Rovigo e Calvisano farão a final do Eccellenza italiano

O Campeonato Italiano de Rugby conheceu neste fim de semana seus dois finalistas. Rovigo e Calvisano despacharam Fiamme Oro e Mogliano, respectivamente, e decidirão no próximo dia 30 quem é o grande campeão da Bota em 2014-15.

 

Sábado, no estádio “Battaglini”, em Rovigo, os anfitriões ganharam a primeira semifinal derrotando novamente o Fiamme Oro. Os policiais deixarem o palco com honra , sendo a equipe surpresa desta temporada. No começo da peleja, foi o Rovigo quem primeiro levou perigo, abrindo o placar aos 10’ com um penal do fullback Basson. Três minutos depois, os vênetos aumentaram o placar com um drop goal de Rodriguez (6×0).  Já aos 35’ os policias reagiram e marcam um penal con Benetti (6×3). Mas, tardou apenas dois minutos para um erro defensivo dos romanos ser aproveitado pelo ponta McCann, que esmagou a bola no area do try (11 x 3). Já nos acréscimos Basson teve a oportunidade com uma penalidade de longa distância, a bola bate na trave e entrou. Três pontos mais para o Rovigo e 14×3 ao final do primeiro tempo, com os Bersaglieri substancialmente melhores que os romanos, que deixaram de jogar em igualdade, principalmente nos scrums, ao contrário do que mostrou na semana passada.

 

Ao 49’ novamente Basson marca um outro penal pelo Rovigo (17×3), dando início positivo aos donos da casa na segunda etapa. Neste ponto, parecia que Rovigo ganharia com tranquilidade, mas logo veio a reação orgulhosa dos policiais. Aos 65’, os romanos marcaram seu try com o pilar Cerqua, convertido por Benetti (17×10).  Os últimos 10 minutos foram todos com ataques dos romanos, mas sem sucesso em vencer a parede defensiva do Rovigo. Apito final e festa para os Bersaglieri, 17 x 10. No dia 30 de maio, no mesmo campo de jogo, o clube do Vêneto vai enfrentar a decisão do titulo, que o Rovigo não conquista desde 1991.

 

Na semifinal do domingo, o Mogliano venceu o segundo jogo do duelo com o Calvisano, mas foi o time lombardo que se garantiu na final, graças ao placar agregado. Os primeiros 15 minutos de jogo foram muitos equilibradose foi o Mogliano que abriu o placar, aos 17’, com um try do centro Ceccato, convertido pela abertura Barraud (7×0). Calvisano marcou seus primieros pontos aos 21’ com um penal do abertura Seymour (7×3), mas a situação não era boa para o time da casa, pois, ao 26’, os anfitriões foram reduzidos a 14 homens, por um cartão amarelo para o asa Salvetti. Os vênetos tiraram vantagem e marcaram o segundo try da partida com o fullback Van Zyl; Barraud converteu (14×3). Calvisano sofreu com os ataques da linha veneta, mas, apesar disso, encontrou duas ocasiões no final do tempo para diminuir a desvantagem com os pontapés de Seymour, ao 40’ e 41’, transformando os penais em pontos. O placar do intervalo foi de 14×9 para Mogliano.

 

Na segunda etapa, um penal de Barraud voltou a dar esperanças para os vênetos (17×9), que precisavam tirar a desvantagem de 15 pontos que o Calvisano abrira no primeiro jogo em Mogliano. Aos 51’, contudo, veio o banho de água fria, com o try do Calvisano com a asa Di Giulio, reduzindo a diferença para um ponto (17×16). Com isso, caiu o ritmo dos vênetos, enquanto os lombardos ganharam mais confiança e segurança.  Ao 65’, o Mogliano atacou perto da linha do try adversário, mas perdeu suas chances. A cinco minutos do fim, o centro Mbanda escreveu a palavra final sobre as chances de qualificação dos vênetos com o try para os lombardos, convertido por Seymour, 23 x 17.

 

No último ataque do Calvisano, Van Zyl interceptou o passe e correu para dar o último try ao Mogliano, debaixo dos postes, e,  com a conversão de Barraud, o Mogliano virou novamente o placar, 24×23, garantindo a insuficiente vitória na partida. Assim, Calvisano irá defender seu título fora de seus domínios contra Rovigo.

 

Lyons Piacenza é promovido ao Eccellenza!

A equipe que irá substituir os Cavalieri Prato na próxima temporada do Campionato d’Eccellenza será o Lyons Piacenza. Em Viadana, os Leões derrotaram por 26 x 19 o Pro Recco na final da Serie A, a segunda divisão italiana e, com isso, voltaram à primeira divisão nacional, que não disputavam desde 1993. Com isso, a região da Emilia-Romagna, tão tradicional no rugby italiano, voltará a contar com um time no campeonato.
eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais – Jogos de volta

Rovigo 17 x 10 Fiamme Oro, em Rovigo  (33×31)

Calvisano 23 x 24  Mogliano, em Calvisano (30×15)

 

Final, dia 30 de maio

rovigo rugbyversus copiarcalvisano rugby

Rovigo x  Calvisano  em Rovigo

 

 

Serie A – 2ª divisão do Campeonato Italiano

Final

Lyons Piacenza  26 x 19 Pro Recco em Viadana

Lyons Piacenza campeão e promovido ao Eccellenza 2015-16

 

Escrito por: Giorgio Vuerich

Foto: Rovigo / Facebook

 

Comentários