Tempo de leitura: 2 minutos

O desempenho ruim da Itália no Six Nations vem gerando muito descontentamento no mundo do rugby e os clamores para que a competição passe a ter um sistema de rebaixamento e promoção vem aumentando, o que alavancaria seleções como Geórgia e Romênia a curto prazo, melhores dentro das competições da Rugby Europe.

 

Mas, quais os empecilhos? Por que o Six Nations não têm rebaixamento? A resposta é simples: o Six Nations é uma liga que não tem vinculação com a Rugby Europe (a federação europeia). O Six Nations é organizado e pertence justamente às seis nações envolvidas (Inglaterra, Gales, Escócia, Irlanda, França e Itália, sócios na organização). A Rugby Europe é responsável apenas pelas demais competições, isto é, o Rugby Europe Championship (chamado informalmente de “Six Nations B”), o Rugby Europe Trophy (“Six Nations C”) e a Rugby Europe Conference (divisões abaixo do Trophy). Qualquer mudança no torneio passa pela aprovação de seus sócios, o que torna muito improvável que qualquer uma das seis nações aprove a possibilidade de ser excluída da competição.

- Continua depois da publicidade -

 

Os números da Itália são desapontadores à primeira vista desde sua entrada no Six Nations em 2000. Os italianos terminaram em último lugar no torneio 11 vezes em 17 torneios até aqui, colecionando 12 vitórias, 1 empate e 72 derrotas. Porém, os Azzurri têm em seu currículo vitórias sobre todos os demais participantes, exceto sobre a Inglaterra, algo que a Geórgia, por exemplo, não tem. Os georgianos, claro, ressalvam que têm poucas oportunidades de enfrentarem os melhores do continente.

 

Nos últimos dias, a ideia da criação de um playoff de rebaixamento e promoção entre o Six Nations e o Rugby Europe Championship foi levantada pela imprensa e rechaçada pela organização do Six Nations. O presidente da Federação de Rugby da Geórgia confirmou que pretende lançar candidatura em breve para os Lelos serem admitidos no torneio ou para que haja um playoff. Porém, duas notícias vindas da Itália nessa quinta-feira animaram as possibilidades para o futuro. O presidente da Federação Italiana de Rugby, Alfredo Gavazzi, deixou em aberto em entrevista para a imprensa que apoiaria o movimento de expansão do Six Nations. Depois, o jornal Corriere dello Sport publicou que a Itália negocia a realização finalmente de um amistoso contra a Geórgia, em novembro de 2018. A única vez na história que os dois países se enfrentaram foi em amistoso em 2003, antes da Copa do Mundo, com vitória italiana por 31 x 22.

 

Mais capítulos virão.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu Ainda duvido que a Itália enfrente a Geórgia fora de uma copa do mundo e mesmo admitindo um jogo extremante difícil, eu torço para que Itália e Geórgia caiam no mesmo grupo da copa do mundo de 19. Preferia enfrentar a Itália pelo 3 lugar do grupo do que um dos Tunes do Pacífico por dois motivos. 1. Seria menos difícil. 2. Ter a chance de obrigar os italianos a jogar o qualify e ver o que o 6N e o world rugby iria arrumar para garantir os italianos em 23.
    Nada particularmente contra o rugby daquele país, mas é óbvio que o rugby italiano não evoluiu nos últimos 17 anos como se esperava.

  2. Eu Ainda duvido que a Itália enfrente a Geórgia fora de uma copa do mundo e mesmo admitindo um jogo extremante difícil, eu torço para que Itália e Geórgia caiam no mesmo grupo da copa do mundo de 19. Preferia enfrentar a Itália pelo 3 lugar do grupo do que um dos Tunes do Pacífico por dois motivos. 1. Seria menos difícil. 2. Ter a chance de obrigar os italianos a jogar o qualify e ver o que o 6N e o world rugby iria arrumar para garantir os italianos em 23.
    Nada particularmente contra o rugby daquele país, mas é óbvio que o rugby italiano não evoluiu nos últimos 17 anos como se esperava.