Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Começou! Entre quinta e sábado tivemos a largada para a edição 2017 do Super Rugby, a grande liga do Hemisfério Sul, que reúne 18 franquias de Nova Zelândia, Austrália, Japão, África do Sul e Argentina, com os melhores jogadores desses cinco países em campo.

 

Na rodada de abertura da competição, as surpresas não deram as caras. Os destaque ficaram por conta do massacre imposto pelos Hurricanes, atuais campeão, em Tóquio sobre os japoneses do Sunwolves, a grande vitória fora de casa dos Chiefs para cima do Highlanders, em dérbi neozelandês e duelo de candidatos a título, o triunfo do Stormers no superclássico sul-africano contra os Bulls e a vitória dos argentinos dos Jaguares sobre os Kings.

- Continua depois da publicidade -

 

Neozelandeses largaram com tudo

A primeira rodada provou o favoritismo dos neozelandeses. Na partida de abertura, na quinta-feira, os Blues mostraram força e conquistaram grande vitória sobre os australianos do Rebels, 56 x 18, com direito a 7 tries, incluindo um brilhante hat-trick (3 tries) do jovem Rieko Ioane.

Depois, na sexta, Dunedin recebeu o clássico neozelandês da rodada entre Highlanders e Chiefs, fortes candidatos à taça. Com um fortaleza defensiva e grande capacidade em criar espaços e punir os erros do oponente, os Chiefs brilharam, com 2 tries de James Lowe e 1 de Hika Elliot, privando ainda os donos da casa de tries. Vitória expressiva e contundente para o time de Waikato dar suas cartas na competição.

No sábado, foi a vez do Hurricanes, atual campeão do Super Rugby, viajar ao Japão e aplicar desconcertantes 83 x 17 para cima dos japoneses do Sunwolves, com uma massacre de 13 tries, que incluiu Ardie Savea cruzando duas vezes o in-goal, assim como Fatialofa e Vince Aso.

Por fim, o Crusaders recebeu o Brumbies em combate de campeões tradicionais da liga. Os neozelandeses novamente emergiram triunfantes, com os ‘Saders se impondo com tries de Tamanivalu, logo aos 3’, para o delírio da torcida, Whetu Douglas e Peter Samu. 17 x 13 contra um combativo oponente.

Sem moleza para Waratahs e Reds

Na Austrália, Reds e Waratahs também comemoraram vitórias, mas no aperto. Os Reds receberam os sul-africanos do Sharks e iniciaram seu caminho com importante vitória por 28 x 26. Os Sharks começaram com um try de Jean-Luc Du Preez logo a 1 minuto, mas os Reds responderam antes do intervalo com Higginbothan, de volta ao time. No segundo tempo, com 2 tries de Kerevi e 1 de Tuttle, aos 70′, os Reds confirmaram a vitória.

Os Waratahs, por sua vez, receberam o Western Force, no dérbi aussie, e triunfaram por 19 x 13, com Will Skelton, de volta a Sydney, fazendo o único try dos donos da casa.

Stormers e Jaguares despontam na África

Três partidas foram jogadas na África do Sul, fechando a rodada. Em Porto Elizabeth, o Kings, tido como o mais fraco do Super Rugby, vendeu caro sua derrota para os Jaguares, privando os argentinos de um ponto bônus certo. De acordo com o regulamento do Super Rugby, o ponto bônus ofensivo é dado somente à equipe que vence seu jogo anotando 3 tries a mais que seu oponente. E os Jaguares tiveram tudo para conquistarem o bônus, deixando escapar o ponto apenas no fim.

 

Os argentinos começaram bem e o primeiro try saiu logo a 15′ com o scrum-half Betranou. Porém, a defesa dos Kings só foi rompida de novo no segundo tempo, com Senatore fazendo o segundo try argentino aos 52′, em grande contra ataque desde o campo de defesa. Os sul-afrianos sentiram o golpe e o terceiro try saiu aos 56′ com Joaquin Tuculet, após Cordero punir os Kings por dois vacilos no controle da bola. Mas, os argentinos logo se complicaram. Aos 66′, Mapimpi arrancou para um try em alta velocidade para os Kings e, com a tensão tomando os Jaguares no fim, dois amarelos seguidos para os visitantes se provaram desastrosos e os Kings ainda correram para o segundo try, com Vulindlu. Vitória dos Jaguares, 39 x 26, mas com sabor de decepção.

Já os Cheetahs receberam os Lions em dérbi da antiga franquia dos Cats e dificultaram sobremaneira a vida do favorito do Grupo Africano.Com try de Rhule e 6 penais bem batidos por Zelinga, o campeão sul-africano de 2016, o Cheetahs, sofreu a virada dos Lions apenas no fim da partida. O vice campeão do Super Rugby 2016 teve que remar muito e precisou de dois tries de Van Rensburg no fim, incluindo o da virada apenas aos 76′, para lograr sua vitória na estreia. 28 x 25.

Selando a jornada, na Cidade do Cabo, Stormers e Bulls fizeram o superclássico sul-africano, que não deixou a dever. O estádio de Newlands lotou e o Stormers não decepcionou, abrindo avassaladores 24 x 00 no primeiro tempo, com tries de SP Marais, Kolbe e Carr. No entanto, o Bulls reagiu após o intervalo, em um segundo tempo elétrico com os visitantes caindo para 4 tries, sendo 2 do jovem oitavo e promessa Liebenberg, e os donos da casa garantindo o triunfo com mais 2 tries, de Kolisi e Leyds. Clássico bom para começar a temporada. 37 x 24 a favor do Stormers.

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Rebels 18 x 56 Blues

Highlanders 15 x 24 Chiefs

Reds 28 x 26 Sharks

Sunwolves 17 x 83 Hurricanes

Crusaders 17 x 13 Brumbies

Waratahs 19 x 13 Force

Cheetahs 25 x 28 Lions

Kings 26 x 39 Jaguares

Stormers 37 x 24 Bulls

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

2ª rodada

Dia 02/03: Force x Reds

Dia 03/03: Chiefs x Blues

Dia 04/03: Hurricanes x Rebels

Dia 04/03: Highlanders x Crusaders

Dia 04/03: Brumbies x Sharks

Dia 04/03: Sunwolves x Kings

Dia 04/03: Lions x Waratahs

Dia 04/03: Stormers x Jaguares

Dia 04/03: Cheetahs x Bulls

 

Foto: Kings x Jaguares – Sanzarrugby.com