Tempo de leitura: 7 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 completou sua penúltima rodada com quase tudo decidido.  O  Clermont (1º)  tem sua vaga nas semifinais garantida, mas foi batido fora de casa pelo Toulouse (5º), que mais uma vez está entre os finalistas. No duelo pela vice liderança, o Montpellier (2º) bateu em seus domínios o Toulon (3º), que terá de jogar as barrages (a repescagem para as semifinais), enquanto o Racing (4º) não teve dificuldades para superar o La Rochelle (9º) na costa atlântica.

 

Já na batalha pela última vaga no mata-mata nada está decido. O Castres (6º) bateu o rebaixado Oyonnax (13º) fora de casa e o Bordeaux (7º) superou o Brive em casa, deixando o quinto e o sexto colocados em igualdade de pontos para a rodada final. Entre as equipes que não lutam por mais nada, o Pau (11º) garantiu mais uma vitória em casa, dessa vez diante do Grenoble (10º) enquanto o Stade Français (12º) superou o Agen (14º) em Paris.

- Continua depois da publicidade -

 

Com os resultados desta jornada do Top 14, a Champions Cup europeia já têm todos os seus participantes da temporada 2016-17 conhecidos.

 

Montpellier vence poderoso Toulon e se garante nas semis

No duelo de gigantes o Montpellier levou a melhor sobre o Toulon. Jogando em casa diante de um estádio lotado o time bateu os milionários da Provença por 36 a 21. Em uma batalha de dois packs poderosos os donos da casa levaram a melhor controlando as ações do jogo e as formações fixas, entrando no in-goal com o hooker Mickael Ivaldi e o ponta Timoci Nagusa (duas vezes). O Toulon, mesmo dominado anotou com o ponta Josua Tuisova e o pilar Xavier Chiocci. O Montpellier agora viaja para Paris enfrentar o Racing, enquanto o Toulon recebe o Bordeaux.

 

Toulouse se garante no playoff

Não vai ser dessa vez que os maiores campeões franceses vão ficar de fora das fases finais do Top 14. A vitória do Toulouse por 22 a 11 sobre o Clermont, jogando em casa, não só garantiu a equipe na próxima fase, mas mantém viva a chance de jogar as finais em casa. A partida foi tranquila com os donos da casa dominando a maior parte do jogo e anotando com o oitavo Louis Picamoles e o centro  Gaël Fickou, o Clermont deixou sua marca com o oitavo Camille Gerondeau. O Tolouse viaja para os Alpes enfrentar o Grenoble, torcendo por uma derrota do Racing para jogar a primeira fase das finais em casa. O Clermont tem sua vaga nas semifinais já garantida, mas ainda pode perder a liderança da competição enfrentando em casa o La Rochelle.

Castres se salva nos minutos finais

Pressionado pela vitória com ponto bônus do Bordeaux o Castres entrou em campo, fora de casa, contra o Oyonnax precisando de pelo menos uma vitória simples, e precisou trabalhar muito para criar o placar de 25 a 20, virando o jogo apenas nos minutos finais com o ponta David Smith, que anotou o único try do time. O Oyonnax, mesmo rebaixado fez uma excelente partida, lutando durante todo o jogo, entrando no in-goal duas vezes, com o asa Viliami Ma’afu e o fullback Regis Lespinas. O Oyonnax se despede da divisão de elite do rugby francês fora de casa, contra o também rebaixado Agen. O Castres recebe o combalido Stade Français, uma vitória com ponto bônus classifica a equipe para as finais, caso isso não acontece o time torce para o Bordeaux não conquistar uma vitória bonificada em Toulon.

Bordeaux garante vaga na Champions Cup e sonha com vaga nas finais

A vitória do Montpellier na segunda divisão europeia garantiu a abertura de mais uma vaga para a Champions Cup, conquistada pelo Bordeaux, que com a vitória em casa diante do Brive por 34 a 7, não perde mais a 7º posição. O jogo foi completamente dominado pelo time da terra dos vinhos, que com os quatro tries, do ponto  Metuisela Talebula, do asa Louis Maduale, do fullback Nans Ducuing e do oitavo Matthew Clarkin, garantiu o ponto bônus. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo centro Sevanaia Galala. A vitória do Bordeaux leva a disputa pela última vaga nas finais para a próxima rodada, a vida do time porém não é fácil, precisando vencer fora de casa o Toulon e torcer por uma derrota do Castres. O Brive não joga por mais nada e recebe o também desinteressado Pau.

Racing conquista vitória chave

Os parisienses viajaram para a costa atlântica enfrentar o perigoso La Rochelle, vencendo por 30 a 14, sendo a segunda derrota dos donos da casa jogando no seu terreno em toda a competição. O dia pertenceu aos visitantes, que dominaram a partida entrando no in-goal com o ponta Juan Imhoff e o fullback Brice Dulin, o try de honra dos donos da casa foi marcado pelo hooker Hikairo Forbes. O La Rochelle termina sua participação no campeonato em Clermont. O Racing, que ainda não garantiu o direito de jogar em casa na final, volta para casa enfrentar o Montpellier.

Pau se despede de casa com mais uma grande vitória

Sem chances de ser rebaixado o Pau, encontrou sua torcida pela últimavez nesse campeonato se despedindo em grande estilo, com uma vitória por 29 a 12 diante do Grenoble. O time de pequena cidade de Pau, entrou na competição com um orçamento modesto e com o objetivo de não voltar a segunda divisão depois de apenas um ano, mostrou um bom rugby durante a competição, conquistando inclusive vitórias contra as equipes mais ricas do planeta. A partida desse fim de semana só não foi melhor devido a forte chuva que complicou o jogo, mesmo assim os donos da casa anotaram três vezes, duas com o abertura Colin Slade e uma com o centro reserva Charlie Malie. O Pau viaja para enfrentar o Brive enquanto o Grenoble se despede diante da sua torcida contra o Toulouse.

Final melancólico para o Stade Français

A temporada dos parisienses parece não ter fim, jogando em casa, diante do já rebaixado Agen, a equipe precisou de todas as suas forças para vencer por magros 28 a 26. A forte chuva que caia na cidade luz atrapalhou o espetáculo, mas não impediu os visitantes de dominarem o jogo, anotando quatro tries, com o oitavo Marc Rabarou, o ponta Tamaz Mchedlidze e os asas Antoine Miquel  e Marco Kotze. O SF por outro lado anotou apenas três vezes, com os pontas Jeremy Sinzelle e Dijibril Camara (duas vezes) contando com a precisão do abertura Julis Plisson para vencer a partida. O Stade Français deixa Paris para enfrentar o Castres, sabendo que precisa melhorar muito. O Agen volta para casa enfrentar o também rebaixado Oyonnax na despedia do Top 14.

Bayonne e Aurillac decidirão promoção ao Top 14

Na segunda divisão francesa, o fim de semana foi de semifinais do mata-mata de promoção ao Top 14, envolvendo as equipes classificadas de segundo a quinto lugares na temporada regular, uma vez que o primeiro colocado Lyon já garantiu seu título e promoção.

 

Os dois mandantes, donos das melhores campanhas, confirmaram seus favoritismos. No sábado, o Aurillac despachou o Mont de Marsan por 28 x 13, após primeiro tempo quente de 20 x 10 para o clube da Auvérnia, que liquidou o placar na segunda etapa com seu terceiro try.

 

No domingo, foi a vez dos bascos do Bayonne derrotarem o Colomiers por 28 x 16, em jogo muito pegado, que teve apenas um try para cada lado. O Bayonne prevaleceu capitalizando sobre os penais cedidos pelo Colomiers, com o argentino Martin Bustos Moyano chutando 7 penais precisos.


Biarritz, Narbonne e Bourgoin rebaixados

A Pro D2 ainda teve mais uma notícia impactante nesta semana. O DNACG, órgão que controla as finanças dos clubes profissionais da França, rebaixou mais três clubes da Pro D2 para a terceira divisão, a Fédérale 1, por apresentarem problemas financeiros. Narbonne, Bourgoin (campeão da Challenge Cup europeia em 1997) e o grande Biarritz (pentacampeão francês, com o último título em 2006, e vice campeão da Copa Europeia/Heineken Cup duas vezes, em 2006 e 2010). Os três clubes se somarão na terceira divisão ao Tarbes, que já havia sido rebaixado pelo mesmo motivo. Entretanto, as três agremiações ainda têm até o final da próxima semana para apelarem contra a decisão.

 

Com os rebaixados confirmados, o Provence, último colocado da Pro D2, não será mais rebaixado, permanecendo na segundona. As outras duas vagas, no entanto, são incertas, pois a liga francesa deverá decidir se oferecerá as vagas aos dois semifinalistas derrotadas da Fédérale 1 (Massy e Bourg-en-Bresse) ou se reduzirá a Pro D2 de 16 para 14 clubes.

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

La Rochelle 14 x 30 Racing

Bordeaux 34 x 07 Brive

Stade Français 28 x 26 Agen

Pau 29 x 12 Grenoble

Oyonnax 20 x 25 Castres

Toulouse 22 x 11 Clermont

Montpellier 36 x 21 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Mata-mata de promoção – Semifinais

Aurillac 28 x 13 Mont de Marsan, em Aurillac

Bayonne 28 x 16 Colomiers, em Bayonne

 

Final – dia 04 de junho

Bayonne x Aurillac, em Toulouse

 

Champions Cup 2016-17

França: Clermont, Montpellier, Toulon, Racing, Toulouse, Castres e Bordeaux

Inglaterra: Saracens, Exeter Chiefs, Wasps, Leicester Tigers, Northampton Saints e Sale Sharks

Irlanda: Connacht, Leinster, Ulster e Munster

Gales: Scarlets

Escócia: Glasgow Warriors

Itália: Zebre

 

 

Top 14 por: Diego Gutierrez

Pro D2 por: Victor Ramalho