Scarlets perde e Connacht é o novo líder do PRO12

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12  tem um novo líder após sete rodadas: o Connacht. O pequeno irlandês é a sensação da competição neste início, tendo superado na sétima rodada o lanterna Treviso e contado com a primeira derrota do até então invicto Scarlets, que sucumbiu diante do agora fortalecido Leinster, que começa a reagir após o início titubeante quando não tinha seus principais jogadores. A Liga Ítalo-Celta enfim pegou fogo!

 

Irlandeses perfeitos

Após seis rodadas do PRO12, os galeses do Scarlets eram os únicos invictos, mas a grande campanha do time de Llanelli enfim foi abalada em sua visita à Dublin para enfrentar o temível Leinster. O começo da peleja foi inspirador para os visitantes, com Hadleigh Parkes e Gareth Owens cruzando o in-goal na primeira etapa para dar a vantagem ao Scarlets. Porém, com Ian Madigan focado nos arremates a gol, os irlandeses se mantiveram no páreo e Mike Ross fez o try da virada para o Leinster no começo da segunda etapa. A defesa irlandesa deu conta dos últimos 30 minutos de jogo, provando-se impenetrável e impedindo os galeses de pontuarem na segunda etapa para fechar o jogo em 19 x 14 para os azuis.

 

A derrota galesa permitiu que o Connacht se erguesse na liderança com uma vitória esperado sobre o lanterna Benetton Treviso. 33 x 19 foi o placar final, após um escasso primeiro tempo encerrado em 9 x 5 para os irlandeses. Rob Henshaw liderou a esquadra de Galway na segunda etapa. Com um try do centro e outros dois de Tom McCartney e Matt Healy o Connacht chegou à quinta vitória seguida.

 

Quem também se aproveitou da derrota do Scarlets foi o Munster, que subiu para o segundo lugar vencendo na Escócia o Edinburgh. Viliami Helu, para os escoceses, e John Ryan, para os irlandeses, fizeram os únicos tries da partida, mas no fim os irlandeses garantiram com outros três penais de Ian Keatley. Aos 77′, Edinburgh teve a chance da vitória, mas o drop goal de Hildalgo-Clyne foi bloqueado.

 

O fim de semana perfeito para os irlandeses se completou com a vitória fora de casa do Ulster sobre o Dragons. 19 x 12, com Paul Marshall fazendo o único try da partida a favor do time da Irlanda do Norte, pondo fim à sua série sem vitórias fora de casa.

 

Glasgow e Ospreys avançam

Semifinalistas na temporada passada, Glasgow e Ospreys venceram e subiram na classificação. Glasgow teve um jogo emocionante fora de casa contra o Cardiff Blues e emergiu vitorioso em grande apresentação de Finn Russell, voltando à ação. Mas, quem primeiro cruzou o in-goal na partida foi o fijiano Leone Nakarawa. Gavin Evans deu o troco para os Blues logo depois, mas Naiyaravoro fez antes do intervalo o segundo try dos Warriors, que só não os deixou na frente por conta dos pés calibrados de Rhys Patchell. 17 x 15.

 

Patchell seguiu perfeito no segundo tempo punindo os Warriors pelo seguidos penais, mas os escoceses cresceram no fim e Ryan Grant, aos 68′, e Jonny Gray, aos 73′, romperam a defesa galesa para dar a vitória aos atuais campeões. 35 x 30.

 




 

Já o Ospreys teve tarefa mais simples, derrotando o Zebre em casa por 36 x 3. Com a vitória de seis tries, o time de Swansea enfim respirou na classificação.

 


 

Rovigo cai e deixa Calvisano se igualar na liderança do Eccellenza

No Campeonato Italiano, o líder Rovigo conheceu sua primeira derrota, sendo o último invicto a sucumbir. Derrota no clássico do Vêneto contra Mogliano, 23 x 22. O insucesso do Rovigo permitiu a Calvisano se igualar na liderança do Eccellenza ao vencer a Lazio fora de casa. Na cola dos dois está o Petrarca Padova, que venceu o outro dérbi vêneto da rodada contra o San Donà.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Connacht 33 x 19 Benetton Treviso

Leinster 19 x 15 Scarlets

Ospreys 36 x 3 Zebre

Cardiff Blues 30 x 35 Glasgow Warriors

Edinburgh 14 x 16 Munster

Dragons 12 x 19 Ulster

 

Clube País Cidade Jogos Pontos
Leinster Irlanda Dublin 22 73
Connacht Irlanda Galway 22 73
Glasgow Warriors Escócia Glasgow 22 72
Ulster Irlanda Belfast 22 69
Scarlets Gales Llanelli 22 63
Munster Irlanda Limerick/Cork 22 63
Cardiff Blues Gales Cardiff 22 56
Ospreys Gales Swansea 22 55
Edinburgh Escócia Edimburgo 22 54
Dragons Gales Newport 22 26
Zebre Itália Parma 22 24
Benetton Treviso Itália Treviso 22 20

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º, 6º e 7º lugares – classificação à Champions Cup;
– Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

L’Aquila 16 x 33 Fiamme Oro

Petrarca Padova 39 x 18 San Donà

Mogliano 23 x 22 Rovigo

Viadana 45 x 0 Lyons Piacenza

Lazio 11 x 14 Calvisano

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Rovigo Rovigo 18 75
Calvisano Calvisano 18 72
Petrarca Padova 18 58
Mogliano Mogliano 18 56
Viadana Viadana 18 43
San Donà San Donà 18 43
Fiamme Oro Roma 18 40
Lazio Roma 18 25
Lyons Piacenza 18 14
L’Aquila L’Aquila 18 09

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais;
– 10º lugar – Rebaixamento

Comentários