Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – A camisa falou mais alto! A tradição dos amarelos da capital pesou na vitória imponente do Suntory Sungoliath sobre o Yamaha Júbilo na antepenúltima rodada da Top League, o Campeonato Japonês. O jogo mais esperado se descortinou de maneira surpreendente com domínio dos visitantes. A animada torcida em Shizuoka não foi capaz de intimidar o tradicional supercampeão, que conta com a liderança do australiano George Smith e o neozelandês Stephen Donald em seu elenco.

 

O Yamaha saiu na frente com try de Chikara Ito aos 4 minutos de jogo. Gerhard van den Heever fez a conversão e ainda acertou um penal. Takaaki Nakaduru marcou o primeiro try amarelo aos 15, Stephen Donald ainda anotou o segundo aos 30 deixando a defesa azul em frangalhos. Após uma formação de maul a equipe azul respondeu com try penal no final da primeira etapa, mas Hendrik tui garantiu mais 5 pontos para o Sungoliath. Kosei Ono converteu os três tries, o final do primeiro tempo foi de 21 a 17 para os visitantes.

- Continua depois da publicidade -

 

Kosei Ono abriu o segundo tempo chutando um penal e convertendo o try de Shintaro Ishihara, aos 13 minutos, após vacilo da defesa azul que deixou um jogador teoricamente pesado correr rumo ao ingoal. Rocky Havilli tackleou o vento. Nos 10 minutos finais, Chikara Ito fez um try para o time da casa após muita insistência e dificuldades de penetrar a defesa amarela, a jogada tramada pelo Sunwolf Yatomi deixou os azuis aproximados no placar. A última página deste grande confronto foi escrita pelos amarelos que no último momento ainda acharam mais um try, Kenta Tsukamoto que substituiu fullback Kotaro Matsushima, que deu números finais ao jogo. Suntory Sungoliath 41, Yamaha Júbilo 24.

 

Com a posse de bola em 54% e o jogo transcorrido em grande parte nos domínios do adversário, o Yamaha não conseguiu converter todo o volume em pontos. As chances de título pela equipe azul são remotas mas ainda existem já que o líder, que está três pontos na dianteira, enfrentará dois grandes: Toshiba e Kobelco.

Coca-Cola e Honda Heat não conseguem se salvar

A rodada começou favorável aos últimos colocados. O primeiro dos desafios seria o Kubota spears não pontuar, e o time de Tatekawa perdeu para o Canon Eagles por 15 a 27 no Príncipe Chichibu. A segunda parte seria a derrota dos Green Rockets no confronto direto com o Coca-Cola. Para sair da zona dos play-offs do rebaixamento, os verdes não poderiam vencer até o fim do campeonato enquanto o lanterna e o 15º time precisariam de 100% de aproveitamento até o final da temporada.

 

Os Green Rockets não só venceram os Reds Sparks como embolsaram um ponto bônus na vitória por 27 a 3 e se livraram por definitivo de qualquer chance de cair. Com isso, sobraria portanto os próprios times fazerem o dever de casa, mas nem isso os nanicos fizeram. O Kintetsu Liners foi derrotado pelo Kobelco Steelers por 38 a 8.

 

O que esperar da próxima rodada?

Lanterna por boa parte da competição com apenas uma vitória, o Honda Heat mostrou toda sua incompetência ao perder de 40 a 3 para o NTT Shining Arcs. Com as derrotas de Coca-Cola e Honda, já estão definidas as equipes que serão obrigadas a no mínimo disputarem os playoffs do rebaixamento. Se o Honda Heat perder a próxima, estará matematicamente rebaixado, caso vença ainda tem que torcer para o Coca-Cola não pontuar.

 

Há somente uma vaga fora da zona, o 12º lugar dos Spears que apesar de estarem virtualmente salvos, ainda têm uma chance remota de serem ultrapassados pelos Shuttles. É pouco provável que os quatro últimos tenham “poder de fogo” para aplicar placares elásticos com ponto bônus. Tudo agora se resume em posicionamento, o percurso natural é a queda  automática do Honda Heat, se venceu somente uma partida em toda a temporada, dificilmente agora o fará.

 

Sobre o título, Suntory praticamente está com a mão na taça, mas até semana passada o Yamaha estava nesta posição, ou seja, com Kobelco brigando por vaga no All Japan, visto que os Wild Knights venceram os Sanix Blues, nada está garantido para os amarelos de Tóquio que terão ainda que garantir ponto bônus contra outra “pedreira”, o Toshiba Brave Lupus. É esperado que o Yamaha Júbilo não perca nenhum dos seus jogos e que conquiste ponto bônus em todos eles.

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Eagles 27 x 15 Spears

Shuttles 14 x 41 Black Rams

Red Sparks 03 x 27 Green Rockets

Jubilo 24 x 41 Sungoliath

Brave Lupus 32 x 31 Verblitz

Heat 03 x 40 Shining Arcs

Blues 14 x 55 Wild Knights

Liners 08 x 38 Steelers

 

ClubePrefeituraJogosPontos
Suntory SungoliathTóquio1571
Yamaha JubiloShizuoka1567
Panasonic Wild KnightsGunma1562
Kobelco SteelersKobe1548
NTT Shining ArcsChiba1541
Ricoh Black RamsTóquio1540
Canon EaglesTóquio1537
Toyota VerblitzToyota1536
Toshiba Brave LupusTóquio1534
NEC Green RocketsChiba1531
Munakata Sanix BluesMunakata 1529
Kubota SpearsChiba1528
Coca-Cola West Red SparksFukuoka1518
Toyota Industries ShuttlesNagoya1517
Kintetsu LinersOsaka1516
Honda HeatSuzuka1507
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 3º lugares = classificação ao All-Japan Rugby Championship 2017 (Copa do Japão);
- 13º ao 15º lugares = repescagem contra o rebaixamento contra 3 equipes do Top Challenge 1 (2ª divisão);
- 16º lugar = rebaixamento

 

Escrito por: Leandro Vieira

Foto: TopLeague.jp – Suntory x Yamaha