Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Vitória é sempre motivo de comemoração. Mesmo que não tenha sido vistosa. A África do Sul bem sabe disso. Neste sábado, os Springboks receberam os Wallabies em Pretória e arrancaram uma sofrida vitória por 18 x 10, sem tries, mas suficiente para assegurar aos verdes a vice-liderança do Rugby Championship, com uma rodada para o fim.

 

O jogo foi fraco tecnicamente, tanto da parte dos atletas como da arbitragem, e teve longos minutos que só fizeram crer que dificilmente alguém do Hemisfério Sul irá ameaçar em breve a hegemonia dos All Blacks. Contudo, para os comandados do técnico Alister Coetzee, o triunfo é o alívio necessário para o trabalho seguir, mesmo que para ele tenha sido necessário velhas fórmulas – e a velha pontaria confiável de Morné Steyn.

- Continua depois da publicidade -

 

Os Boks deram seu recado com o veterano abertura logo no início, aos 3′, com Steyn dando o cartão de visitas com drop goal preciso. A reposta, no entanto, foi rápida. Foley empatou com penal 7′ e, aos 13′, após erro de chute sul-africano, a Austrália foi para cima com Folau puxando o contra-golpe e aproveitou a desorganização da defesa da casa para na base do ruck o pilar Scott Sio mergulhar para o primeiro – e que seria o único – try do jogo – e seu primeiro na carreira pela seleção. Wallabies na frente, 10 x 03.

 

A confiança da Austrália cresceu e aos 22′ Reece Hodge tentou um abusado penal de 65 metros, sem sucesso, mas passando muito perto. A resposta foi rápida e Steyn chutou novo penal para os Boks, reduzindo para 10 x 6 a diferença. Aos 34′, Steyn chutaria mais um penal, quando a Austrália jogava com um homem a menos, por amarelo a Folau. E antes do intervalo Steyn chutaria o penal da virada, levando os Boks na frente ao intervalo, 12 x 10, após primeiro tempo de grande equilíbrio.

 

O segundo tempo foi de puro atrito, com a África do Sul provando uma forma louvável na defesa, com seu pack levando vantagem, enquanto os Wallabies buscavam encaixar seu jogo de mãos sem sucesso, mesmo acumulando 67% de posse de bola e correndo 550 metros – contra 309 dos Boks. O placar só foi mexido aos 76′, com Steyn chutando o penal da segurança para os Boks. E, para punir de vez a grande quantidade de erros dos australianos Steyn fechou a disputa com um drop goal perfeito, que tirou o bônus defensivo dos visitantes. 18 x 10 na conta a favor dos sul-africanos.

 

Na próxima e última rodada, a Austrália enfrentará a Argentina em Londres, por decisão da União Argentina de Rugby, enquanto a África do Sul vai receber a Nova Zelândia no clássico mais importante para o país.

 

springboks logo18versus(13)10australia%281%29

África do Sul 18 x 10 Austrália, em Pretória

Árbitro: Wayne Barnes (Inglaterra)

 

África do Sul

Penais: Steyn (4)

Drop goals: Steyn (2)

15 Patrick Lambie, 14 Bryan Habana, 13 Jessie Kriel, 12 Juan de Jongh, 11 Francois Hougaard, 10 Morne Steyn, 9 Rudy Paige, 8 Warren Whiteley, 7 Teboho Mohoje, 6 Francois Louw, 5 Pieter-Steph du Toit, 4 Eben Etzebeth, 3 Vincent Koch, 2 Adriaan Strauss, 1 Tendai Mtawarira.

Suplentes: 16 Bongi Mbonambi, 17 Stephen Kitshoff, 18 Julian Redelinghuys, 19 Lood de Jager, 20 Willem Alberts, 21 Jaco Kriel, 22 Willie le Roux , 23 Lionel Mapoe.

 

Austrália

Try: Sio

Conversão: Foley (1)

Penais: Foley (1)

15 Israel Folau, 14 Dane Haylett-Petty, 13 Samu Kerevi, 12 Bernard Foley, 11 Reece Hodge,10 Quade Cooper, 9 Will Genia, 8 Sean McMahon, 7 Michael Hooper, 6 Dean Mumm, 5 Adam Coleman, 4 Rob Simmons, 3 Sekope Kepu, 2 Stephen Moore, 1 Scott Sio.

Suplentes: 16 James Hanson, 17 James Slipper, 18 Tom Robertson, 19 Kane Douglas, 20 Scott Fardy, 21 Lopeti Timani, 22 Nick Phipps, 23 Tevita Kuridran.

 

 

PaísJPPaísJP
Grupo AGrupo B
Austrália38Nova Zelândia39
Fiji37França37
EUA36Espanha35
Colômbia33Quênia33
Grupo C
Grã Bretanha39
Canadá37
Brasil35
Japão33Veja mais

 

Foto: Planet Rugby