Rio 2016: Austrália e Quênia no masculino e Fiji no feminino classificados!

Neste fim de semana, mais três seleções garantiram classificação para o rugby sevens dos Jogos Olímpicos de 2016. Na Oceania, o pré-Olímpico foi disputado nas duas categorias, com a Austrália conquistando a vaga no masculino e Fiji no feminino, em torneio realizado em Auckland, na Nova Zelândia. Em Joanesburgo, na África do Sul, foi a vez da África conhecer seu classificado no masculino, com o Quênia prevalecendo no sofrimento. No próximo final de semana, a Ásia conhecerá em Tóquio sua classificada no feminino e restará conhecer apenas os classificados do Torneio Pré-Olímpico mundial, que acontece em 2016.

 

Austrália e Fiji mais fortes na Oceania

Auckland, na Nova Zelândia, recebeu a disputa do Oceania Sevens de 2015, que neste ano valeu as vagas no Rio 2016 e, ironicamente, não contou com a participação do país anfitrião, já garantido nos Jogos Olímpicos tanto na categoria masculina como na feminina. A Austrália não esteve presente no torneio feminino, por também já ter vaga assegurada no Rio 2016, mas entrou em campo no masculino e carimbou sua vaga em torneio de alto nível, deixando para trás Samoa, que dividia o favoritismo com os australianos. Fiji, por sua vez, não disputou o torneio masculino, por também já ter vaga no Rio 2016, mas entrou em campo no feminino e confirmou seu favoritismo obtendo a classificação.

 

No torneio masculino, a Austrália atropelou todos os adversários, sofrendo somente um try em todo o torneio e vencendo todos os jogos por mais de 35 pontos de diferença. Samoa também passeava na competição até a semifinal, quando sofreu uma derrota para nunca mais esquecer: 41 x 5 contra Tonga, que não tem tradição no seven-a-side, mas mostrou tremenda evolução neste torneio. Tonga, contudo caiu na final contra a Austrália por sonoros 50 x 0, e terá que disputar agora o Pré-Olímpico Mundial junto de Samoa, que deu a volta por cima e seguiu viva na luta pelo Rio 2016 ao superar a Papua Nova Guiné na decisão do terceiro lugar.

 

No feminino, Fiji mostrou grande superioridade a todos os oponentes e terminou a competição sem sofrer um try sequer. Na grande final, 55 x 0 sobre Samoa e classificação aos Jogos Olímpicos. Samoa e a surpreendente Ilhas Cook ficaram com as vagas no Pré-Olímpico Mundial.

 

Masculino

Grupo A: 1 Austrália, 2 Tonga, 3 Ilhas Cook, 4 Nauru

Grupo B: 1 Samoa, 2 Papua Nova Guiné, 3 Ilhas Salomão, 4 Samoa Americana

 

Quartas de final

Tonga 47 x 0 Ilhas Salomão

Samoa 59 x 0 Nauru

Papua Nova Guiné 19 x 7 Ilhas Cook

Austrália 52 x 0 Samoa Americana

 

Semifinais

Tonga 41 x 5 Samoa

Austrália 36 x 0 Papua Nova Guiné

 

3º lugar

Samoa 54 x 0 Papua Nova Guiné

 

Final

Austrália 50 x 0 Tonga

 

Classificação final: 1 Austrália (classificada ao Rio 2016), 2 Tonga, 3 Samoa (classificadas ao Pré-Olímpico Mundial), 4 Papua Nova Guiné, 5 Ilhas Cook, 6 Ilhas Salomão, 7 Samoa Americana, 8 Nauru.

 

Feminino

Grupo Único: 1 Fiji, 2 Ilhas Cook, 3 Samoa, 4 Papua Nova Guiné, 5 Tonga.

 

Semifinais

Fiji 38 x 0 Papua Nova Guiné

Ilhas Cook 15 x 17 Samoa

 

3º lugar

Ilhas Cook 32 x 0 Papua Nova Guiné

 

Final

Fiji 55 x 0 Samoa

 

Classificação final: 1 Fiji (classificado ao Rio 2016), 2 Samoa, 3 Ilhas Cook (classificadas ao Pré-Olímpico Mundial), 4 Papua Nova Guiné, 5 Tonga.

 

Quênia pena para ir ao Rio 2016

Na África, outra sede neutra foi o palco da definição da vaga masculina – já que a vaga feminino fora conhecida em setembro, com a classificação da África do Sul. Kempton Park, subúrbio de Joanesburgo e casa do Falcons, foi a sede do torneio decisivo e, como esperado, Quênia e Zimbábue disputaram ferrenhamente a classificação. Na grande final, as duas favoritas colidiram e o Zimbábue liderou o placar até o fim, mas Dennis Ombachi correu 65 metros no minutos final para dar a vitória por 21 x 17 para os quenianos.

 

Com a derrota amarga, o Zimbábue terá que disputar o Pré-Olímpico Mundial. Marrocos (que eliminou a Namíbia) e Tunísia também se classificaram para o torneio derradeiro.

 

Grupo A: 1 Quênia, 2 Madagascar, 3 Senegal, 4 Maurício;

Grupo B: 1 Zimbábue, 2 Uganda, 3 Nigéria, 4 Zâmbia;

Grupo C: 1 Namíbia, 2 Tunísia, 3 Marrocos, 4 Botsuana.

 

Quartas de final

Quênia 41 x 0 Madagascar

Uganda 14 x 19 Tunísia

Namíbia 15 x 17 Marrocos

Zimbábue 31 x 10 Nigéria

 

Semifinais

Quênia 42 x 12 Tunísia

Zimbábue 26 x 0 Marrocos

 

3º lugar

Marrocos 19 x 12 Tunísia

 

Final

Quênia 21 x 17 Zimbábue

 

Classificação final: 1 Quênia (classificado ao Rio 2016); 2 Zimbábue, 3 Marrocos, 4 Tunísia (classificados ao Pré-Olímpico Mundial), 5 Namíbia, 6 Madagascar, 7 Uganda, 8 Nigéria, 9 Botsuana, 10 Maurício, 11 Senegal, 12 Zâmbia.

 

Quem já está classificado para o Rio 2016?

Masculino:

Sede: Brasil;

Via Série Mundial de Sevens 2014-15: Fiji, África do Sul, Nova Zelândia e Grã-Bretanha;

América do Sul: Argentina;

América do Norte: Estados Unidos;

Europa: França;

Ásia: Japão;

África: Quênia;

Oceania: Austrália;

Pré-Olímpico Mundial: a definir

 

Feminino:

Sede: Brasil.

Via Série Mundial de Sevens 2014-15: Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Grã-Bretanha;

América do Sul: Colômbia;

América do Norte: Estados Unidos;

Europa: França;

Ásia: a definir;

África: África do Sul;

Oceania: Fiji;

Pré-Olímpico Mundial: a definir

Comentários