Rabbitohs e Roosters se levantam na NRL

ARTIGO COM VÍDEOS – A NRL, o Campeonato Australiano de Rugby League, voltou após um fim de semana de interrupção e tem agora um líder isolado: o Brisbane Broncos, que somou mais um triunfo e se aproveitou da derrota do Dragons no clássico de Sydney com o Rabbitohs. Aliás, os atuais campeões aproveitaram a pausa e já começam a reagir na competição, assim como o Sydney Roosters, que reencontrou o caminho das vitórias.

 

Jogando em casa, o Broncos abriu a rodada com uma magra, mas crucial vitória sobre o Penrith Panthers. 8 x 5, em jogo de poucas emoções que chegou aos minutos derradeiros com apenas um try aos 35′, de Kahu, para Brisbane, e dois penais para os Panthers, de Moylan. O mesmo Moylan parecia dar a vitória aos Panthers com um drop goals aos 74′, para fazer 5 x 4 para os visitantes, mas, no último lance, Oates cruzou o in-goal e fez o try da vitória dos Broncos.

 

No mesmo dia, na abertura de sexta, o Sydney Roosters quebrou o jejum de quatro rodadas sem vitórias derrotando o Wests Tigers, em dérbi de Sydney. Os Wests Tigers vinham bem na competição com uma das melhores defesas, mas não foram páreo para a força dos Roosters, que dominaram as ações e venceram por 36 x 4, com seis tries e grande atuação de Daniel Tupou, com hat-trick.

 

O South Sydney Rabbitohs, por sua vez, entrou de novo na briga da parte de cima da tabela derrotando o então líder St. George Illawarra Dragons, no superclássico de Sydney, entre os dois maiores campeões da liga. Apesar da grande atuação de Josh Dugan e do fato de ter a melhor defesa do campeonato, o Dragons não segurou a força do atual campeão. Widdop deixou os Dragons em vantagem com o primeiro try do jogo, aos 18′, o jovem ponta Aaron Gray  colocou os Souths na frente com dois tries, aos 32′. Nightingale, aos 38′, respondeu com try depois de lindo passe de Benji Marshall, para levar os Dragons ao intervalo em vantagem. Porém, Gray devolveu a frente aos Rabbitohs com seu segundo try, aos 46′, e Alex Johnstone, aos 57′, abriu vantagem para os Coelhos que não seria mais superadas pelos Dragões. 16 x 10.

 

Muito bem na competição também estão Melbourne Storm e North Queensland Cowboys. O Storm conquistou uma boa vitória fora de casa sobre o Parramatta Eels, que vai caindo pela tabela. 28 x 10, com dois tries de Billy Slater, recuperando a forma a tempo do State of Origin. Já o Cowboys superou o Canterbury Bulldogs, que passa por instabilidade. 23 x 16, com dois tries de Morgan e grandes atuações de Thurston e Coote.

 

Vitórias importantes para Raiders e Warriors também. A grande surpresa da temporada é o Canberra Raiders, que surpreendentemente entrou na briga pela ponta da tabela. O time verde assumiu o quinto lugar da NRL ao atropelar o Gold Coast Titans por 56 x 16, com direito a nada menos que 10 tries. Já o New Zealand Warriors assumiu o oitavo lugar, entrando na zona de classificação ao mata-mata, ao derrotar fora de casa o Cronulla Sharks, 20 x 16, em final emocionante. Os neozelandeses se puseram em vantagem apenas aos 72′ com try de Kata, mas os Sharks voltaram a frente com try de Andrew Fifita aos 75′. E, aos 78′, Shaun Johnson fez a mágica e deu a vitória aos Warriors com o último try do jogo.

 

Por fim, o lanterna Manly Sea Eagles começou a reagir e conquistou mais uma vitória, igualando-se em pontos ao penúltimo colocado Eels e o antepenúltimo Sharks. Os Sea Eagles fizeram 30 x 10 para cima do Newcastle Knights, que perdeu o rumo, e voltou a ver seus principais nomes fazendo boa apresentação. Destaque para os dois tries de Brett Stewart.

 

Wigan pula para a vice-liderança da Super League

Na Inglaterra, a rodada foi toda favorável ao Wigan Warriors, que assumiu a vice-liderança da liga ao vencer o Castleford Tigers com facilidade. O maior campeão inglês se beneficiou das derrotas do líder Leeds Rhinos para o Widnes Vikings e do St. Helens Saints diante do Catalan Dragons.

 

Toulouse Olympique é campeão francês

O sábado foi também de final na França, com o semi-profissional Élite 1 chegando ao fim. E a taça na grande decisão ficou com o Toulouse Olympique, que derrotou o maior campeão do país, o Carcassonne, por 20 x 12. O Toulouse Olympique fortaleceu, assim, suas ambições de conseguir um lugar na Super League inglesa e seguir os passos do Catalan Dragons (equipe fundada pela fusão do XIII Catalan com o St. Estèves), única equipe francesa que atua na Super League. Já o Carcassonne também tem seu projeto de chegar à Super League com uma possível união com os tradicionais Lézignan e Limoux, a fim de formar o Aude Cathars, equipe que já disputou um amistoso neste ano.

 

NRL logo novo da liga copy copy

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Brisbane Broncos 8 x 5 Penrith Panthers, em Brisbane

Sydney Roosters 36 x 4 Wests Tigers, em Sydney

Canberra Raiders 56 x 16 Gold Coast Titans, em Canberra

Cronulla Sharks 16 x 20 New Zealand Warriors, em Sydney

North Queensland Cowboys 23 x 16 Canterbury Bulldogs, em Townsville

Manly Sea Eagles 30 x 10 Newcastle Knights, em Sydney

Paramatta Eels 10 x 28 Melbourne Storm, em Sydney

South Sydney Rabbitohs 16 x 10 St. George Illawarra Dragons, em Sydney

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Sydney Roosters Sydney 24 38
Brisbane Broncos Brisbane 24 38
North Queensland Cowboys Townsville 24 36
Melbourne Storm Melbourne 24 30
Canterbury-Bankstown Bulldogs Sydney 24 30
Cronulla-Sutherland Sharks Sydney 24 32
South Sydney Rabbitohs Sydney 24 30
St. George Illawarra Dragons Wollongong e Sydney 24 26
Manly-Warringah Sea Eagles Sydney 24 24
Canberra Raiders Canberra 24 22
Penrith Panthers Sydney 24 20
Parramatta Eels Sydney 24 22
New Zealand Warriors Auckland (Nova Zelândia) 24 22
Gold Coast Titans Gold Coast 24 22
Wests Tigers Sydney 24 20
Newcastle Knights Newcastle 24 20

 

super league logo 2015

Super League XX – Campeonato Inglês de Rugby League

Hull Kingston Rovers 54 x 6 Wakefield Wildcats, em Hull

Wigan Warriors 28 x 0 Castleford Tigers, em Wigan

Salford Red Devils 0 x 19 Huddersfield Giants, em Salford

Catalans Dragons 33 x 26 St. Helens Saints, em Perpignan

Warrington Wolves 26 x 27 Hull FC, em Warrington

Widnes Vikings 38 x 24 Leeds Rhinos, em Widnes

 

Clubes Cidade Jogos Pontos
Super 8
Leeds Rhinos Leeds 30 41
Wigan Warriors Wigan 30 41
Huddersfield Giants Huddersfield 30 38
St. Helens Saints St. Helens 30 38
Castleford Tigers Castleford 30 32
Warrington Wolves Warrington 30 30
Catalans Dragons Perpignan (França) 30 28
Hull FC Kingston-upon-Hull 30 24
The Qualifiers
Hull Kingston Rovers Kingston-upon-Hull 07 14
Widnes Vikings Widnes 07 10
Salford Red Devils Salford 07 10
Wakefield Trinity Wildcats Wakefield 07 06
Bradford Bulls Bradford 07 06
Halifax RLFC Halifax 07 04
Sheffield Eagles Sheffield 07 04
Leigh Centurions Leigh 07 02

 

Elite 1 – Campeonato Francês de Rugby League

Final

Carcassonne 12 x 20 Toulouse Olympique, em Colomiers

 

Lista de campeões

1 – Carcassonne – 11 titulos

Catalan XIII (hoje Catalan Dragons, da Super League) – 11 títulos

3 – Villeneuve – 9 títulos

4 – Lézignan – 7 títulos

5 – St. Estèves (hoje Catalan Dragons, da Super League) – 6 títulos

Toulouse Olympique – 6 títulos

7 – Albi XIII – 5 títulos

8 – St. Gaudens – 4 títulos

Roanne – 4 títulos

Pia – 4 títulos

 

Vídeos

Élite 1

 

NRL







 

Super League





Comentários