Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – A Champions Cup chegou à reta final de sua fase de grupos. Nesse fim de semana, a principal competição europeia chegou à sua quarta rodada, com os clubes ingleses liderando três dos cinco grupos (Saracens, no Grupo 1, Leicester, no Grupo 4, e Wasps, no Grupo 5). Mas, quem brilhou desta vez foram os gigantes franceses Clermont e Toulon, que conquistaram preciosas vitórias e seguiram com tudo na briga pelas vagas na próxima fase. A decepção, por outro lado, segue sendo o rugby irlandês, com Munster e Leinster fazendo péssimas campanhas.

 

A Champions Cup retorna nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, com as disputas das partidas adiadas das primeiras duas rodadas, por conta dos atentados a Paris.

- Continua depois da publicidade -

 

Saracens segue invicto e Toulouse praticamente se despede

O Saracens manteve sua campanha quase perfeita no Grupo 1 ao atropelar o praticamente eliminado Oyonnax, 55 x 13. Em Londres, os ingleses não tomaram conhecimento dos franceses e fizeram 8 tries, com Chris Ashton anotando um hat-trick (3 tries no jogo).

 

Na França, o Toulouse jogou sua vida contra o Ulster, mas não resistiu à pressão e está quase fora da competição europeia, em uma das piores campanhas de sua história. Nem mesmo a camisa com um morcego estampado ajudou o maior campeão da Europa a se reerguer e quem falou mais alto foram os visitantes, que seguem como os melhores irlandeses no torneio. 25 x 23, com Ruan Pienaar fazendo o único try do primeiro tempo e Andrew Trimble e Luke Marshall (em grande exibição) cruzando o in-goal na segunda etapa para definir a vitória do Ulster. Aos 78′, Picamoles ainda fez um try para dar esperança aos Toulousain, mas era tarde demais.

 

O Ulster irá a Oyonnax no dia 10, para partida adiada da primeira rodada, de olho em reduzir os 10 pontos que o separam do Saracens.

 



 

Clermont ressurge no Grupo 2

Jogando em casa, o bi-vice-campeão europeu Clermont se levantou da derrota da semana passada fazendo uma partida impecável diante do Exeter Chiefs, para derrubar de vez a zebra inglesa. Inspirados, apesar dos três amarelos recebidos, os Vulcões explodiram para cinco tries, praticando um jogo aberto e ofensivo e dominando os ingleses por completo. David Strettle, Lapandry, Fritz Lee, Vahaamahina e Jonathan Davies cruzaram o in-goal para o Clermont, fechando o marcador em 42 x 10.

 

Com a derrota, Exeter perdeu a liderança, mas ela está agora nas mãos dos galeses do Ospreys, que caíram diante do Bordeaux na França, mas somaram dois pontos bônus suficientes para assegurarem e liderança e embolarem por completo o grupo. O Bordeaux sabia que o embate com os galeses era sua última chance de seguir vivo na competição, e não decepcionou. O centro Julian Rey fez um try relâmpago logo a 1′, mas Justin Tipuric deu o troco ao Ospreys dois minutos depois, incendiando a peleja. Mas, com muita força no breakdown, os franceses cresceram antes do intervalo e acharam mais dois tries, com Berend Botha e Sofiane Guitoune. Porém, Eli Walker voou no começa do segundo tempo para deixar o Ospreys colado no marcador. E o Bordeaux na sequência foi reduzido a 14 homens, mas os galeses desperdiçaram inúmeras oportunidades e, já recompostos, os donos da casa cruzaram o in-goal aos 64′, com Lesgourgues, parecendo matar o jogo. Ledo engano e, 68′, Alun-Wyn Jones cravou o terceiro try galês, ao passo que Dan Biggar, aos 74′, fez o precioso quarto try, em bela intercepção, que deixou os visitantes a 3 pontos do empate. Mas, o Bordeaux resistiu à pressão e deu números finais chutando um penal aos 83′. 33 x 27, que deixaram o grupo com somente 6 pontos de diferença entre o líder Ospreys e o lanterna Bordeaux.

 

No dia 8, o Bordeaux recebe o Clermont, em jogo adiado da primeira rodada.

 

 

Racing arranca empate no exterior e segue invicto

O Grupo 3 viveu dois jogos sem tries na quarta rodada, que foram bons para o Racing, da França, que segue invicto na liderança da chave. Os franceses foram a Northampton e empataram em 9 x 9 com os Saints na sexta-feira, em jogo de poucas emoções, que provaram a força do pack parisiense. Dan Carter chutou os 3 penais para o Racing, enquanto Myler fez os 9 pontos ingleses.

 

Já em Gales, o Scarlets deu adeus às suas chances na competição com derrota em casa para os escoceses do Glasgow Warriors, que ainda sobrevivem, 3 pontos atrás do Racing e apenas 2 atrás dos Saints, mas com um jogo a menos que os ingleses (justamente seu duelo com os franceses, que ocorrerá no próximo dia 9). Em Llanelli, os Warriors fizeram seu 100º jogo na Copa Europeia e venceram por 9 x 6, com Finn Russell chutando 3 penais precisos.

 


 

Leicester segue invicto e afunda Munster

Jogando em casa, o Leicester Tigers manteve sua invencibilidade no torneio com uma ótima vitória sobre o Munster, 17 x 6. Ian Keatley abriu o marcador para irlandeses com penal aos 6′, mas Ed Slater, com try aos 23′, e Freddie Burns, com penals aos 36′, abriram a vantagem aos ingleses. O Munster seguiu no páreo no segundo tempo, pressionando os Tigers, mas o golpe fatal veio no fim da partida. O neozelandês Francis Saili roubou a bola no campo de defesa e correu 80 metros para quase fazer o try do Munster, mas foi alcançado na hora da definição pelo tonganês Telusa Veainu de forma especular. E, pouco depois, o fijiano Goneva recebeu de Peter Betham e rompeu a cansada defesa vermelha para o try da vitória do Leicester.

 

O Stade Français segue na cola dos Tigers após mais uma vitória tranquila sobre os italianos do Treviso. 40 x 14 em Paris, com direito a 6 tries. No dia 9, os parisienses recebem o Munster e precisam da vitória para encostarem no Leicester na luta pelo primeiro lugar.

 


 

Toulon e Wasps se erguem

O Grupo 5 segue espetacular e com um duelo particular entre Wasps e Toulon se desenhando. O Wasps voltou a enfrentar seu rival inglês Bath, após ter sido derrotado pelo compatriota na semana passada em casa. Mas, jogando em Bath, os Wasps conquistaram uma crucial vitória bonificada fora de casa, dando um banho de água fria no Bath. 36 x 10, de virada. Rokoduguni fez o primeiro try do jogo para o Bath, aos 9′, mas antes do intervalo os visitantes virariam o marcador, com tries de Eliot Daly e Jimmy Gopperth. O Bath não conseguia criar e os Wasps cresceram no segundo tempo, fechando a conta com drop goal de Daly, aos 69′, e try de Alapati Leiua, aos 73′.

 

No outro duelo, o Toulon foi à Irlanda e impôs dura derrota ao Leinster, que vive sua pior temporada na Copa Europeia em sua história. Mesmo oas quase 45 mil torcedores não conseguiram empurrar os irlandeses à vitória. O Leinster fez o primeiro try, aos 17′, com um penal try arrancado em maul devastador. Mas o veterano Juan Smith, aos 27′, rompeu a defesa após boa ação de Bastareaud. Sexton manteve o Leinster em vantagem com dois penais antes do intervalo, mas o segundo tempo foi nulo da parte azul. O Toulon encostou com um penal try, aos 57′, dando o troco na mesma moeda do try irlandês, e Etrillard, aos 64′, em mais um maul, virou o placar para os franceses. No fim, Tom Taylor ainda chutou o último penal, assegurando o triunfo tão necessário para os campeões de 2013, 2014 e 2015.

 

No dia 10, o Toulon visitará o Bath , em jogo adiado, e poderá reduzir para até 1 ponto sua desvantagem para os Wasps, ao passo que o Bath joga sua vida na partida.

 

 

champions cup logo

Rugby Champions Cup 2015-16 – Copa Europeia de Rugby

Grupo 1

Saracens 55 x 13 Oyonnax, em Londres

Toulouse 23 x 25 Ulster, em Toulouse

 

Grupo 2

Clermont 42 x 10 Exeter Chiefs, em Clermont-Ferrand

Bordeaux 33 x 27 Ospreys, em Bordeaux

 

Grupo 3

Northampton Saints 9 x 9 Racing, em Northampton

Scarlets 6 x 9 Glasgow Warriors, em Llanelli

 

Grupo 4

Stade Français 40 x 14 Benetton Treviso, em Paris

Leicester Tigers 17 x 6 Munster, em Leicester

 

Grupo 5

Bath 10 x 36 Wasps, em Bath

Leinster 16 x 20 Toulon, em Dublin

 

ClubePJVED4+7-PPPCSP
Engenharia Mack3066006023573162
Unip2364025219513164
Direito Mack2164024114310637
Puc16630331124144-20
Maua1162042115313221
Pacto Mack651041163104-41
Ufabc050050035237-202