Tempo de leitura: 3 minutos

A Challenge Cup, a segunda copa europeia, conheceu seus confrontos de quartas de final nesse fim de semana, com o encerramento de sua fase de grupos. Seguem na busca pelo caneco três clubes franceses – La Rochelle, Brive e Stade Français -, dois ingleses – Bath e Gloucester -, dois galeses – Ospreys e Cardiff – e um escocês – Edinburgh.

 

Porém, apesar de serem maioria no mata-mata, nenhum francês jogará em casa nas quartas de final. Bath, Gloucester, Ospreys e Edinburgh asseguraram o mando de jogo, como os melhores primeiros colocados, ao passo que o Brive, pior primeiro, terá que viajar nas quartas. Como na Challenge Cup avançam somente os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados, exatamente como na Champions Cup, Dragons e Lyon lamentaram suas eliminações, mesmo sendo vices em suas chaves.

- Continua depois da publicidade -

 

O que era esperado se confirmou

A Challenge Cup chegou à última rodada com dois times já classificados: Gloucester, no Grupo 1, e Ospreys, no Grupo 2. Ambos confirmaram seus bons momentos no torneio, com os ingleses fazendo 64 x 19 para cima do Bayonne e os galeses derrotando o Newcastle por 26 x 21, fora de casa. Com o resultado, o Ospreys acabou a primeira fase com 30 pontos ganhos em 30 possíveis.

 

No Grupo 1, o La Rochelle precisava apenas vencer para confirmar sua vaga e cumpriu com seu dever, aplicando 31 x 08 sobre o Benetton Treviso. O triunfo, no entanto, não deu o primeiro lugar aos franceses, já que o Gloucester também venceu.

 

Já no Grupo 4, Bath e Cardiff Blues também confirmaram suas classificações. Ambos entraram em campo apenas precisando da vitória e não tiveram problemas. O Bath fez 69 x 10 sobre o Pau e confirmou seu primeiro lugar, ao passo que os Blues fez 37 x 21 sobre o Bristol, em duelo mais apertado. O Bristol vendeu caro a derrota, indo ao intervalo perdendo por somente 15 x 14. Apenas na segunda etapa, com dois tries seguidos do fullback Matthew Morgan, Cardiff se impôs.

 

Brive se impõe e Stade Français dribla polêmica para ir às quartas

Pelo Grupo 3, Brive e Dragons mediram forças no duelo decisivo pelo primeiro lugar da chave. Jogando em casa, o Brive prevaleceu. O primeiro tempo foi de alto nível, com os franceses fazendo três tries, com o pilar georgiano Bekoshvili, o ponta americano Ngwenya (lembra dele?) e o outro pilar Lavergne, mas os galeses se mantiveram no páreo com os tries do scrum-half Knoyles e do também scrum-half sul-africano Sarel Pretorius, que entrou no lugar de Knoyles e já fez seu try. Pretorius começou com tudo o segundo tempo fazendo o terceiro try dos Dragons, mas Bekoshvili, aos 64′, caiu para o quarto try do Brive, crucial na partida. E, aos 69′, o também primeira linha Toetu fez o try da vitória francesa, provando a força de seu pack. 36 x 19 e classificação garantida.

 

Por fim, pelo Grupo 5, o Edinburgh, da Escócia, confirmou sua classificação em primeiro lugar logo na sexta-feira, vencendo em casa os romenos do Timisoara, 49 x 03, em sua nova casa, o estádio de Myreside. A última vaga nas quartas de final ficou para ser decidida no domingo, em Paris, entre Stade Français e Harlequins (que têm história no torneio, tendo se enfrentado na final em 2011, quando os Quins foram campeões pela última vez).

 

O duelo tão aguardado, no entanto, começou com polêmica e um toque de ironia. Na semana passada, o time de Paris venceu o Timisoara por W. O. por conta do congelamento do gramado do clube romeno. A ironia veio com o congelamento de parte do gramado do Stade Français neste domingo, o que levou ao adiamento por 90 minutos do início do jogo, com os dois clubes aguardando que a situação se resolvesse. Em campo, o Stade Français prevaleceu, com Vuidarvuwalu e Arias correndo para dois tries em questão de 20 minutos. Luamanu ainda reduziu para os ingleses antes do intervalo, levando o jogo aos vestiários em 17 x 05 para os franceses. Aos 51′, Burden fez o try que deu mais conforto aos mandantes, mas os londrinos ainda esboçaram a reação com tries de Yarde e Chisholm, mas sem sucesso. 27 x 17, números finais.

 

challenge cup eprc

EPCR Challenge Cup – Copa Desafio Europeu – 2ª copa europeia

Edinburgh 49 x 03 Timisoara Saracens

Worcester Warriors 57 x 14 Enisei

Brive 36 x 19 Dragons

Bath 69 x 10 Pau

Cardiff Blues 37 x 21 Bristol

Newcastle Falcons 21 x 26 Ospreys

Lyon 57 x 13 Grenoble

Gloucester 64 x 19 Bayonne

La Rochelle 31 x 08 Treviso

Stade Français 27 x 17 Harlequins

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
GloucesterInglaterra625
La RochelleFrança624
Benetton TrevisoItália608
BayonneFrança601
Grupo 2
OspreysGales630
LyonFrança616
Newcastle FalconsInglaterra612
GrenobleFrança605
Grupo 3
BriveFrança623
DragonsGales614
Worcester WarriorsInglaterra613
EniseiRússia609
Grupo 4
BathInglaterra623
Cardiff BluesGales622
BristolInglaterra610
PauFrança602
Grupo 5
EdinburghEscócia624
Stade FrançaisFrança620
HarlequinsInglaterra618
Timisoara SaracensRomênia600
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Quartas de final

Entre 30/03 e 02/04

Ospreys (Gales) x Stade Français (França)

Bath (Inglaterra) x Brive (França)

Edinburgh (Escócia) x La Rochelle (França)

Gloucester (Inglaterra) x Cardiff Blues (Gales)

 

Foto: Stade Français x Harlequins – Inpho/Ryan Byrne