Racing e Montpellier carimbam vagas nas semifinais do Top 14

ARTIGO COM VÍDEOS – As grandes seleções do mundo entraram em ação nesse fim de semana, sim, mas o rugby de clubes da França não parou, com o Top 14 francês vivendo a largada de seu mata-mata final, com as repescagens que valiam as duas últimas vagas nas semifinais. No sábado, o Racing, quarto colocado da temporada regular, agitou Paris recebendo o Toulouse, quinto colocado, em clássico nacional de rivalidade e que terminou com mais uma grande vitória dos Elefantes parisienses de Dan Carter, 21 x 16. Já no domingo, o Montpellier, terceiro colocado, assegurou sua passagem às semifinais despachando o Castres, sexto colocado., por 28 x 9

 

As duas semifinais acontecerão em Rennes, maior cidade da região da Bretanha, que não está recebendo jogos da Euro de futebol. Na sexta, o Clermont, melhor time da primeira fase, medirá forças com o Racing, ao passo que o Toulon, segundo melhor, duelará com o Montpellier no sábado. A grande final será no dia 28 e, por conta da Eurocopa de futebol, ocorrerá pela primeira vez em Barcelona, na Espanha, no Camp Nou.

 

banner padrim

 

Racing segue sedento por títulos

No sábado, Racing e Toulouse fizeram um jogo tenso no Stade de Colombes, que esteve lotado, apesar da Eurocopa. O primeiro tempo não viu nenhum dos times passando longos minutos nas 22 do oponente e o placar foi movimentado pelas penalidades, com 12 x 6 a favor do Racing, a partir de 4 penais chutador por Dan Carter.

 

O Toulouse buscou acelerar o jogo da segunda etapa, ciente que perdia a batalha nos forwards para o poderoso pack parisiense. Bézy reduziu aos 43′ com penal, mas Carter deu o troco aos 48′ na mesma moeda. Carter ainda adicionaria mais um penal e obrigaria o Toulouse a partir para cima. Aos 67′, o maior campeão nacional furou a defesa dos anfitriões com Fickou cravando o try na ponta, furando dois tackles. Com 18 x 16 no marcador, os minutos finais foram de emoção, mas o Racing arrancou o penal decisivo aos 75′. Com Carter 100%, o vice campeão europeu de 2016 garantiu sua vaga na semifinal para encarar o Clermont.


Montpellier na busca pela dobradinha

Em Montpellier, o campeão da Challenge Cup deste ano manteve vivo o sonho de seu primeiro título do Top 14. O Montpellier lotou sua casa e se impôs sobre o Castres por 28 x 9, em partida de domínio absoluto da esquadra do técnico Jake White, campeão do mundo com os Springboks em 2007.

 

O fijiano Nagusa fez o primeiro try do Montpellier logo aos 13′, explorando a oportunidade no flanco do ruck do Castres. O campeão francês de 2013 ainda respondeu pelos pés do argentino Urdapilleta e segurou o ataque do oponente até o intervalo, com o placar ficando em magros 11 x 3.

 

Na volta dos vestiários, novo penal para o Castres, com Kockott desta vez assumindo o chute e reduzindo a diferença. Mas, a reação foi rápida e o Montpellier cruzou o in-goal pela segunda vez com o segunda linha sul-africano Willemse, apostando na força de seu pack. Kockott ainda reduziu mais uma vez com penal, porém a pressão do Montpellier no breakdown seguiu forte e, aos 75′, veio o golpe fatal, com o erro de mãos do CO sendo aproveitado pelo centro Tuitavake, que apanhou a bola perdida, arrancou e serviu o sul-africano Pierre Spies que fez o terceiro e último try dos donos da casa, selando a vitória. Com o triunfo, o Montpellier já pensa em como fará para neutralizar o poderoso Toulon na semifinal.


Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Repescagem para as Semifinais

Racing21versus(14)16Toulouse

Racing 21 x 16 Toulouse, em Paris

 

Montpellier logo novo copy28versus(14)09castres

Montpellier 28 x Castres, em Montpellier

 

Semifinais

clermont copy copyversus(14)Racing

Dia 17/06, 15h45: Clermont x Racing, em Rennes

 

Toulon copyversus(14)Montpellier logo novo copy

Dia 18/06, 15h45: Toulon x Montpellier, em Rennes

 

Final – dia 24 de junho – em Barcelona, Espanha

 

Comentários