Tempo de leitura: 2 minutos

Caiu uma tradição que parecia imutável. Hoje, o Six Nations anunciou que pela primeira vez em sua história mudará o sistema de pontuação.

 

Até então, a mais importante competição europeia, fundada em 1883, conferia 2 pontos à vitória, 1 ponto ao empate e 0 à derrota, não tendo o sistema de pontos bônus. A partir de 2017, o Six Nations funcionará como a Copa do Mundo e outros grandes torneios, adotando o sistema tradicional de ponto bônus. Serão conferidos:

- Continua depois da publicidade -

 

  • – 4 pontos à vitória;
  • – 2 pontos ao empate;
  • – 1 pontos à derrota por 7 ou menos pontos de diferença;
  • – 0 pontos à derrota por 8 ou mais pontos de diferença;
  • – 1 ponto a mais para quem marcar 4 ou mais tries na partida;

 

A grande diferença com relação aos demais torneios é que o Six Nations ainda dará 3 pontos a mais na classificação para a equipe que tiver vencido todos os seus cinco jogos, isto é, para quem tiver conquistado o chamado Grand Slam, dado à equipe que vence todas as suas partidas.

 

O motivo da medida é evitar que uma equipe conquiste o Grand Slam mas não conquiste o título do campeonato. Isso poderia por conta do sistema de bônus, já que uma equipe poderia vencer os cinco jogos, mas sem somar bônus, enquanto uma equipe que tivesse perdido uma partida mas conquistado vitórias bonificadas nas demais, encerrando o torneio em primeiro lugar. Para exemplificar:

  • – 5 vitórias sem bônus = 20 pontos;
  • – 4 vitórias bonificadas e 1 derrota com bônus = 21 pontos (1 bônus) ou 22 pontos (2 bônus, possível em caso de derrota fazendo 4 tries, contra 3 tries, do time vencedor, por exemplo);

 

Assim, os 3 pontos extras pelo Grand Slam garantem o título para quem tiver vencido todos os seus jogos.

 

O sistema novo de pontuação será usado em todos os três torneios do Six Nations (o masculino, o feminino e o M20), mas ainda estará em teste e só será feito permanente em 2018, caso seja considerado um sucesso.