Tempo de leitura: 3 minutos

O Suntory Sungoliath está muito perto do tetracampeonato no Japão. A equipe amarela de Tóquio atropelou o Toshiba Brave Lupus na penúltima rodada da Top League, mas o Yamaha Júbilo fez o dever de casa e levou a decisão para a última rodada.
 
Mais de 9 mil pessoas testemunharam uma partida impecável do Suntory Sungoliath no Ajinomoto Stadium. Com sete tries cinco conversões e um penal, a equipe de Michael Leitch sequer acertou o gol, perdendo por 48 a 0. Takaaki Nakazuru foi o “homem do jogo” chegando ao ingoal por três vezes.

 
O Yamaha Júbilo teve dificuldades mas conseguiu vencer o Kintetsu Liners por 26 a 12. Apesar do placar pouco dilatado, o ponto bônus foi conquistado e a proximidade na tabela foi mantida.

 
Os azuis de Iwata agora contaram com a vitória do Kobelco Steelers na última rodada para terem alguma chance de levantar o caneco. As coisas complicaram tanto que os vermelhos de Kobe perderam para o Kubota Spears por 23 a 16, que escaparam de vez de qualquer chance de rebaixamento.
 
Outra equipe que não cai mais nessa temporada é o NEC Green Rockets. A equipe verde rebaixou de vez o Honda Heat vencendo por 41 a 21. Com apenas uma vitória e 543 pontos sofridos, o time da famosa montadora de automóveis se despede da primeira divisão com este pífio desempenho.
 
Com a vitória do Kubota Spears, todos os demais últimos colocados já estavam automaticamente na disputa dos playoffs do rebaixamento. A questão agora é a definição de qual posição cada time ocupará no fim da temporada regular. A única equipe com chances remotas de fugir da incômoda zona seria o Toyota Shuttles, mas mesmo com os Spears vencendo eles se enterraram sem a ajuda na tabela, perderam antes. Os Shuttles foram derrotados por 12 a 33 para o Coca-Cola Red Sparks.
 
O Panasonic Wild knights está classificado para o All Japan Championship, a Copa do japão, após vencer o 36 a 14 o Toyota Shuttles. Naquele grupo que luta por nada, teve também a partida do Kanon Eagles contra o Shinin Arcs. Vitória para os Eagles por 26 a 15.
Fechando a rodada ainda teve Rams versus Blues, partida que já não tinha valor, os pretos venceram por 36 a 3.
 
Os furacões vermelhos estão a caminho!

A disputa pelo rebaixamento agora é só questão de colocação, este ainda é um desafio importante já que o forte time do NTT Red Hurricanes está a um passo de voltar para Top League e assumir a vaga do Honda Heat. Não é de se espantar que as equipes da primeira divisão que disputam o rebaixamento queiram que o time vermelho suba automaticamente e não enfrente ninguém no tal torneio.
 
Um time cheio de estrelas como Heinrich Brussow, Riaan Viljoen e outros de nível de super rugby está sobrando nos playoffs da chamada Top Challenge, a segunda divisão. Venceu o Kyuden Voltex fora de casa por 39 a 12. Dynaboars e Dolphins são as demais equipes que seguem na disputa, os golfinhos perderam por 29 a 7 para o time de Sagamihara.
 
O que esperar da última rodada?

Somente três jogos terão total importância no rugby nipônico na próxima semana e serão em Kobe e Iwata que estarão os holofotes. No sábado ás 13 horas do horário local, vários veículos de imprensa estarão cobrindo os dois jogos da Top League que acontecerão em simultâneo.
 
O Noevir Stadium será o palco da partida que saírá o campeão. O Yamaha só vence a competição se o Suntory Sungoliath perder para o forte Kobelco Steelers. Já em Shizuoka, basta o time azul vencer o Toyota Verblitz, time sem rumo no campeonato. Se tratando de Steelers nada está definido, apesar do amplo favoritismo dos amarelos de Tóquio que chegam invictos na rodada final.
 
O terceiro jogo será entre NTT Red Hurricanes e Mitsubishi Dynaboars, pela segunda divisão. Tudo indica que a equipe vermelha vencerá no Hanazono Stadium devido a sua superioridade no elenco. Porém se tratando de rugby japonês, já sabemos que tudo pode acontecer.
 

- Continua depois da publicidade -

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Shuttles 12 x 33 Red Sparks

Sungoliath 48 x 00 Brave Lupus

Verblitz 14 x 36 Wild Knights

Green Rockets 41 x 21 Heat

Spears 23 x 16 Steelers

Shining Arcs 15 x 26 Eagles

Jubilo 26 x 12 Liners

Black Rams 36 x 03 Blues

 

ClubePrefeituraJogosPontos
Suntory SungoliathTóquio1571
Yamaha JubiloShizuoka1567
Panasonic Wild KnightsGunma1562
Kobelco SteelersKobe1548
NTT Shining ArcsChiba1541
Ricoh Black RamsTóquio1540
Canon EaglesTóquio1537
Toyota VerblitzToyota1536
Toshiba Brave LupusTóquio1534
NEC Green RocketsChiba1531
Munakata Sanix BluesMunakata 1529
Kubota SpearsChiba1528
Coca-Cola West Red SparksFukuoka1518
Toyota Industries ShuttlesNagoya1517
Kintetsu LinersOsaka1516
Honda HeatSuzuka1507
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 3º lugares = classificação ao All-Japan Rugby Championship 2017 (Copa do Japão);
- 13º ao 15º lugares = repescagem contra o rebaixamento contra 3 equipes do Top Challenge 1 (2ª divisão);
- 16º lugar = rebaixamento

 
Escrito por: Leandro Vieira
Foto: Top League – Suntory x Toshiba