Saracens perde em casa e se complica na Premiership

ARTIGO COM VÍDEOS – A Premiership inglesa chegou à sua penúltima rodada com emoção. O Saracens perdeu uma grande chance de se garantir nas semifinais da Premiership ao perder para o Exeter Chiefs, seu concorrente direto para a vaga, e deixa de figurar entre os quatro primeiros colocados. Com a vitória os Chiefs igualam-se ao Saracens em número de pontos, mas o superam no critério de desempate. Bath ao vencer o Harlequins se garantiu nas semifinais assim como os Saints também já haviam feito na rodada anterior. O terceiro colocado, Leicester Tigers ainda não está garantido, mas saiu de campo com uma crucial vitória fora de casa sobre o Wasps, que ocupa o sexto lugar, cinco pontos abaixo de Saracens e Exeter, quase eliminado. Enquanto isso, o Sale Sharks venceu o Newcastle Falcons e se manteve na briga com o Wasps por um lugar na fase preliminar da Champions Cup, estando a quatro pontos do concorrente.

 

Na última rodada, o Saracens terá uma grande vantagem sobre o Leicester ao receber o London Welsh. Já o Leicester terá pela frente o clássico das East Midlands em casa contra o líder e arquirrival Northampton. Uma derrota poderá custar ao Tigers a classificação, já que o Wasps enfrenta fora de casa o eliminado London Irish e o Exeter Chiefs recebe o Sale Sharks, em jogo decisivo para ambos, mas talvez não tão duro quanto o desafio que tem o Leicester Tigers.

 

Northampton  e Bath asseguram semifinais em casa

As duas primeiras posições da Premiership não terão modificações na rodada final, uma vez que o líder Northampton Saints soma seis pontos a mais que o vice-líder Bath, que também soma seis pontos a mais que o terceiro colocado Leicester. O Northampton teve vida fácil na rodada, ao atropelar por 46 x 0 o lanterna London Welsh, que tem tudo para acabar a temporada sem vitória e com a pior campanha da história.

 

Já o Bath teve um jogo dificílimo fora de casa contra o eliminado Harlequins. Inspirado, Ugo Monye fez um dos dois tries dos Quins na primeira etapa, o outro sendo um penal try em maul, que deram a vantagem de 15 x 10 para os londrinos. Porém, Horacio Agulla e Leory Houston puseram o Bath em vantagem com dois tries antes da metade do segundo tempo. A reação londrina veio com o segundo try de Monye, aos 60′, mas, antes do fim, George Ford chutou o penal da virada e da vitória do Bath, dando o troco sobre o Harlequins com relação à sua eliminação no ano passado. 27 x 26.

Saracens caem, Leicester sobe

Nos dois grandes jogos da 21ª rodada, o Saracens e Wasps levaram a pior contra Exeter e Leicester.

 

Jogando em casa, o Saracens foi derrotado pelo Exeter Chiefs por 24 x 20 e se complicou na classificação. Os Sarries largaram na frente, com try de Ashton, após grande arrancada do hooker Jamie George. A resposta veio aos 17′ com try de Cowan-Dickie. O jogo seguiu a todo vapor e Wyles, aos 20′, arrancou pela ponta após lindo offload de Strettle para fazer o segundo try londrino. Contudo, de novo o pack dos Chiefs falou mais alto e Waldrom, aos 33′, fez o segundo try do time de Devon, empatando a peleja antes do intevalo.

 

No segundo tempo, as defesas falaram mais alto e o Saracens precisou de 13 minutos par fazer seus primeiros pontos, com penal de Farrell, para se colocar em vantagem. No fim, foi o pack do Exeter que deu as caras finais e o oitavo artilheiro Thomas Waldrom, primeiro colocado no ranking de maiores anotadores de tries a temporada, se tornou o forward com mais try em uma edição da Premiership, 16, cravando o try da vitória dos Chiefs. 24 x 20, grande vitória de Exeter, agora quarto colocado.

 

Em Coventry, o Wasps recebeu o Leicester Tigers, diante de mais de 32 mil torcedores, que foram assistir ao novo clássico das Midlands. E novamente foram os visitantes que levaram a melhor, com 26 x 21 para os Tigers. Os visitantes forem melhores no primeiro tempo e abriram 18 x 12, com Morris e Goneva fazendo os únicos tries do primeiro tempo para Leicester.

 

Os Wasps conseguiram apenas pontuar na base dos penais, com Andy Goode fechando o jogo com nada menos que sete penais certeiros. O time da casa chegou a se colocar em vantagem na segunda etapa, mas o try de Thompstone, aos 71′, selou a vitória dos Tigers.

Sale Sharks vive

 

A derrota do Wasps deu ainda alguma esperança ao Sale Sharks de chegar ao playoff qualificatório da Champions Cup, no qual o time inglês enfrentará um time do PRO12 e um time do Top 14 valendo a última vaga na competição máxima da Europa. Com o título do Gloucester na Challenge Cup, o sexto luagr da Premiership deixou de valer vaga direta na Champions Cup, ao passo que o sétimo lugar não dará mais direito ao qualificatório. Com isso em mente, os Sharks receberam o Newcastle Falcons, no clássico do norte, e venceram por 34 x 28. Foram 4 tries preciosos, com Cusiter, Cueto (em seu último jogo em casa por Sale, já prestes a se aposentar), Tuitupou e Seymour.

 

Enquanto isso, o Gloucester venceu por 35 x 13 o London Irish, em jogo que não valia mais nada.


Bristol e Worcester na final do Championship

Pela segunda divisão inglesa, deu o óbvio nos jogos de volta das semifinais. O Bristol se impôs sobre o Rotherham Titans, 24 x 16, enquanto o Wrocester derrotou o London Scottish, 38 x 15. Com isso, deu a lógica e os dois favoritos à promoção duelarão na finalíssimo, também em dois jogos.

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Harlequins 26 x 27 Bath, em Londres

Sale Sharks 34 x 28 Newcastle Falcons, em Salford

Gloucester 35 x 13 London Irish, em Gloucester

Northampton Saints 46 x 0 London Welsh, em Northampton

Wasps 21 x 26 Leicester Tigers, em Coventry

Saracens 20 x 24 Exeter Chiefs, em Londres

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Northampton Saints Northampton 22 76
Bath Bath 22 75
Leicester Tigers Leicester 22 68
Saracens Londres 22 68
Exeter Chiefs Exeter 22 68
Wasps Coventry 22 61
Sale Sharks Salford 22 54
Harlequins Londres 22 49
Gloucester Gloucester 22 48
London Irish Reading 22 40
Newcastle Falcons Newcastle 22 34
London Welsh Oxford 22 01

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
– 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
– 7º lugar = classificação à fase preliminar da Champions Cup;
– 12º lugar = rebaixamento

 

GreeneKingIPAChampionshipLogo

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Semifinais – jogos de volta

Rotherham Titans 16 x 24 Bristol, em Rotherham

Worcester Warriors 38 x 15 London Scottish, em Worcester

 

Final – ida e volta (dias 20 e 27 de maio)

Bristol x Worcester Warriors

 

 

 

 

Comentários