Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12, a Liga Celta, viveu suas semifinais entre sexta e sábado com delos entre irlandeses e galeses. E uma grande zebra assolou a competição logo na largada do mata-mata: jogando em casa, o poderoso Leinster caiu diante do ascendente Scarlets, que agora partirá em busca de seu segundo título na história da liga, o primeiro desde 2004. 27 x 15 em Dublin, na sexta. Depois, no sábado, o Munster fez seu dever de casa e despachou o Ospreys por 23 x 03, seguindo na perseguição de primeiro título do PRO12 desde 2011 e o quarto na história – o que igualaria o Munster a Leinster e Ospreys como os maiores campeões da competição.

 

Lotando a RDS Arena, o torcedor do Leinster não poderia prever um jogo tão apático de sua equipe diante do Scarlets. A partida começou com os visitantes partindo para cima e mostrando seu característico jogo ofensivo de mãos. O primeiro try não tardou saindo aos 9′ pelas mãos do ponta Steffan Evans, após grande corrida do escocês John Barclay. O Leinster logo passou a controlar as ações e a pressionar, mas o try de resposta saiu apenas aos 24′, com Ringrose, recebendo offload de Conan. Porém, os galeses não se intimidaram e, aos 26′, Aaron Shingler achou o buraco na defesa irlandesa para guardar o segundo try dos vermelhos. E, logo na sequência, aos 30′, o scrum-half Gareth Davies finalizou linda jogada de mãos do time de Llanelli, cravando o terceiro try para abrir 21 x 10.

- Continua depois da publicidade -

 

Entretanto, tudo parecia virar a favor do Leinster aos 38′, quando Steffan Evans deu tackle perigoso em Ringrose e recebeu cartão vermelho. O time de Dublin tinha tudo para reverter a desvantagem no segundo tempo. Mas, não foi o que ocorreu. O Scarlets mostrou uma defesa heroica e fechou os espaços dos irlandeses, que viram os minutos fugiram e o desespero chegar. Somente aos 64′, Jack Conan marcou o try que recolocou o Leinster no páreo, após jogada inteligente de Isa Nacewa. Contudo, os galeses seguiram fortes mentalmente e nos minutos derradeiros ainda capitalizaram sobre o desespero irlandês, guardando dois penais com Rhys Patchell para selarem o triunfo histórico de 27 x 15.

 

No sábado, o Munster entrou em campo contra o Ospreys vacinado. Os irlandeses se impuseram na segunda partida das semifinais, em jogo duro, mas sem sustos para a agremiação de Limerick. Os galeses até inauguraram o marcador, com penal aos 8′ de Dan Biggar. Mas, depois de controlarem as ações e terem um try invalidade pelo TMO, os donos da casa foram recompensados. Aos 26′, Francis Saili marcou o primeiro try do jogo para o Munster, levando a partida ao intervalo em 8 x 3. O domínio territorial do Munster seguiu, mas o Ospreys manteve suas chances com grande defesa. Foi somente aos 61′ que Simon Zebo completou boa jogada de mãos para fazer o segundo try do jogo e praticamente liquidar com as esperanças galesas. No fim, ainda houve tempo para Conway fazer o terceiro try do Munster. 23 x 03, números finais no Thomond Park.

 

Agora, Scarlets e Munster se enfrentarão sábado, dia 27, na Irlanda, no Aviva Stadium, em Dublin, que será pintado certamente de vermelho.

 

Leinster1527

Leinster x Scarlets, em Dublin

 

Munster copy2303

Munster 23 x 03 Ospreys, em Limerick

 

Final

Munster copy

Dia 27/05 – 14h15 – Scarlets x Munster, em Dublin

*Horário de Brasília

 

Foto: Scarlets