação ao mata-mata, provando o grande momento do time alviverde do Vêneto. Bigi, Ruzza e Lamaro cravaram os tries do triunfo.

Em Gales, o Scarlets, campeão de 2017, vai vivendo em crise, com derrota complicada em casa no dérbi contra o ascendente Cardiff Blues. 34 x 05 implacáveis, com Lloyd Williams marcando o primeiro try logo no começo e Ray Lee-lo brilhando com 2 tries decisivos no segundo tempo. Anscombe ainda marcou o último try aos 78′, assegurando o precioso bônus aos Blues.

Por fim, o melhor time galês do momento, o Ospreys, também perdeu, escorregando para o 4ª lugar da Conferência A ao ser derrota fora de casa pelo Dragons no outro dérbi galês. Jogo emocionante encerrado em 23 x 22 para o time de Newport, graças a tries de Jared Rosser (uma pintura) e Elliot Dee. Tipuric, aos 66′, marcou o try da virada dos Ospreys, mas Toovey chutou o penal da vitória dos Dragons aos 73′.

 

Guinness PRO14 – 2018-19 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Dragons 23 x 22 Ospreys

Scarlets 05 x 34 Cardiff Blues

Munster 26 x 17 Leinster

Glasgow Warriors 08 x 16 Edinburgh

Benetton Treviso 28 x 10 Zebre

Connacht 21 x 12 Ulster

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
Glasgow WarriorsGlasgow WarriorsEscóciaGlasgow2181
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork2177
connachtConnachtIrlandaGalway2161
OspreysGalesSwansea2158
Cardiff BluesCardiff BluesGalesCardiff2154
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein2146
ZebreItáliaParma2119
Conferência B
LeinsterLeinsterIrlandaDublin2176
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast2163
Benetton TrevisoItáliaTreviso2157
ScarletsGalesLlanelli2152
EdinburghEscóciaEdimburgo2151
DragonsGalesNewport2126
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth2122
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;