Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Terminou a temporada regular do Super Rugby e os confrontos de quartas de final já são conhecidos! A grande manchete da rodada final ficou por conta da derrota do Crusaders para o Hurricanes, significando o fim da invencibilidade do melhor time da liga até o momento. Destaques também para argentinos e japoneses, que fecharam a temporada vencendo – triunfo dos Jaguares sobre os Rebels e dos Sunwolves contra os Blues.

As quartas de final serão no fim de semana que vem e terão os Crusaders fazendo clássico da Ilha do Sul da Nova Zelândia contra os Highlanders e os Lions jogando dérbi sul-africanos com os Sharks. Já os Stormers receberão na África do Sul os neozelandeses dos Chiefs, ao passo que os australianos do Brumbies receberão os kiwis atuais campeões dos Hurricanes. Apostas?

 

- Continua depois da publicidade -

Hurricanes, Highlanders e Chiefs vencem na Nova Zelândia

Em Wellington, os atuais campeões Hurricanes receberem os líderes e então únicos invictos Crusaders, em um jogão que parou a Nova Zelândia. O resultado foi finalmente a queda do time de Christchurch, com 31 x 22 para os ‘Canes. Os ‘Saders largaram com tudo com 2 tries na ponta de Tamanivalu, abrindo 12 x 00. Mas, antes do intervalo, Jordie Barrett descontou com o try dos donos da casa e, no começo do segundo tempo, veio a virada com Beauden Barrett chutando cruzado e Julian Savea fazendo o try dos ‘Canes. Mo’unga ainda devolveu a frente aos visitantes com penal e Israel Dagg cravou o terceiro try dos Crusaders aos 55′, mas a reta final foi dos Hurricanes, com Wes Goosen respondendo com try aos 58′ e Vaea Fifita cravando o try da vitória aos 64’.

Nos duelos entre kiwis e australianos, os neozelandeses falaram mais alto. Os Highlanders receberam e derrotaram os eliminados Reds por 40 x 17, em um espetáculo de 9 tries, sendo 6 dos Highlanders.

Já os Chiefs receberam os Brumbies em embate de classificados e não titubearam, passando pelo oponente por 28 x 10, em uma partida magra em tries e de muitos penais cometidos pelos australianos. McKenzie e Alaimalo cruzaram o in-goal para os Chiefs, enquanto Ah Wong fez o try solitário dos Brumbies.



 

Stormers, Lions e Cheetahs vencem clássicos sul-africanos

Stormers e Bulls fizeram o superclássico sul-africano em Pretória, que sempre promete pela rivalidade. Os anfitriões Bulls estavam em último lugar entre os sul-africanos na temporada, enquanto os Stormers já estavam classificado. O resultado foi, na verdade, um aguerrido Bulls lutando muito para acabar bem a temporada, mas com o time do Cabo se impondo ao final em um 41 x 33. O jogão teve um início frenético com 3 tries para cada lado na primeira etapa, mas os Stormers abriram vantagem com Kolisi e Willemse largando a primeira etapa com mais 2 tries para os anfitriões. Os Bulls reagiram imediatamente com tries seguidos de Piet van Zyl e Jesse Kriel, mas Seabelo Senatla liquidou as esperanças dos Bulls com o último try dos Stormers no apagar das luzes.

Já o melhor time da África do Sul, os Lions, visitaram o então segundo melhor Sharks e conseguiram grande vitória em Durban, 27 x 10. Com April e Jantjies trocando penais, Malcolm Marx fazendo o primeiro try dos Lions em maul e Van Wyk respondendo com try dos Sharks no fim da primeira etapa, a partida foi ao intervalo em 10 x 08 a favor dos donos da casa. Tudo mudou no segundo tempo, com domínio absoluto dos visitantes, que fizeram o segundo try com Andries Coetzee logo aos 41′ e liquidaram o duelo aos 64′ com o try final de Jaco Kriel.

Cheetahs e Kings não estarão mais no Super Rugby no ano que vem e se despediram da liga duelando em Port Elizabeth, em um jogo de tempos distintos. Os Kings fizeram um primeiro tempo de gala, fizeram 2 tries e mais 1 no início do segundo tempo, abrindo 17 x 03. Placar magro pela perda das conversões e que se provaria fatal com a reação dos Cheetahs na segunda etapa que, com tries de Swart e Rhule, viraram o placar no fim. 21 x 20.



 

Encerramentos em alta para Force, Jaguares e Sunwolves

O Western Force pela primeira vez em sua história acabou o Super Rugby sendo o segundo melhor time da Austrália. No último jogo (que sua torcida não sabe ainda se foi o último da história da franquia, já que a União Australiana de Rugby ainda não anunciou qual equipe será cortada do torneio), o time de Perth atropelou o decepcionante Waratahs por 40 x 11, com tries de Newsome, Polota-Nau, Brache, Lance e Hodgson para os donos da casa.

Também na Austrália, o outro time ameaçado de exclusão, o Melbourne Rebels, terminou sua campanha como o pior time de todo o Super Rugby, sendo derrotado em casa pelos argentinos do Jaguares por 32 x 29. Apesar dos Rebels terem largado na frente com try de Reece Hodge, os argentinos dominaram e cruzaram o in-goal com Cordero, Petti e Bertranou para abrir boa margem. No fim, Cordero ainda cravou o quarto try dos Jaguares e, nos acréscimos, Cummins descontou com o segundo try dos anfitriões.

Por fim, em Tóquio, o Sunwolves fez a festa de sua torcida escapando do último lugar geral com uma inédita vitória sobre um time da Nova Zelândia. Enormes 48 x 21 sobre o eliminado Blues. Um inesperado massacre de 8 tries a 3 a favor dos japoneses, com direito a hat-trick de Lafaele.



 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Highlanders 40 x 17 Reds

Rebels 29 x 32 Jaguares

Kings 20 x 21 Cheetahs

Sunwolves 48 x 21 Blues

Chiefs 28 x 10 Brumbies

Hurricanes 31 x 22 Crusaders

Force 40 x 11 Waratahs

Bulls 33 x 41 Stormers

Sharks 10 x 27 Lions

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

Quartas de final

Brumbies logo copyversus copiar

Dia 21/07 – Brumbies x Hurricanes, em Canberra

 

crusaders copy copy copyversus copiarHighlanders NZ rugby union team logo.svg

Dia 22/07 – Crusaders x Highlanders, em Christchurch

 

versus copiarsharks SR copy copy

Dia 22/07 – Lions x Sharks, em Joanesburgo

 

Stormers logoversus copiarChiefs

Dia 22/07 – Stormers x Chiefs, na Cidade do Cabo

 

Foto: Hurricanes x Crusaders – Super Rugby –  Hagen Hopkins/Getty Images