Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Six Nations teve uma pausa no último fim de semana e as atenções ficaram todas com o Top 14 na França. O Campeonato Francês tem um novo líder com o Racing (1º) que bateu sem dificuldades o combalido Agen (13º) em Paris, se aproveitando do tropeço do Toulon (2º) batido no Atlântico pelo La Rochelle (9º). O Clermont (3º) parece ter reencontrado o caminho da vitória ao atropelar nos Alpes o Grenoble (10º). Na batalha pelas ultimas vagas nas finais o Bordeaux (4º) vem se destacando atropelando em casa o desesperado Oyonnax (14º) enquanto o Toulouse (5º) não saiu de um empate longe de casa com o Brive (8º). Na briga pela ultima vaga o Montpellier (6º) deu um grande passo ao bater em seus domínios o Castres (7º). Na parte de baixo o Stade Français (12º) continua a decepcionar, sendo batido longe de Paris pelo Pau (11º).

 

Racing reassume a liderança

- Continua depois da publicidade -

Os parisienses se aproveitaram do tropeço dos rivais e de uma excelente vitória contra o Agen em Paris 38 a 13, para voltar ao topo do Top 14. Os visitantes conseguiram causar muitos problemas no primeiro tempo, travando o jogo dos parisienses, mas acabaram cedendo diante da própria indisciplina, tomando incríveis quatro amarelos. Entraram no in-goal para os donos da casa, o asa Bernard Le Roux, o hooker Virgile Lacombe, o ponta Joe Rokocoko e o segunda linha Juandré Kruger. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta George Tilsley. O Racing segue com uma campanha invejável no Top 14, além de mostrar uma excelente evolução jogo a jogo a equipe continua na cidade luz para enfrentar o Stade Français no derby de Paris. A segunda divisão parece cada vez mais próxima para o Agen, que não consegue se adaptar ao ritmo mais intenso do Top 14 a equipe continua na estrada, enfrentando o Castres.

 

La Rochelle derruba mais um gigante

Desde que subiu para primeira divisão o La Rochelle tem se destacado por causar muita dificuldade para os grandes clubes, principalmente quando joga em casa, dessa vez a vitima foi o clube mais rico da Europa, o Toulon, derrotado por 19 a 14 nessa pequena cidade portuária da costa atlântica. O jogo foi muito pegado com indisciplina dos dois lados, e decidido nos penais, com as equipes empatando em tries com o centro Pierre Aguillon anotando para os donos da casa e o Tom Taylor respondendo. O La Rochello, com a vitória está virtualmente salvo do rebaixamento, tem chances quase nulas de se classificar para as finais, o time continua em casa para receber o Section Paloise. A derrota tira a primeira colocação do Toulon que tem a chance de se recuperar em casa diante do Grenoble.

 

Montpellier se firma entre os primeiros colocados

O Montpellier recebeu o Castres na batalha que valia a 6º colocação, no final dos donos da casa levaram a melhor e agora possuem uma boa vantagem de setes pontos sobre o 7º colocado, o próprio Castres. Os times presentearam a torcida que compareceu ao estádio com uma batalha feroz, principalmente nos rucks, sendo um jogo muito físico e equilibrado do começo ao fim. As equipes empataram em tries, com os donos da casa pontuando com o oitavo Akapusi Qera e os visitantes com o fullback Geoffrey Palis. O Montpellier agora dispõe de uma boa liderança, mas não pode vacilar, viajando para enfrentar o frágil Oyonnax. A derrota deixa o Castres em uma posição complicada, a equipe recebe o Agen.

 

Clermont atropela mais uma vez

A casa do Grenoble nos Alpes, o Stade des Alpes, costuma ser um dos lugares mais desafiadores do mundo para se jogar. O Clermont porém não tomou conhecimento do histórico dos donos da casa aplicando uma impressionante lavada por 45 a 12. Os amarelos entraram em campo num ritmo frenético, marcando quatro tries, dos seis da equipe, nos primeiros 20 minutos, com destaque para o ponta Noa Nakaitaci que anotou três vezes, acompanhado pelo também ponta David Strettle, o centro Jonathan Davies e pelo scrum-halfa Enzo Sanga. O Grenoble marcaria duas vezes com o oitavo Rory Grice. O Grenoble deixa os Alpes para trás enfrentando o Toulon na próxima rodada enquanto o Clermont volta para casa medir forças com o Brive.

 

Stade Français se complica

O atual campeão do Top 14 deixou Paris e se dirigiu para a pequena Pau onde, diante de um estádio lotado, acabou derrotado por 19 a 12 pela Section Paloise. A vitória é uma grande conquista para os donos da casa, que além de venceram um gigante do rugby francês, passaram os parisienses na tabela e eliminam quase completamente o risco de rebaixamento. O jogo foi muito equilibrado e decidido em erro de recepção de bola dos visitantes que levou ao try do oitavo Patrick Butler. O Pau agora se dirige para a costa Atlântica enfrentar o La Rochelle enquanto o Stade Français volta para casa enfrentar o Racing em dérbi parisiense.

 

Toulouse deixa vitória escapar novamente

O Toulouse mais uma vez esteve a uma conversão da vitória, desperdiçada pelo scrum-half Sébastien Bézy, com os occitanos voltando para casa com um empate por 21 a 21 diante do Brive. Assim como semana passada, quando marcou um try oito minutos depois do apito da sirene, o Toulouse estrelou um jogo louco e emocionante até os minutos finais. As equipes empataram em tries com o segunda linha Johan Snyman e o ponta reserva Sevanaia Galala anotando para os donos da casa e o fullback Maxime Medard e o abertura reserva Luke Maclister para os visitantes. O empate vem com sabor de derrota para o Brive, que vê os adversários na luta pela classificação se distanciando, o Brive pega a estrada pra enfrentar o Clermont enquanto o Toulouse volta para casa medir forças com o Bordeaux.

 

Bordeaux dá mais um passo rumo a classificação

A torcida da terra dos vinhos mais uma vez lotou o estádio e foi presentada com uma excelente apresentação dos donos da casa, que bateram o Oyonnax por 48 a 20 em um jogo muito agradável, com 10 tries. Os donos da casa anotaram sete vezes com um hat trick do ponta Adam Ashley-Cooper e duas vezes com o hooker reserva Steven Kitshoff acompanhados pelo oitavo Peter Saili e pelo segundo centro Félix Le Bourhis. O Oyonnax, mesmo sendo superado em quase todos os aspectos, conseguiu entrar no in-goal três vezes com os pontas Uanakoro Tawalo e Alaska Taufa e o pilar Jody Jenneker. O Bordeaux vem evoluindo a cada rodada, se consolidando até mesmo como um candidato ao título, o time agora viaja para enfrentar o Toulouse. O Oyonnax parace não ter forças para sair da zona de rebaixamento recebendo o Montpellier.

 

Pro D2: Bayonne cai contra Aurillac e Perpignan atropela em clássico

Na segunda divisão francesa, o fim de semana foi intenso e com jogaços. Na Catalunha, o Perpignan massacrou seu rival Béziers, terceiro colocado da competição, por 47 x 13, e voltou à zona de classificação ao mata-mata, mostrando sua grandeza. A derrota do Béziers beneficiou demais o Aurillac, quarto colocado, que recebeu e derrotou o vice líder Bayonne, 23 x 10, e embolou de vez a luta pelo segundo lugar e terceiro lugares, que garantem o mando de jogo no playoff final. A liderança e a promoção direta ao Top 14, no entanto, parecem cada vez mais distante de todos eles, pois o Lyon segue um rolo compressor. Desta vez, os Lobos venceram fora de casa o Carcassonne e já somam 22 pontos a mais que o segundo colocado.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Grenoble 12 x 45 Clermont

Brive 21 x 21 Toulouse

Pau 19 x 12 Stade Français

Racing 38 x 13 Agen

Bordeaux 48 x 20 Oyonnax

Montpellier 22 x 19 Castres

La Rochelle 19 x 14 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Perpignan 47 x 13 Béziers

Biarritz 20 x 10 Tarbes

Dax 12 x 12 Albi

Bourgoin 23 x 7 Narbonne

Colomiers 12 x 12 Mont de Marsan

Carcassonne 26 x 38 Lyon

Montauban 20 x 10 Provence

Aurillac 23 x 10 Bayonne

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento