Racing detona Toulon na reprise da final europeia e sobe no Top 14

ARTIGO COM VÍDEOS – Mais uma rodada emocionante do Top 14, o Campeonato Francês, com direito a superclássico nacional entre os milionários Racing (5º) e Toulon (8º), que teve uma vitória maiúscula dos parisienses por 41 x 30. A competição tem um novo líder com o Clermont (1º) massacrando em casa o Bordeaux (12º) e se beneficiando da derrota do La Rochelle (2º), que fora de casa perdeu a invencibilidade diante do surpreendente Brive (4º). Entre eles o Montpellier continua sua ascensão batendo o Bayonne (13º) no País Basco. Já o Castres (6º), jogando em casa, massacrou o fraquíssimo Grenoble (14º). Na parte de baixo, Stade Français (7º) e Toulouse (11º) seguem decepcionando sendo batidos fora de casa por Pau (10º) e Lyon (9º), respectivamente.

 

Racing gigante

O campeão francês engrenou. 100% fisicamente e com todos os seus jogadores em campo o Racing mostrou que deve dominar esse ano novamente, batendo o Toulon em Paris por 41 a 30. Jogando um rugby rápido e quase perfeito o time da cidade luz envolveu completamente os visitantes, para delírio da torcida, principalmente graças à atuação do ponta Juan Inhoff, que anotou três tries, acompanhado do centro Casey Lualala (duas vezes) e do asa Wenceslas Lauret. O Toulon fez uma boa apresentação, mas não foi capaz de acompanhar o ritmo dos donos da casa, mesmo assim entrou o in-goal com scrum-half Jonathan Pélissié, o centro reserva Anthony Belleau e um penal try. Recuperado no campeonato o Racing viaja para medir forças com o Castres. O Toulon tenta a sorte em casa diante do Clermont.

 

Clermont líder e invicto

Com a derrota do La Rochelle, o Clermont reina absoluto como último invicto, batendo em casa, sem dificuldades o Bordeaux por 40 a 16. Superior em todos os aspectos os amarelos anotaram cinco tries, para conquistar o ponto bônus, com o centro Remi Lamerat, o segunda linha Paul Jedrasiak, o ponta David Strettle (duas vezes)  e o hooker reserva John Ulugia. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta Metuisela Talebula.

 

Líder isolado da competição o Clermont tem um grande desafio, quando viaja para enfrentar o Toulon. O Bordeaux cai de rendimento e se aproxima da zona de rebaixamento recebendo o Lyon.

 

Lyon derruba um gigante

Mais uma vez a temporada não começa bem para o Toulouse, que viajou até a segunda maior cidade da França e acabou derrotado por 25 a 20 diante do frágil Lyon, que com a vitória deixa a zona de rebaixamento. Os maiores campeões franceses continuam pecando na indisciplina cedendo muitos penais, recebendo três amarelos e permitindo que os donos da casa saíssem com a vitória mesmo anotando apenas um try, do ponta Napolioni Nalaga contra dois dos occitanos, ambos do ponta Paul Perez.

 

O Lyon respira no campeonato, e mostra algumas qualidades, a equipe agora tem a dura missão de bater fora de casa o Bordeaux, que não faz um bom inicio de torneio e precisa da vitória. O ponto bônus não consola a torcida do Toulouse, que vê mais uma vez a equipe na parte de baixo da tabela, o time recebe o Stade Français.

 

Montpellier consolida boa fase

Depois de um começo ruim de competição o Montpellier parece ter encontrado o caminho, batendo Bayonne no País Basco, por 21 a 9 conquistando a terceira vitória seguida. Para os visitantes o lema tem sido vencer feio, jogando um jogo sem tries, mas  pragmático e com muita dedicação defensiva.

 

O Montpellier volta para casa tendo a dura missão de bater o Brive. O Bayonne acaba a rodada no zona de rebaixamento e agora viaja para a costa atlântica enfrentar o La Rochelle.

 

Castres afunda Grenoble

Jogando em casa o Castres não teve dificuldades para vencer o Grenoble por 46 a 9. Em ritmo de treino os mandantes dominaram em todos os aspectos do jogo entrando no in-goal com o scrum-half Rory Kockott, o asa Mathieu Babillot, o hooker Jody Jeneker, o segundo centro Afusipa Taumoepeau,  o segunda linha Victor Moreaux, o hooker reserva Marc Rallier e o centro reserva Thomas Combezou.

 

O Castres sai de campo com uma vitória fácil e o ponto bônus continuando em casa para receber o Racing. O Grenoble continua afundando, mesmo depois da vitória contra o Brive, recebendo a Section Paloise.

 

Stade Français decepciona

Jogando no interior o Stade Français não conseguiu fazer frente ao Pau, sendo derrotado por 23 a 6. Dominados nos rucks os parisienses não conseguiram ter a posse da bola, se limitando a defender durante a maior parte do jogo, vendo os donos da casa colocar a bola no chão duas vezes, com o segundo centro Conrad Smith e o asa Steffon Armitage.

 

O Pau viaja para o Alpes enfrentar o Grenoble, em um jogo importante na luta contra o rebaixamento. O Stade Français continua na estrada para enfrentar o Toulouse.

 

La Rochelle perde a invencibilidade

No duelo das surpresas do campeonato o Brive leveou a melhor, jogando em casa a equipe bateu o La Rochelle por 29 a 28, na melhor partida da rodada. Fazendo um primeiro tempo de nível mundial os atlânticos entraram no in-goal três vezes, com o segundo centro Steeve Berry, o fullback Kini Murimurivalu e o ponta Vincent Rattez . O que os atlânticos não contavam era o vestiário do Brive, com a equipe voltando alucinada para a segunda etapa, anotando dois tries com o segundo centro Arnaud Mignardi e virando a partida.

 

O Brive volta a vencer, depois do tropeço rodada passada e mostra que tem forças para brigar por uma vaga nas finais, a equipe viaja para enfrentar o Montpellier.  O La Rochelle volta para casa com um importante ponto bônus e agora recebe o Bayonne.

 

Perpignan segue um pesadelo na segunda divisão

O outrora poderoso clube catalão, o Perpignan, segue vivendo um pesadelo na Pro D2, a segunda divisão. A equipe ocupa a penúltima colocação após quatro rodadas ao cair diante do humilde Carcassonne por 38 x 20. A liderança é do Aurillac, que venceu fora de casa o Albi e não vê ninguém na sua frente.


 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Lyon 25 x 20 Toulouse

Bayonne 09 x 21 Montpellier

Pau 23 x 06 Stade Français

Brive 29 x 28 La Rochelle

Clermont 40 x 16 Bordeaux

Castres 46 x 09 Grenoble

Racing 41 x 30 Toulon

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 16 51
La Rochelle La Rochelle16 16 50
Montpellier Montpellier 16 46
Toulouse Toulouse 16 42
Toulon Toulon16 16 41
Castres Castres 16 39
Bordeaux-Bègles Bordeaux 16 37
Brive Brive 16 36
Racing Paris 15 36
Stade Français Paris 16 34
Pau Pau 15 33
Lyon Lyon 15 28
Grenoble Grenoble 16 19
Bayonne Bayonne 15 16

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Agen 23 x 22 Biarritz

Colomiers 18 x 06 Narbonne

Montauban 22 x 18 Mont de Marsan

Dax 28 x 25 Oyonnax

Angoulême 21 x 06 Béziers

Bourgoin 15 x 15 Vannes

Albi 23 x 29 Aurillac

Carcassonne 38 x 20 Perpignan

 

Clube Clube Jogos Pontos
Agen Agen 17 50
Oyonnax Oyonnax 17 49
Montauban Montauban 17 49
Aurillac Aurillac 17 45
Colomiers Colomiers 17 45
Angoulême Soyaux-Angoulême 17 44
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 17 43
Carcassonne Carcassonne 17 41
Biarritz Biarritz 17 40
Narbonne Narbonne 17 39
Perpignan Perpignan 17 38
Dax Dax 17 33
Vannes Vannes 17 29
Albi Albi 17 29
Béziers Béziers 17 27
Bourgoin Bourgoin 17 19

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


Comentários