Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A chuva caiu sobre quase toda a França nesse fim de semana e contribuiu para uma das deixar os jogos do Top 14 ainda mais emocionantes. A rodada foi negra para os parisienses, com Racing (2º) e Stade Français (11º) sendo batidos em casa por Castres (7º) e Grenoble (9º) respectivamente. Melhor para o Toulon (1º), que atropelou em seus domínios o Brive (8º) para assumir a liderança e ainda viu Toulouse (5º) ser derrotado em casa pelo Montpellier (6º). O Clermont (3º), depois de três derrotas, voltou a vencer em casa superando o lanterna Oyonnax (14º), enquanto o Bordeaux (4º) conquistou uma importante vitória na estrada ao bater o Pau (12º), consolidando-se entre os melhores. Na parte de baixo da tabela, o Agen (13º) ganhou um novo fôlego batendo em casa o La Rochelle (10º).

 

Toulon domina clima para assumir a liderança

- Continua depois da publicidade -

Os fãs do Brive poderiam pensar que a chuva torrencial que caia em Toulon prejudicaria o jogo técnico dos donos da casa, dando aos visitantes a chance de uma vitória histórica. Os bicampeões da Europa, porém mostraram que é preciso muito mais para prejudicar seu rugby, vencendo por 44 a 15, marcando seis tries. Em meio ao dilúvio que se abatia na Provence o Toulon abriu o placar em um penal try, com os pontas Josua Tuisova e Drew Mitchell, o fullback Delon Armitage, o abertura Tom Taylor e o segunda linha Romain Taofifénua pondo a bola no chão. O Brive anotaria com o ponta Benito Masilevu e o hooker François Da Ros. Com o resultado o Toulon assume a liderança da competição, beneficiado pelo tropeço dos rivais, o time agora viaja para enfrentar o La Rochelle, que costuma jogar bem em casa. A derrota atrapalha os planos do Brive, que vê os adversários na luta pela classificação se distanciando, a equipe volta para casa enfrentar o Toulouse.

 

Montpellier vence duelo épico

As partidas entre Toulouse e Montpellier costumam ser espetaculares e essa não foi exceção. Os occitanos eram a ultima equipe invicta em casa da competição e acabaram sendo derrotados por 31 a 29 em uma partida épica, com o Toulouse anotando o ultimo try do jogo oito minutos depois do apito da sirene, com o abertura Jean-Marc Doussain desperdiçando a conversão que daria o empate aos donos da casa. Nesse partida maluca, em meio a chuva forte, anotaram para os donos da casa o ponta Paul Perez, o fullback Luke Macllister e o centro reserva Timoci Matanavou. Responderam para os visitantes o ponta Timoci Nagusa (duas vezes) e o segunda linha Paul Willemse. Com a derrota o Toulouse deixa o Toulon se isolar na liderança o time agora viaja para enfrentar o Brive com a obrigação de fazer um bom jogo. O Montpellier continua com a sina de alternar grandes jogos com desempenhos pífios, na próxima rodada o time recebe o Castres precisando de uma vitória para consolidar o bom momento.

 

Racing tropeça em casa

No topo da tabela e a seis jogos sem perder, o Racing recebeu o Castres e acabou surpreendido pela equipe do interior, sendo derrotado por 13 a 9, cedendo a liderança do campeonato para o Toulon. O time da cidade luz teve um dia para se esquecer, realizando um jogo coletivamente e individualmente ruim. O Castres por outro lado fez uma excelente partida se aproveitando de um try do ponta Julien Caminati para sair de Paris com um vitória fundamental. O Racing não pode desaminar continuando em casa para enfrentar o frágil Agen, em um jogo onde o ponto bônus ofensivo é o mínimo que os parisienses tem de conseguir. O Castres continua na estrada, enfrentado agora o Montpellier.

 

Bordeaux se firma entre os líderes

A equipe da terra dos vinhos, que possui a maior média de público do rugby mundial, vem evoluindo ano a ano, com boas chances de chegar as finais essa temporada. A equipe viajou até Pau aonde conseguiu uma importante vitória, por 15 a 3 diante da Section Paloise, se firmando de vez entre os primeiros colocados. O rugby, porém, deixou a desejar, com ambas as equipes sendo prejudicas pela chuva, cometendo muitos penais e erros de handling, que levou a um jogo muito truncado e sem tries. O Pau continua em casa para enfrentar o Stade Français enquanto o Bordeaux volta para sua torcida, que vai lotar o estádio para a partida diante do fraco Oyonnax.

 

Stade Français decepciona em casa

Se o rugby apresentado esse ano pelo Stade Français com todas as suas estrelas em campo deixa a desejar, com o time desfalcado se torna um completo desastre. Os parisienses entraram em campo privados de seus principais jogadores, que disputam o Six Nations, e foram atropelados pelo Grenoble, por 33 a 18. Os alpinos dominaram em todos os setores principalmente nos forwards e nas disputas de ruck, entrando no in-goal quatro vezes, com segundo centro Chris Farrell, o hooker Arnaud Héguy (duas vezes) e o asa reserva Rory Grice. Mesmo em uma noite pouco inspirada o SF anotou duas vezes, com o ponta Julien Arias e o hooker Laurent Panis. O resultado praticamente acaba com as chances de classificação da equipe para as finais, que continua na parte de baixo da tabela e desconfortavelmente próxima da zona de rebaixamento, a equipe agora viaja para enfrentar o Section Paloise. Uma vitória em Paris é sempre muito festejada pelas equipes do interior, no caso do Grenoble o resultado mantém o time no meio da tabela, com chances de classificação, a equipe volta para casa enfrentar o Grenoble.

 

Clermont põe fim a seca e volta vencer em casa

Depois de três derrotas seguida em casa, algo impensável para o time que detém o recorde mundial de vitória seguidas em casa, o Clermont finalmente voltou a vencer em seus domínios, batendo o agora lanterna Oyonnax por 44 a16. O jogo teve o domínio total dos donos da casa, fizeram tries para os amarelos o centro Wesley Fofana, o asa Noa Seru Nakaitaci, o fullback Isaia Toeava e o asa Alexandre Lapandry. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo asa Valentin Ursache. A vitória restaura a confiança da torcida e da equipe, que agora viaja para enfrentar o Grenoble. A segunda divisão parece cada vez mais próxima para o Oyonnax que continua na estrada, enfrentando na próxima rodada o Bordeaux.

 

Agen vence terceira na temporada

Enquanto a vida a esperança, a torcida do pequeno Agen, que muitos já dão como rebaixado lotou o estádio para apoiar sua equipe, que brindou seus torcedores com uma vitória por 31 a 27 sobre o La Rochelle, a terceira da equipe na competição. Em uma partida completamente maluca os visitantes abriram rapidamente 17 a 0 em um começo de jogo horrível dos donos da casa, o time porém não desaminou e buscou a virada, quase colocando tudo a perder no ultimo minuto quando o time do atlântico esteve muito perto do try e de virar a partida novamente. Anotaram para os donos da casa o pilar Bernard N’Nomo, o segundo centro Johann Sadie e o ponta George Tilsley (duas vezes), do lado dos atlânticos colocaram a bola no chão o segunda linha Romain Sazy e o oitavo Kévin Gourdon. Apesar da vitória a situação do Agen continua desesperadora, o time agora viaja para Paris enfrentar o Racing. A derrota não deixa de ser decepcionante para o La Rochelle, que volta para casa enfrentar o Toulon.

 

Lyon bate Aurillac e é cada vez mais líder da segundona

Na Pro D2, o Lyon encerrou a 20ª rodada da competição – 2/3 já completados – somando nada menos que 18 pontos a mais que o segundo colocado, o Bayonne. Nesta semana, os Lobos alargaram a vantagem ao vencerem o quarto colocado Aurillac por 38 x 3, sem problemas, enquanto o Bayonne não foi capaz de passar com bônus pelo Colomiers, fazendo apenas 16 x 15. Destaques também para as vitórias do Perpignan sobre o Carcassonne e do Biarritz contra o terceiro colocado Béziers fora de casa por 26 x 25, dando vida aos gigantes catalães e bascos.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Toulon 44 x 15 Brive

Stade Français 18 x 33 Grenoble

Agen 31 x 27 La Rochelle

Clermont 44 x 16 Oyonnax

Pau 3 x 15 Bordeaux

Racing 9 x 13 Castres

Toulouse 29 x 31 Montpellier

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Lyon 38 x 3 Aurillac

Albi 37 x 36 Tarbes

Béziers 25 x 26 Biarritz

Mont de Marsan 26 x 15 Bourgoin

Provence 23 x 29 Dax

Narbonne 26 x 24 Montauban

Perpignan 40 x 14 Carcassonne

Bayonne 16 x 15 Colomiers

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Foto: Toulon x Brive – Icon Sports