Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Premiership inglesa chegou à sua penúltima rodada com emoção. O Saracens perdeu uma grande chance de se garantir nas semifinais da Premiership ao perder para o Exeter Chiefs, seu concorrente direto para a vaga, e deixa de figurar entre os quatro primeiros colocados. Com a vitória os Chiefs igualam-se ao Saracens em número de pontos, mas o superam no critério de desempate. Bath ao vencer o Harlequins se garantiu nas semifinais assim como os Saints também já haviam feito na rodada anterior. O terceiro colocado, Leicester Tigers ainda não está garantido, mas saiu de campo com uma crucial vitória fora de casa sobre o Wasps, que ocupa o sexto lugar, cinco pontos abaixo de Saracens e Exeter, quase eliminado. Enquanto isso, o Sale Sharks venceu o Newcastle Falcons e se manteve na briga com o Wasps por um lugar na fase preliminar da Champions Cup, estando a quatro pontos do concorrente.

 

Na última rodada, o Saracens terá uma grande vantagem sobre o Leicester ao receber o London Welsh. Já o Leicester terá pela frente o clássico das East Midlands em casa contra o líder e arquirrival Northampton. Uma derrota poderá custar ao Tigers a classificação, já que o Wasps enfrenta fora de casa o eliminado London Irish e o Exeter Chiefs recebe o Sale Sharks, em jogo decisivo para ambos, mas talvez não tão duro quanto o desafio que tem o Leicester Tigers.

- Continua depois da publicidade -

 

Northampton  e Bath asseguram semifinais em casa

As duas primeiras posições da Premiership não terão modificações na rodada final, uma vez que o líder Northampton Saints soma seis pontos a mais que o vice-líder Bath, que também soma seis pontos a mais que o terceiro colocado Leicester. O Northampton teve vida fácil na rodada, ao atropelar por 46 x 0 o lanterna London Welsh, que tem tudo para acabar a temporada sem vitória e com a pior campanha da história.

 

Já o Bath teve um jogo dificílimo fora de casa contra o eliminado Harlequins. Inspirado, Ugo Monye fez um dos dois tries dos Quins na primeira etapa, o outro sendo um penal try em maul, que deram a vantagem de 15 x 10 para os londrinos. Porém, Horacio Agulla e Leory Houston puseram o Bath em vantagem com dois tries antes da metade do segundo tempo. A reação londrina veio com o segundo try de Monye, aos 60′, mas, antes do fim, George Ford chutou o penal da virada e da vitória do Bath, dando o troco sobre o Harlequins com relação à sua eliminação no ano passado. 27 x 26.

Saracens caem, Leicester sobe

Nos dois grandes jogos da 21ª rodada, o Saracens e Wasps levaram a pior contra Exeter e Leicester.

 

Jogando em casa, o Saracens foi derrotado pelo Exeter Chiefs por 24 x 20 e se complicou na classificação. Os Sarries largaram na frente, com try de Ashton, após grande arrancada do hooker Jamie George. A resposta veio aos 17′ com try de Cowan-Dickie. O jogo seguiu a todo vapor e Wyles, aos 20′, arrancou pela ponta após lindo offload de Strettle para fazer o segundo try londrino. Contudo, de novo o pack dos Chiefs falou mais alto e Waldrom, aos 33′, fez o segundo try do time de Devon, empatando a peleja antes do intevalo.

 

No segundo tempo, as defesas falaram mais alto e o Saracens precisou de 13 minutos par fazer seus primeiros pontos, com penal de Farrell, para se colocar em vantagem. No fim, foi o pack do Exeter que deu as caras finais e o oitavo artilheiro Thomas Waldrom, primeiro colocado no ranking de maiores anotadores de tries a temporada, se tornou o forward com mais try em uma edição da Premiership, 16, cravando o try da vitória dos Chiefs. 24 x 20, grande vitória de Exeter, agora quarto colocado.

 

Em Coventry, o Wasps recebeu o Leicester Tigers, diante de mais de 32 mil torcedores, que foram assistir ao novo clássico das Midlands. E novamente foram os visitantes que levaram a melhor, com 26 x 21 para os Tigers. Os visitantes forem melhores no primeiro tempo e abriram 18 x 12, com Morris e Goneva fazendo os únicos tries do primeiro tempo para Leicester.

 

Os Wasps conseguiram apenas pontuar na base dos penais, com Andy Goode fechando o jogo com nada menos que sete penais certeiros. O time da casa chegou a se colocar em vantagem na segunda etapa, mas o try de Thompstone, aos 71′, selou a vitória dos Tigers.

Sale Sharks vive

 

A derrota do Wasps deu ainda alguma esperança ao Sale Sharks de chegar ao playoff qualificatório da Champions Cup, no qual o time inglês enfrentará um time do PRO12 e um time do Top 14 valendo a última vaga na competição máxima da Europa. Com o título do Gloucester na Challenge Cup, o sexto luagr da Premiership deixou de valer vaga direta na Champions Cup, ao passo que o sétimo lugar não dará mais direito ao qualificatório. Com isso em mente, os Sharks receberam o Newcastle Falcons, no clássico do norte, e venceram por 34 x 28. Foram 4 tries preciosos, com Cusiter, Cueto (em seu último jogo em casa por Sale, já prestes a se aposentar), Tuitupou e Seymour.

 

Enquanto isso, o Gloucester venceu por 35 x 13 o London Irish, em jogo que não valia mais nada.


Bristol e Worcester na final do Championship

Pela segunda divisão inglesa, deu o óbvio nos jogos de volta das semifinais. O Bristol se impôs sobre o Rotherham Titans, 24 x 16, enquanto o Wrocester derrotou o London Scottish, 38 x 15. Com isso, deu a lógica e os dois favoritos à promoção duelarão na finalíssimo, também em dois jogos.

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Harlequins 26 x 27 Bath, em Londres

Sale Sharks 34 x 28 Newcastle Falcons, em Salford

Gloucester 35 x 13 London Irish, em Gloucester

Northampton Saints 46 x 0 London Welsh, em Northampton

Wasps 21 x 26 Leicester Tigers, em Coventry

Saracens 20 x 24 Exeter Chiefs, em Londres

 

ClubeCidadeJogosPontos
Northampton SaintsNorthampton2276
BathBath2275
Leicester TigersLeicester2268
SaracensLondres2268
Exeter ChiefsExeter2268
WaspsCoventry2261
Sale SharksSalford2254
HarlequinsLondres2249
GloucesterGloucester2248
London IrishReading2240
Newcastle FalconsNewcastle2234
London WelshOxford2201
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à fase preliminar da Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento

 

GreeneKingIPAChampionshipLogo

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Semifinais – jogos de volta

Rotherham Titans 16 x 24 Bristol, em Rotherham

Worcester Warriors 38 x 15 London Scottish, em Worcester

 

Final – ida e volta (dias 20 e 27 de maio)

Bristol x Worcester Warriors