Crusaders e Highlanders farão o clássico da ilha do Sul da Nova Zelândia. Foto: Super Rugby

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Cinco jogos agitaram o fim de semana do Super Rugby, que está em sua reta final. O Crusaders segue imbatível, com uma vitória emocionante sobre seu rival Highlanders no clássico da Ilha do Sul da Nova Zelândia. Já na Austrália, o Brumbies garantiu sua classificação antecipada ao mata-mata final como o melhor do país.

O Super Rugby terá uma pausa agora de três semanas para os amistosos internacionais, porém haverá uma partida isolada ainda na próxima sexta-feira, dia 9, entre Hurricanes e Chiefs.

 

- Continua depois da publicidade -

Um drop goal brilhante para um time imbatível

Em Christchurch, o sábado foi do clássico da Ilha do Sul entre Crusaders e Highlanders, que se provou um dos melhores jogos da competição até aqui. Os ‘Saders largaram em vantagem com 2 tries em 15 minutos, com Drummond e Tamanivalu cruzando o in-goal. Entretanto, os Highlanders passaram a controlar por completo a posse de bola, encostaram no placar com try aos 30’ de Buckman, em sequência de passes longos. Antes do intervalo, em contra golpe veloz, Bedwell-Curtis marcou o terceiro try dos donos da cada, abrindo 19 x 10. Mas os visitantes viraram o marcador no início do segundo tempo, com dose dupla de tries de Naholo no oportunismo – o primeiro aproveitando bobeada na recepção de chute dos ‘Saders, e o segundo interceptando passe, 22 x 19. O placar se manteve inalterado com o jogo muito pegado até o fim e somente aos 77’ Mitch Hunt empatou com penal preciso para os Crusaders. E, já com o tempo esgotado, Hunt arrematou um incrível drop goal de longa distância para dar a vitória para os líderes do Super Rugby, 25 x 22.

 

Chiefs e Hurricanes no caminho das vitórias

A briga pelo segundo lugar entre os neozelandeses seguiu quente, com Chiefs e Hurricanes vencendo e jogando o Highlanders para o quarto lugar. Os Chiefs receberam os australianos do Waratahs, que ainda sonhavam com classificação ao mata-mata. Porém, o time de Sydney deu adeus às suas esperanças caindo em Hamilton por 46 x 31, em verdadeira chuva de tries. A partida começou com domínio dos Chiefs, que fizeram os dois únicos tries do primeiro tempo com Mitchell Brown e James Lowe, que começou com pintura de Stephen Donald dando assistência com os pés para Damian McKenzie. E o segundo tempo começou avassalador para os kiwis, com Lowe fazendo seu segundo try, em linda troca de passes após lateral, e Kerr-Barlow disparando para o seu. Os ‘Tahs reagiram com tries de Rob Horne e Will Skelton, mas Kerr-Barlow acabou com a reação cravando seu segundo try aos 60’. Clark e Kepu ainda guardaram mais dois tries para os australianos, mas no lance final Lowe correu para seu hat-trick.

Já os Hurricanes foram a Perth e derrotaram o Western Force, que ainda sonhava com classificação, por tranquilos 34 x 12. Laumape e Uhia fizeram os tries neozelandeses no primeiro tempo, enquanto Haylett-Petty deu esperanças para os australianos aos 44′ com o try de deixava o jogo em aberto, 12 x 07. Mas os atuais campeões liquidaram as esperanças do Force com tries de Apisai, aos 55′, Aso, aos 68′, e Perenara, aos 69′, e Laumape, aos 72′, com a porta australiana sendo aberta de vez. No fim, Hardwick fez um último try para os donos da casa.


 

Brumbies classificado às finais

O único australiano vencedor na rodada foi o Brumbies, que triunfou em dérbi nacional contra o lanterna Rebels e assegurou matematicamente sua classificação às quartas de final. Jordam Smiler fez o único try do primeiro tempo para o time de Canberra, mas a porta do Rebels se abriu no segundo tempo, com Kuridrani fazendo o segundo try, aos 44′, e Hawera caindo para o terceiro aos 58′. No fim, Ah Wong ainda fez o quarto try, fechando o placar em 32 x 03.

Os Reds já tinham dado adeus às chances de classificação na sexta, quando foram a Samoa encarar o já eliminado Blues, que optou por mandar um jogo em Apia, capital samoana. Foi um grande jogo, com 5 tries para os neozelandeses e 4 para os australianos. Os Reds lideravam o placar nos instantes finais, mas o try da vitória dos Blues saiu aos 74′ com Perofeta. 34 x 29.


 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Blues 34 x 29 Reds

Crusaders 25 x 22 Highlanders

Chiefs 46 x 31 Waratahs

Brumbies 32 x 03 Rebels

Force 12 x 34 Hurricanes

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;