Tempo de leitura: 2 minutos

Foi confirmado hoje que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Rugby de 2019 acontecerá em maio de 2017. O sorteio, como é de costume na Copa do Mundo de Rugby, ocorrerá sem que todos os classificados tenham sido conhecidos, uma vez que em maio do ano que vem apenas estarão confirmados no torneio as 12 seleções classificadas por terem terminado como as 12 melhores da Copa do Mundo de 2015.

 

Com isso, já estão garantidas na Copa do Mundo de 2019: Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, Gales, Escócia, Irlanda, França, Inglaterra, Itália, Geórgia e Japão. As demais oito vagas serão divididas da seguinte forma:

- Continua depois da publicidade -

 

  • – 2 vagas para a Oceania;
  • – 2 vagas para as Américas;
  • – 1 vaga para a África;
  • – 1 vaga para a Europa;
  • – 2 vagas de Repescagem, sendo elas:
    • – Repescagem 1: duelo entre o 2º colocado da Europa e o 3º colocado da Oceania;
    • – Repescagem 2: mata-mata entre o Perdedor da Repescagem 1, o 1º colocado da Ásia, o 2º colocado da África e o 3º colocado das Américas;

 

No sorteio, as seleções vagas para as equipes que disputam as Eliminatórias entrarão com o nome das vagas que representam, isto é, África 1, Américas 1, Américas 2, Europa 1, Oceania 1, Oceania 2, Repescagem 1 e Repescagem 2. O Ranking Mundial será usado para definir em qual pote cada uma das 12 seleções já classificadas estará para o sorteio.

 

Como o Brasil poderá se classificar?

Em 2017, o Campeonato Sul-Americano da primeira divisão valerá como parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. O campeão da competição garantirá vaga para enfrentar em 2018 o perdedor do duelo entre Canadá e Estados Unidos, valendo a vaga na Copa do Mundo na condição de “Américas 2”, uma vez que a vaga como “Américas 1” será destinada ao vencedor do confronto entre Canadá e Estados Unidos. A Argentina, já classificada para 2019, não participa das Eliminatórias.

 

A equipe derrotada no duelo entre o campeão sul-americano e o perdedor de Canadá x EUA terá uma segunda chance, avançando ainda em 2018 para a disputa da Repescagem Mundial.

 

Na América do Sul, as Eliminatórias começarão já neste ano, em outubro, com as disputas do Sul-Americano B entre Peru, Colômbia e Venezuela (o quarto participante do Sul-Americano B, o vencedor da repescagem entre Equador ou Guatemala, não terá seus jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, pois nenhum dos dois países é filiado ao World Rugby). A equipe que vencer o Sul-Americano B enfrentará o campeão do Rugby Americas North Championship deste ano, que já está em andamento, envolvendo Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados, Jamaica, Ilhas Cayman, Bermuda, Bahamas e México. O vencedor desse duelo irá encarar em novembro o Paraguai, valendo vaga no Sul-Americano A de 2017.

 

Caso uma das equipes do Rugby Americas North Championship derrote o campeão do Sul-Americano B e o Paraguai, seus jogos pelas Eliminatórias contra Uruguai, Chile e Brasil seriam realizados de forma separada do Sul-Americano A.

2 COMENTÁRIOS