Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12  tem um novo líder após sete rodadas: o Connacht. O pequeno irlandês é a sensação da competição neste início, tendo superado na sétima rodada o lanterna Treviso e contado com a primeira derrota do até então invicto Scarlets, que sucumbiu diante do agora fortalecido Leinster, que começa a reagir após o início titubeante quando não tinha seus principais jogadores. A Liga Ítalo-Celta enfim pegou fogo!

 

Irlandeses perfeitos

- Continua depois da publicidade -

Após seis rodadas do PRO12, os galeses do Scarlets eram os únicos invictos, mas a grande campanha do time de Llanelli enfim foi abalada em sua visita à Dublin para enfrentar o temível Leinster. O começo da peleja foi inspirador para os visitantes, com Hadleigh Parkes e Gareth Owens cruzando o in-goal na primeira etapa para dar a vantagem ao Scarlets. Porém, com Ian Madigan focado nos arremates a gol, os irlandeses se mantiveram no páreo e Mike Ross fez o try da virada para o Leinster no começo da segunda etapa. A defesa irlandesa deu conta dos últimos 30 minutos de jogo, provando-se impenetrável e impedindo os galeses de pontuarem na segunda etapa para fechar o jogo em 19 x 14 para os azuis.

 

A derrota galesa permitiu que o Connacht se erguesse na liderança com uma vitória esperado sobre o lanterna Benetton Treviso. 33 x 19 foi o placar final, após um escasso primeiro tempo encerrado em 9 x 5 para os irlandeses. Rob Henshaw liderou a esquadra de Galway na segunda etapa. Com um try do centro e outros dois de Tom McCartney e Matt Healy o Connacht chegou à quinta vitória seguida.

 

Quem também se aproveitou da derrota do Scarlets foi o Munster, que subiu para o segundo lugar vencendo na Escócia o Edinburgh. Viliami Helu, para os escoceses, e John Ryan, para os irlandeses, fizeram os únicos tries da partida, mas no fim os irlandeses garantiram com outros três penais de Ian Keatley. Aos 77′, Edinburgh teve a chance da vitória, mas o drop goal de Hildalgo-Clyne foi bloqueado.

 

O fim de semana perfeito para os irlandeses se completou com a vitória fora de casa do Ulster sobre o Dragons. 19 x 12, com Paul Marshall fazendo o único try da partida a favor do time da Irlanda do Norte, pondo fim à sua série sem vitórias fora de casa.

 

Glasgow e Ospreys avançam

Semifinalistas na temporada passada, Glasgow e Ospreys venceram e subiram na classificação. Glasgow teve um jogo emocionante fora de casa contra o Cardiff Blues e emergiu vitorioso em grande apresentação de Finn Russell, voltando à ação. Mas, quem primeiro cruzou o in-goal na partida foi o fijiano Leone Nakarawa. Gavin Evans deu o troco para os Blues logo depois, mas Naiyaravoro fez antes do intervalo o segundo try dos Warriors, que só não os deixou na frente por conta dos pés calibrados de Rhys Patchell. 17 x 15.

 

Patchell seguiu perfeito no segundo tempo punindo os Warriors pelo seguidos penais, mas os escoceses cresceram no fim e Ryan Grant, aos 68′, e Jonny Gray, aos 73′, romperam a defesa galesa para dar a vitória aos atuais campeões. 35 x 30.

 




 

Já o Ospreys teve tarefa mais simples, derrotando o Zebre em casa por 36 x 3. Com a vitória de seis tries, o time de Swansea enfim respirou na classificação.

 


 

Rovigo cai e deixa Calvisano se igualar na liderança do Eccellenza

No Campeonato Italiano, o líder Rovigo conheceu sua primeira derrota, sendo o último invicto a sucumbir. Derrota no clássico do Vêneto contra Mogliano, 23 x 22. O insucesso do Rovigo permitiu a Calvisano se igualar na liderança do Eccellenza ao vencer a Lazio fora de casa. Na cola dos dois está o Petrarca Padova, que venceu o outro dérbi vêneto da rodada contra o San Donà.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Connacht 33 x 19 Benetton Treviso

Leinster 19 x 15 Scarlets

Ospreys 36 x 3 Zebre

Cardiff Blues 30 x 35 Glasgow Warriors

Edinburgh 14 x 16 Munster

Dragons 12 x 19 Ulster

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

L’Aquila 16 x 33 Fiamme Oro

Petrarca Padova 39 x 18 San Donà

Mogliano 23 x 22 Rovigo

Viadana 45 x 0 Lyons Piacenza

Lazio 11 x 14 Calvisano

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento