Tempo de leitura: 2 minutos

Para o povo “oval” de Rovigo, o sonho tornou-se realidade: depois de uma espera de mais de um quarto de século e três decisões perdidas nos últimos cinco anos, o Rovigo, enfim, sagrou-se campeão do Eccellenza italiano, um merecido titulo de duodecacampeão. Na frente de um público de quase 7000 fãs, Rovigo derrotou o campeão dos dois anos anteriores, o Calvisano, por 20 x 13, e soltou o grito que estava entalado desde 1990.

 

O começo do jogo foi muito quente é intenso, com tackles fortes e defesas agressivas. Aos 3’, os três primeiros pontos do marcador foram do abertura romeno Vlaicu, do Calvisano, que estava melhor naquele momento.  Porém, os “Bersaglieri” cresceram. Aos, 15’, empataram com um penal do fullback sul-africano Basson, e, aos 19’, teriam marcado um try na ponta, após roubarem lateral dos lombardos, mas o TMO invalidou o try por passe para frente. Como já havia um penal anterior, Basson chutou e colocou o Rovigo na frente, 6 x 3. O empate do Calvisano saiu aos 33′, com novo penal de Vlaicu, levando o jogo ao intervalo em 6 x 6.

- Continua depois da publicidade -

 

Na segunda metade, a agressividade do Rovigo domina os pontos de encontro e mudou o destino do jogo.  Em 17 minutos, os vênetos conquistaram três penais para Basson abrir vantagem de 15 x 6. E, ao 24’, veio a ação decisiva do jogo. Os anfitriões confirmaram o bom momento aproveitando uma bola perdida na defesa do Calvisano e o hooker Moberg passou para o asa escocês McCann marcar o try perto da bandeira. 20 x 6.

 

O time da Lombardia ainda esboçou uma reação, tentando capitalizar sobre o amarelo recebido pelo terceira linha vêneto Bernini. Após uma ação persistente com pick and go, o Calvisano marcou seu try com Zdrilich, reduzindo para 20 x 13 a 4 minutos do fim. Tardio. Os “Bersaglieri” mostraram boa defesa no fim e o marcador do jogo não se moveu. 20 x 13, e festa em Rovigo!  Agora, o terceiro maior campeão italiano, ao lado do rival Petrarca Padova.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Final – dia 28 de maio

rovigo rugby20versus copiar13calvisano rugby

Rovigo 20 x 13 Calvisano, em Rovigo

 

ROVIGO CAMPEÃO

 

Lista de campeões da Itália:

1 – Amatori Milano – 18 títulos

2 – Benetton Treviso – 15 títulos

3 – Petrarca Padova – 12 títulos

Rovigo – 12 títulos

5 – Rugby Roma – 5 títulos

Fiamme Oro Padova- 5 títulos

L’Aquila – 5 títulos

Calvisano – 5 títulos

9  – Rugby Parma – 3 títulos

10 – Partenope Napoli – 2 títulos

11- Ginnastica Torino – 1 título

Brescia – 1 título

Mogliano – 1 título

Viadana – 1 título

 

Escrito por: Giorgio Vuerich