Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Copa Europeia de Rugby, a Champions Cup, chegou à sua terceira rodada neste fim de semana, com apenas Saracens, Munster e Wasps seguindo invictos. Na liderança dos grupos ainda tem Leinster e Clermont.
Os mesmos duelos serão disputados, com mandos invertidos, no próximo final de semana, com a quarta rodada.

 

Munster e Racing em caminhos opostos

- Continua depois da publicidade -

No Grupo 1, Munster e Racing, que têm um jogo a menos que os demais, estão em situações opostas. Os irlandeses lideram e seguem invictos, com duas vitórias em dois jogos, enquanto os franceses perderam novamente e não têm um ponto sequer na tabela.

 

O Munster deu a todos uma prova maiúscula de força vencendo o Leicester Tigers por arrebatadores 38 x 00, a maior derrotada na Copa Europeia da história do time inglês. O jogo começou com o Munster impondo dificuldades aos Tigers e arrancando quatro penais para Bleyendaal abrir 12 x 00. A pressão vermelha foi recompensada aos 35′, com Zebo recebendo maravilhoso passe para dentro e correndo para o try irlandês, abrindo 19 x 00. No segundo tempo, o domínio do Munster seguiu e o sul-africano Jaco Taute cravou mais dois tries em sequência, dos quais Leicester não se recuperou. Antes do fim, o scrum vermelho ainda garantiu o try de bônus com um penal try. Sem margem para erro.

 

O campeão francês Racing, por sua vez, recebeu em Paris os escoceses do Glasgow Warriors e sofreram um duro golpe em suas pretensões europeias: vitória escocesa por 23 x 14. O Racing largou sólido, com Imhoff fazendo o primeiro try logo aos 7′. Mas, o time do técnico Gregor Townsend estava com sede de sucesso e, depois de dois penais chutados por Russell, Alex Dunbar virou o placar com bela corrida, aos 29′. Os franceses caíram de rendimento e os escoceses deram as cartas no segundo tem, com o scrum-half Price fazendo o segundo try logo após o intervalo. A defesa dos Warriors foi poderosa no restante do jogo, Russell chutou mais um penal e o Racing só conseguiu furar a defesa visitante aos 72′, com Dan Carter dançando para cima da defesa de Glasgow. Mas, com pouco tempo sobrando para a virada.

 

Wasps assume a liderança no Grupo 2 na estreia de Kurtley Beale

No Grupo 2, os Wasps conquistaram uma vitória crucial em casa sobre o então líder Connacht, 32 x 17. E o jogo marcou uma estreia dos sonhos para o australiano Kurtley Beale, que fez seu primeiro jogo pelos Wasps e anotou seu primeiro try logo aos 6′. Mas, o dia era longo para Beale e ele recebeu amarelo pouco depois. Os irlandeses aproveitaram e reduziram aos 24′ com try de Marmion. Foi apenas no segundo tempo que os ingleses selariam a vitória, com tries de Hughes, Launchbury e Bassett, impondo-se na reta final do jogo.

 

Na Itália, o Toulouse se recuperou da má fase vencendo bem o Zebre por 36 x 06. Foram quatro tries franceses, sendo dois do jovem ponta Arthur Bonneval.

 


 

Saracens e Toulon prevalecem novamente

O único time com três vitórias até o momento na Champions Cup é o atual campeão Saracens. Desta vez, o “time a ser batido” atropelou o Sale Sharks em dérbi inglês, aplicando inquestionáveis 50 x 03 em Londres. Bosch, Maitland, no primeiro tempo, Jamie George, Wyles, Maitland de novo e Barrington marcaram os tries da tranquila vitória.

 

Na perseguição aos Sarries e bem na briga pela classificação está o Toulon, que perdeu apenas para os ingleses até aqui. O tricampeão europeu se impôs sobre os galeses do Scarlets nesse domingo, fazendo 31 x 20. Gorgodze, Halfpenny e Taofifenua fizeram os primeiros tries do clube francês ainda na primeira etapa, mostrando muita força física. Ken Owens reduziu com try aos 35′ para os galeses, mas a reação foi por água a baixo aos 52′, quando Guirado somou o quarto try rubronegro. Barclay ainda teve tempo para reduzir para os Scarlets e foi só.

 


 

Leinster e Montpellier abrem frente no Grupo 4

O Leinster vai muito bem na atual temporada da Champions Cup e atropelou o Northampton Saints na partida de abertura da rodada na sexta: 37 x 10, em solo inglês, em partida marcada pelo cartão vermelho de Dylan Hartley por agressão em Sean O’Brien no segundo tempo. Até então, o jogo estava parelho. Os irlandeses fizeram seu primeiro try no primeiro minuto, com Ringrose, em bela ação da linha. O placar só foi mexido depois com penais e os Saints chegaram ao try de empate no começo da segunda etapa, com Tuala. A resposta foi rápida, com penal de Nacewa e try de O’Brien, para depois Hartley estragar as chances de reação do time da casa. O’Loughlin, Gibson-Park e Nacewa puniram os ingleses com mais três tries, fechando a vitória irlandesa.

 

Em segundo lugar na chave está o Montpellier, que triunfou no dérbi francês batendo o Castres por 32 x 14, de forma heróica, jogando com um jogador a menos desde os 14′, após cartão vermelho para Davit Kubriachvili. O Castres logo se aproveitou da vantagem numérica com Grosso fazendo o primeiro try dos visitantes, mas o Montpellier cresceu e mostrou sua força em casa, comandao por François Steyn e se impondo com tries de Nagusa, Galletier, Mamukashvili e Nic White.

 


 

Clermont tropeça mas segue de pé

No Gruoo 5, a liderança é do Clermont, mesmo com a derrota desse sábado para o Ulster, na Irlanda do Norte, por 39 x 32. Foi um jogão, talvez o melhor da rodada, que rendeu dois bônus aos amarelos. Frenética, a partida começou com try do Clermont no primeiro ataque, com o fijiano Yato. A resposta foi imediata, com Luke Marshall achando o buraco para fazer o try do Ulster. A virada veio com estilo, aos 15′, com Pienaar desferindo chute cruzado para Tommy Bowe ganhar no ar e deixar em offload para Henderson, o homem do jogo, fazer o segundo try. O Clermont seguiu em ritmo elevado e, aos 30′, Spedding fez o segundo try amarelo, prontamente respondido aos 34′ com try de Paddy Jackson em linda jogada com os pés, colocando o placar do intervalo em 22 x 18 para os donos da casa. No segundo tempo, o Ulster largou melhor e chegou ao quarto try com um magnífico try de Piutau correndo após maul. O Clermont não estava morto e fez seu terceiro try aos 62′, com Abendanon, e conquistou dois bônus, ofensivo e defensivo, com try de Chouly, aos 73′, flertando com a vitória no fim.

 

No outro embate, o Exeter Chiefs sofreu duro golpe para suas ambições caindo em casa contra o Bordeaux. 13 x 07 para os franceses, que largaram atrás, com o scrum-half Jack Maunder fazendo o try inglês, mas viraram na segunda etapa, também com try de camisa 9, da sensação Baptiste Serin, e com penal de Lionel Beauxis.

 


 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Northampton Saints 10 x 37 Leinster

Ulster 39 x 32 Clermont

Zebre 06 x 36 Toulouse

Munster 38 x 00 Leicester Tigers

Racing 14 x 23 Glasgow Warriors

Saracens 50 x 03 Sale Sharks

Wasps 32 x 17 Connacht

Montpellier 32 x 14 Castres

Toulon 31 x 20 Scarlets

Exeter Chiefs 07 x 13 Bordeaux

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Foto: Munster x Leicester – IMPHO – EPCR