Tempo de leitura: 1 minuto

A nova liga profissional de rugby dos Estados Unidos está com problemas. Criado no fim de 2015, o PRO Rugby teve seu pontapé inicial em abril de 2016 com cinco franquias, baseadas em Columbus (Ohio), Denver (Colorado), San Diego, Sacramento e San Francisco (Califórnia), tendo o Denver Stampede como seu primeiro campeão, em julho.

 

Muitas expectativas haviam se formado para a temporada, que prometia expansão de 5 para 8 equipes, incluindo times no Canadá. Os canadenses entraram em atrito nos últimos meses com a direção da liga e abandonaram o projeto, com a liga seguindo meses com poucos anúncios feitos, sem ainda um calendário para a temporada 2017. Ontem, veio a confirmação do fechamento de um das franquias, o San Francisco Rush, penúltimo colocado de 2016.

- Continua depois da publicidade -

 

Segundo apurou o site This is American Rugby, a direção do PRO Rugby comunicou hoje os gestores do Rush o fim das operações da franquia, por conta de desempenho ruim, pouco público (média de apenas 916 torcedores por partida, a pior da liga, que tem média de 1723 torcedores por jogo) e cobertura pobre da mídia local (uma vez que a região de São Francisco é rica em equipes profissionais em vários esportes, incluindo 2 franquias de NFL, 2 de MLB, 1 de NBA, 1 de NHL e 1 de MLS).

 

Não se sabe ainda se o PRO Rugby realmente terá uma expansão no número de equipes, se São Francisco será substituída por outra cidade ou se a liga em 2017 terá somente 4 equipes.

 

Foto: PRO Rugby