Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Campeonato Inglês está pegando fogo! Nesse feriado de Páscoa, líder e vice-líder se enfrentaram e quem levou a melhor foi o Saracens, que bateu o Exeter Chiefs e retomou a ponta da tabela, acirrando a disputa pelo mando de jogos nas semifinais a 4 rodadas do fim. O Wasps, terceiro colocado, também venceu e agora está somente 4 pontos abaixo dos Saracens. Destaques também para a derrota do Leicester Tigers e a vitória do Northampton Saints, que levou os Saints à quarta posição. Já o Bath ainda respira na luta por um lugar na Copa Europeia ao vencer o clássico do West Country contra o Gloucester fora de casa. E na parte de baixo, o London Irish perdeu para o Worcester, mas somou bônus defensivo e está apenas 4 pontos abaixo do Newcastle, derrotado pelo Wasps.

 

Saracens no topo, Wasps na cola

- Continua depois da publicidade -

O grande jogo da rodada no Norte de Londres opôs líder e vice líder e terminou com uma grande apresentação do time da casa, que provou ser ainda o grande favorito à taça. O primeiro try dos rubronegros nasceu aos 17′, com Alex Goode achando o espaço. Mais tarde, aos 32′, ainda com o controle do jogo, os Sarries romperam na ponta para o segundo try, com Billy Vunipola atropelando, recebendo offload magistral de Schalk Brits. Os Chiefs, por outro lado, mexeram no placar apenas a0s 40′, com um penal de 50 metros chutado por Steenson, após perder 3 penais, mesmo com o vento a favor. No segundo tempo, Brits de novo causou estrago e serviu Farrell, que correu para o terceiro try dos londrinos. Foi somente aos 58′ que os Chiefs reduziram, com Waldrom, na força do pack, mas outra escapada em velocidade, explorando as falhas na cobertura da base e abusando dos offloads, criou o quarto try dos Saracens, com Wray, matando as esperanças de Exeter. Wyles ainda faria no fim o quinto try dos anfitriões, enquanto Waldrom cravaria o segundo dos Chiefs, fechando o marcador em confortáveis 36 x 18, brindando o rugby ofensivo e de velocidade e continuidade dos Sarries.

 

A derrota dos Chiefs manteve também os Wasps firmes na briga pela liderança. O time de Coventry viajou a Newcastle e superou o Falcons por 34 x 20, com direito a 5 tries, sendo 2 do asa Thomas Youngs, 2 do scrum-half Dan Robson e 1 do asa veterano australiano George Smith. Mas, o destaque maior ficou por conta da despedida de Andy Goode com a camisa dos Wasps, anunciou – outra vez – sua aposentadoria. Será?


Northampton assume o quarto lugar

A batalha pelas semifinais ainda teve outros capítulos intensos. Jogando em casa, o Northampton Saints conquistou uma crucial vitória bonificada sobre o Harlequins por 29 x 23. O pilar Alex Waller e o segunda linha Courtney Lawes fizeram os dois primeiros tries do jogo para os Saints, mas o troco veio antes do intervalo, com dois penais de Botica e belo try do ponta Visser, que deram a frente aos visitantes por 13 x 12. A vantagem aumentou logo na volta dos vestiários, com Clifford arrancando na ponta e deixando Ben Foden para trás. Mas, os donos da casa cresceram e em jogada em velocidade o hooker Haywood criou o espaço com lindo offload e Ben Foden cruzou o in-goal. Os Saints dominaram o território e, aos 73′, Mallinder finalizou na ponta, dando o try da vitória e do bônus aos Saints.

 

Quem lamentou o triunfo dos Saints foi o Leicester Tigers, derrotado pelo Sale Sharks, 27 x 20, na Grande Manchester. O jogo chegou aos minutos decisivos em igualdade, com dois tries para cada lado, e o try decisivo saiu aos 69′, com Danny Cipriani dando o triunfo aos Sharks, que seguem vivos na luta pela vaga na Champions Cup.


Bath mira a Champions Cup, London Irish faz as contas

Na Premiership, os seis primeiros colocados ganham vaga na Champions Cup 2016-17, a máxima Copa Europeia, enquanto o sétimo colocado encara um playoff pela última vaga na competição contra times do Top 14 e do PRO12. Com isso, o campeonato segue emocionante inclusive no meio da tabela. No sábado, Gloucester recebeu seu arquirrival Bath, no clássico do West Country, um dos mais quentes da Inglaterra. E o resultado foi a sobrevida do Bath na luta pela Champions Cup, com vitória por 17 x 12 que tirou o Gloucester do sétimo lugar. O Bath foi superior, fez 3 tries, com Rokoduguni (duas vezes) e Cook, enquanto os Cherry and Whites se valeram dos chutes de Laidlaw apenas. Com o resultado, Bath segue em nono lugar, 5 pontos abaixo do sétimo colocado Sale Sharks. Os dois times têm um jogo a menos e se enfrentarão no dia 13, em jogo adiado.

 

Enquanto isso, na parte de baixo, o Worcester Warriors garantiu matematicamente a sua permanência na Premiership, com três rodadas para o fim, ao vencer o lanterna London Irish por 12 x 6, em partida sem tries. A derrota com bônus defensivo não foi toda ruim, pois com o ponto ganho os Exiles estão agora a apenas 4 do penúltimo colocado Newcastle Falcons, seguindo vivos na luta contra o rebaixamento – e os dois clubes ainda se enfrentam na penúltima rodada, em Newcastle.


Líder e vice-líder colidem na segundona

No GKIPA Championship, a segundona inglesa, líder e vice líder também duelaram, com o Bristol batendo fora de casa o Doncaster por 31 x 29. O Bristol já tinha vaga nas semifinais matematicamente assegurada, mas a derrota com bônus defensivo beneficiou o Doncaster, que também carimbou sua vaga no playoff com três rodadas para o fim. As outra vagas têm donos quase certos. O terceiro colocado Yorkshire Carnegie (em Leeds) venceu o quarto colocado Bedford Blues por 35 x 20 e, com isso, o Carnegie está a apenas 3 pontos (menos que uma vitória) da classificação matemática. Já Bedford não foi muito prejudicado, pois tem 8 pontos acima do quinto colocado Jersey.

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Saracens 36 x 18 Exeter Chiefs

Gloucester 12 x 17 Bath

Worcester Warriors 12 x 6 London Irish

Sale Sharks 27 x 20 Leicester Tigers

Newcastle Falcons 20 x 34 Wasps

Northampton Saints 29 x 23 Harlequins

 

ClubeCidadeJogosPontos
SaracensLondres2280
Exeter ChiefsExeter2274
WaspsCoventry2272
Leicester TigersLeicester2265
Northampton SaintsNorthampton2260
Sale SharksSalford2258
HarlequinsLondres2255
GloucesterGloucester2249
BathBath2248
Worcester WarriorsWorcester2235
Newcastle FalconsNewcastle2227
London IrishReading2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento

 

GKIPA Championship

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Jersey 22 x 20 London Scottish

Ealing 16 x 22 London Welsh

Cornish Pirates 32 x 0 Moseley

Rotherham Titans 22 x 14 Nottingham

Doncaster Knights 29 x 31 Bristol

Yorkshire Carnegie 35 x 20 Bedford Blues

 

ClubeCidadeJogosPontos
BristolBristol2295
Doncaster KnightsDoncaster2279
Yorkshire CarnegieLeeds2278
Bedford BluesBedford2264
London WelshLondres2258
JerseyJersey2257
NottinghamNottingham2256
London ScottishLondres2249
Cornish PiratesPenzance2248
Rotherham TitansRotherham2238
Ealing TrailfindersLondres2237
MoseleyBirmingham2226
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais;
- 12º lugar = rebaixamento