Racing no topo do Top 14 francês

ARTIGO COM VÍDEOS – O Six Nations teve uma pausa no último fim de semana e as atenções ficaram todas com o Top 14 na França. O Campeonato Francês tem um novo líder com o Racing (1º) que bateu sem dificuldades o combalido Agen (13º) em Paris, se aproveitando do tropeço do Toulon (2º) batido no Atlântico pelo La Rochelle (9º). O Clermont (3º) parece ter reencontrado o caminho da vitória ao atropelar nos Alpes o Grenoble (10º). Na batalha pelas ultimas vagas nas finais o Bordeaux (4º) vem se destacando atropelando em casa o desesperado Oyonnax (14º) enquanto o Toulouse (5º) não saiu de um empate longe de casa com o Brive (8º). Na briga pela ultima vaga o Montpellier (6º) deu um grande passo ao bater em seus domínios o Castres (7º). Na parte de baixo o Stade Français (12º) continua a decepcionar, sendo batido longe de Paris pelo Pau (11º).

 

Racing reassume a liderança

Os parisienses se aproveitaram do tropeço dos rivais e de uma excelente vitória contra o Agen em Paris 38 a 13, para voltar ao topo do Top 14. Os visitantes conseguiram causar muitos problemas no primeiro tempo, travando o jogo dos parisienses, mas acabaram cedendo diante da própria indisciplina, tomando incríveis quatro amarelos. Entraram no in-goal para os donos da casa, o asa Bernard Le Roux, o hooker Virgile Lacombe, o ponta Joe Rokocoko e o segunda linha Juandré Kruger. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta George Tilsley. O Racing segue com uma campanha invejável no Top 14, além de mostrar uma excelente evolução jogo a jogo a equipe continua na cidade luz para enfrentar o Stade Français no derby de Paris. A segunda divisão parece cada vez mais próxima para o Agen, que não consegue se adaptar ao ritmo mais intenso do Top 14 a equipe continua na estrada, enfrentando o Castres.

 

La Rochelle derruba mais um gigante

Desde que subiu para primeira divisão o La Rochelle tem se destacado por causar muita dificuldade para os grandes clubes, principalmente quando joga em casa, dessa vez a vitima foi o clube mais rico da Europa, o Toulon, derrotado por 19 a 14 nessa pequena cidade portuária da costa atlântica. O jogo foi muito pegado com indisciplina dos dois lados, e decidido nos penais, com as equipes empatando em tries com o centro Pierre Aguillon anotando para os donos da casa e o Tom Taylor respondendo. O La Rochello, com a vitória está virtualmente salvo do rebaixamento, tem chances quase nulas de se classificar para as finais, o time continua em casa para receber o Section Paloise. A derrota tira a primeira colocação do Toulon que tem a chance de se recuperar em casa diante do Grenoble.

 

Montpellier se firma entre os primeiros colocados

O Montpellier recebeu o Castres na batalha que valia a 6º colocação, no final dos donos da casa levaram a melhor e agora possuem uma boa vantagem de setes pontos sobre o 7º colocado, o próprio Castres. Os times presentearam a torcida que compareceu ao estádio com uma batalha feroz, principalmente nos rucks, sendo um jogo muito físico e equilibrado do começo ao fim. As equipes empataram em tries, com os donos da casa pontuando com o oitavo Akapusi Qera e os visitantes com o fullback Geoffrey Palis. O Montpellier agora dispõe de uma boa liderança, mas não pode vacilar, viajando para enfrentar o frágil Oyonnax. A derrota deixa o Castres em uma posição complicada, a equipe recebe o Agen.

 

Clermont atropela mais uma vez

A casa do Grenoble nos Alpes, o Stade des Alpes, costuma ser um dos lugares mais desafiadores do mundo para se jogar. O Clermont porém não tomou conhecimento do histórico dos donos da casa aplicando uma impressionante lavada por 45 a 12. Os amarelos entraram em campo num ritmo frenético, marcando quatro tries, dos seis da equipe, nos primeiros 20 minutos, com destaque para o ponta Noa Nakaitaci que anotou três vezes, acompanhado pelo também ponta David Strettle, o centro Jonathan Davies e pelo scrum-halfa Enzo Sanga. O Grenoble marcaria duas vezes com o oitavo Rory Grice. O Grenoble deixa os Alpes para trás enfrentando o Toulon na próxima rodada enquanto o Clermont volta para casa medir forças com o Brive.

 

Stade Français se complica

O atual campeão do Top 14 deixou Paris e se dirigiu para a pequena Pau onde, diante de um estádio lotado, acabou derrotado por 19 a 12 pela Section Paloise. A vitória é uma grande conquista para os donos da casa, que além de venceram um gigante do rugby francês, passaram os parisienses na tabela e eliminam quase completamente o risco de rebaixamento. O jogo foi muito equilibrado e decidido em erro de recepção de bola dos visitantes que levou ao try do oitavo Patrick Butler. O Pau agora se dirige para a costa Atlântica enfrentar o La Rochelle enquanto o Stade Français volta para casa enfrentar o Racing em dérbi parisiense.

 

Toulouse deixa vitória escapar novamente

O Toulouse mais uma vez esteve a uma conversão da vitória, desperdiçada pelo scrum-half Sébastien Bézy, com os occitanos voltando para casa com um empate por 21 a 21 diante do Brive. Assim como semana passada, quando marcou um try oito minutos depois do apito da sirene, o Toulouse estrelou um jogo louco e emocionante até os minutos finais. As equipes empataram em tries com o segunda linha Johan Snyman e o ponta reserva Sevanaia Galala anotando para os donos da casa e o fullback Maxime Medard e o abertura reserva Luke Maclister para os visitantes. O empate vem com sabor de derrota para o Brive, que vê os adversários na luta pela classificação se distanciando, o Brive pega a estrada pra enfrentar o Clermont enquanto o Toulouse volta para casa medir forças com o Bordeaux.

 

Bordeaux dá mais um passo rumo a classificação

A torcida da terra dos vinhos mais uma vez lotou o estádio e foi presentada com uma excelente apresentação dos donos da casa, que bateram o Oyonnax por 48 a 20 em um jogo muito agradável, com 10 tries. Os donos da casa anotaram sete vezes com um hat trick do ponta Adam Ashley-Cooper e duas vezes com o hooker reserva Steven Kitshoff acompanhados pelo oitavo Peter Saili e pelo segundo centro Félix Le Bourhis. O Oyonnax, mesmo sendo superado em quase todos os aspectos, conseguiu entrar no in-goal três vezes com os pontas Uanakoro Tawalo e Alaska Taufa e o pilar Jody Jenneker. O Bordeaux vem evoluindo a cada rodada, se consolidando até mesmo como um candidato ao título, o time agora viaja para enfrentar o Toulouse. O Oyonnax parace não ter forças para sair da zona de rebaixamento recebendo o Montpellier.

 

Pro D2: Bayonne cai contra Aurillac e Perpignan atropela em clássico

Na segunda divisão francesa, o fim de semana foi intenso e com jogaços. Na Catalunha, o Perpignan massacrou seu rival Béziers, terceiro colocado da competição, por 47 x 13, e voltou à zona de classificação ao mata-mata, mostrando sua grandeza. A derrota do Béziers beneficiou demais o Aurillac, quarto colocado, que recebeu e derrotou o vice líder Bayonne, 23 x 10, e embolou de vez a luta pelo segundo lugar e terceiro lugares, que garantem o mando de jogo no playoff final. A liderança e a promoção direta ao Top 14, no entanto, parecem cada vez mais distante de todos eles, pois o Lyon segue um rolo compressor. Desta vez, os Lobos venceram fora de casa o Carcassonne e já somam 22 pontos a mais que o segundo colocado.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Grenoble 12 x 45 Clermont

Brive 21 x 21 Toulouse

Pau 19 x 12 Stade Français

Racing 38 x 13 Agen

Bordeaux 48 x 20 Oyonnax

Montpellier 22 x 19 Castres

La Rochelle 19 x 14 Toulon

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 26 88
Toulon Toulon 26 82
Montpellier Montpellier 26 81
Racing Paris 26 81
Toulouse Toulouse 26 79
Castres Castres 26 71
Union Bordeaux-Bègles Bordeaux 26 67
Brive Brive 26 62
La Rochelle La Rochelle 26 54
Grenoble Grenoble 26 47
Pau Pau 26 46
Stade Français Paris 26 41
Agen Agen 26 26
Oyonnax Oyonnax 26 24

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Perpignan 47 x 13 Béziers

Biarritz 20 x 10 Tarbes

Dax 12 x 12 Albi

Bourgoin 23 x 7 Narbonne

Colomiers 12 x 12 Mont de Marsan

Carcassonne 26 x 38 Lyon

Montauban 20 x 10 Provence

Aurillac 23 x 10 Bayonne

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


Comentários