ARTIGO COM VÍDEOS -O Guinness PRO14 respirou clássicos neste fim de semana, com Irlanda e Gales parando para jogos de grande rivalidade.

Em Gales, os tempos mudaram e os campeões Scarlets venceram o arquirrival e time mais vitorioso do país Ospreys, que agora ocupa a amarga e atípica lanterna de seu grupo. O jogo foi em Swansea, casa dos Ospreys, e os Scarlets comemoraram um 19 x 18. Os donos da casa não fizeram tries, valendo-se dos pés de Dan Biggar, enquanto os Scarlets correram para 3 tries, 2 de Gareth Davies e o decisivo, aos 66′, de Samson Lee. Já o Cardiff Blues tirou o pé da lama derrotando em casa o Dragons no outro dérbi galês, 43 x 29, em uma chuva de tries, com 6 para o lado dos Blues, 4 do lado dos Dragons e virada no placar a favor de Cardiff.

 

PRO14 ganha adição a seu regulamento

- Continua depois da publicidade -

A organização do PRO14 confirmou ainda uma alteração no regulamento. Agora, os quartos colocados de cada grupo se enfrentarão em uma repescagem que valerá a 7ª vaga da liga na Copa Europeia, a Champions Cup. Os 3 primeiros colocados de cada grupo seguem também garantindo suas vagas europeias e avançando ao mata-mata do PRO14, porém os times sul-africanos não poderão disputas a Copa Europeia. Assim, se um time sul-africano acabar em uma posição que valha vaga na Copa Europeia, o próximo time de seu grupo na classificação herdará a vaga.

Na Irlanda, o maior clássico do PRO14 teve lugar, com o Leinster recebendo o Munster no Aviva Stadium lotado. E os azuis de Dublin falaram mais alto, vencendo por 23 x 17. O Munster começou melhor com Keith Earls fazendo o primeiro try que, no entanto, foi anulado. Depois, o Leinster abriu frente com 2 tries de Rory O’Loughlin no primeiro tempo, contra um brilhante de Keatley para o Munster. Isso obrigou no segundo tempo o time vermelho a tirar a diferença. Keth Earls correu para 2 tries no segundo tempo, mas sem margem para a reação final. Enquanto isso, o Ulster voltou à vitória fazendo 16 x 08 sobre o Connacht, com atuação de gala de Jacob Stockdale.

Enquanto o Scarlets lidera o Grupo B, o Grupo A tem os escoceses do Glasgow Warriors na ponta, graças a uma dura vitória na África do Sul sobre os Cheetahs. 29 x 26, que teve os sul-africanos largando em vantagem no primeiro tempo com tries de Petersen e Specman. Mas, no segundo tempo, os Warriors viraram, com tries de Gibbins, Pyrgos e Harley, aos 76′, virando o placar no apagar das luzes.

Os italianos seguem sorrindo. O Benetton Treviso derrotou em casa o Kings por folgados 31 x 03, mantendo o outro time sul-africano como o pior da liga e único que ainda não venceu. A vitória foi bonificada, com 2 tries de Esposito (em grande fase) e outros de Barbini e Traore, no lance final. Já o Zebre não venceu, mas pontuou, levando muito trabalho ao Edinburgh fora de casa. Vitória dos escoceses por apenas 16 x 15. Foram 2 tries a 1 para os italianos, mas os escoceses prevaleceram com os pés de Duncan Weir, que chutou o penal da vitória aos 69′.

 

Eccellenza com 3 invictosPor Giorgio Vuerich

O Campeonato Italiano tem 3 invictos após 3 rodadas. Calvisano venceu o Fiamme Oor, o Viadana bateu Moglano e o Petrarca Padova superou o agora lanterna Reggio. O destaque foi o clássico vêneto que acabou com o Rovigo sucumbindo diante do San Donà.

 

Guinness PRO14 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Treviso 31 x 03 Kings

Ospreys 18 x 19 Scarlets

Leinster 23 x 17 Munster

Cheetahs 26 x 29 Glasgow Warriors

Ulster 16 x 08 Connacht

Edinburgh 16 x 15 Zebre

Cardiff Blues 43 x 29 Dragons

ClubePaísCidadeJogosPontos
Grupo A
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow838
MunsterIrlandaLimerick/Cork826
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein820
ConnachtIrlandaGalway816
Cardiff BluesGalesCardiff815
ZebreItáliaParma812
OspreysGalesSwansea811
Grupo B
ScarletsGalesLlanelli834
UlsterIrlandaBelfast828
LeinsterIrlandaDublin827
EdinburghEscóciaEdimburgo823
Benetton TrevisoItáliaTreviso814
DragonsGalesNewport810
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth802
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;

 

eccellenza logo novo

Eccellenza – Campeonato Italiano

Fiamme Oro 15 x 43 Calvisano

San Donà 24 x 17 Rovigo

Viadana 25 x 10 Mogliano

I Medicei 31 x 21 Lazio

Petrarca Padova 55 x 16 Reggio

ClubeCidadeJogosPontos
CalvisanoCalvisano729
RovigoRovigo727
Petrarca Padova726
ViadanaViadana720
Fiamme OroRoma719
San DonàSan Donà718
I MediceiFlorença717
LazioRoma76
ReggioReggio Emilia75
MoglianoMogliano74
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;

*Não haverá rebaixamento, pois o Eccellenza será expandido para 12 clubes em 2018-19

 

Foto: Scarlets x Ospreys – ©INPHO/Ashley Crowden