Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 chega a sua metade nesse final de semana, no que é o campeonato mais equilibrado das ultimas décadas, com apenas 4 pontos separando o segundo do sétimo colocado. O líder Clermont (1º) viajou e foi surpreendido pelo Pau (11º), que fez uma partida grandiosa. O novo vice-líder é o Montpellier (2º), que atropelou nos Alpes o desesperado Grenoble (14º) e se beneficiou da derrota do Bordeaux (6º) fora de casa contra o Toulon (3º) e do empate no Atlântico entre La Rochelle (4º) e Racing (8º). O Castres (5º) entrou de vez na briga com uma boa vitória fora de casa contra o Lyon (12º) enquanto o Toulouse (7º) também está na briga depois de bater em casa o Brive (10º). Na parte de baixo da tabela o Stade Français (9º) não tomou conhecimento do Bayonne (13º) em Paris.

 

Pau tem jogo da vida

- Continua depois da publicidade -

O Pau fez o melhor jogo da sua curta estadia recente no Top 14 batendo em casa o líder isolado Clermont por 40 a 35. Em uma partida louca, com direito a 9 tries, os mandantes atingiram um nível que será difícil de ser superado, colocando a equipe em um novo patamar, dominando o melhor time da competição, que precisou jogar o seu máximo para sair apenas com um ponto bônus defensivo.   Os donos da casa entraram no in-goal o ponta Watisoni Votu, o abertura Colin Slade, o segundo centro Conrad Smith, o hooker Thomas Bianchin e o centro Jale Vatubua. A humilhação do Clermont só não foi maior graças ao dia inspirado do ponta David Strettle, que anotou três vezes, com o segunda linha Sitaleki Timani completando o quadro.

 

A Section Paloise agora tem a dura missão de repetir a atuação desse final de semana, tendo  um grande desafio, fora de casa, contra o Bordeaux. O Clermont volta para casa medir forças com o Stade Français.

 

La Rochelle sai de casa com mais um empata

A equipe da costa atlântica manteve a invencibilidade em casa, porém ao empatar em 23 a 23 com o Racing acumulou seu terceiro empate da temporada. Em uma partida muito equilibrada o La Rochelle dominou o jogo, como de costume em casa, anotando três tries, com o ponta Gabriel Lacroix (duas vezes) e o pilar  Mohamed Boughanmi. O parisienses porem estiveram sempre no encalço dos atlânticos anotando um try com o segunda linha Leone Nakarawa e com o asa Yannick Nyanga, depois do apito da sirene para empatar o jogo.

 

O La Rochelle deixa escapar pontos preciosos em casa, o time agora viaja para enfrentar os vizinhos do Bayonne com os adversários se aproximando. O Racing volta para paris com um bom resultado e enfrenta o empolgado Castres.

 

Toulouse faz a lição de casa

Na ultima rodada do primeiro turno o Toulouse mostrou que está em ascensão, não tendo dificuldades para bater em casa o Brive por 30 a 12. Depois de um começo sonolento os occitanos engrenaram anotando cinco tries, com o asa François Cros, os pontas  Semi Kunabuli e Arthur Bonneval e o centro Gaël Fickou (duas vezes). O Brive, mesmo diante do domínio dos donos da casa anotou duas vezes com o asa Saïd Hireche e o centro reserva Sevanaia Galala. O Toulouse agora viaja para enfrentar o combalido Grenoble enquanto o Brive recebe o Lyon.

 

Sem problemas para Toulon

Ainda sem engrenar nesta temporada o Toulon venceu tranquilamente o Bordeaux em casa por 37 a 10. A atuação do time mais rico da Europa foi facilitada pela expulsão do asa Luke Braid aos 22’ do primeiro tempo. Com um a mais os donos da casa não tiveram dificuldades para entrar no in-goal cinco vezes, com o ponta Bryan Habana, o abertura Pierre Bernard, o asa Liam Gill, o ponta reserva James O’Connor e o fullback Leight Halfpenny. O try de honra do time da terra dos vinhos foi marcado pelo ponta Adam Ashley-Cooper. O Toulon agora viaja para enfrentar o concorrente direto na luta pela classificação o Montpellier. O Bordeaux volta para a terra dos vinhos medir forças com a Section Paloise.


 

Festival ofensivo nos Alpes

Grenoble e Montpellier fizeram um jogo onde apenas o ataque apareceu com os visitantes vencendo por 51 a 37 afundando ainda mais o Grenoble na ultima posição. O Montpellier anotou excelentes sete tries, conquistando o ponto bônus ofensivo, com os asas Jacques du Plessis e Fulgence Ouedraogo, o segundo centro Joe Tomane, o segunda linha Konstantin Mikautadze, o ponta Timoci Nagusa e o fullback reserva Jesse Mogg. O Grenoble entrou no in-goal com o segundo centro Christopher Farrell, o asa Peter Kimli, o segunda linha Hendrik Roodt e o ponta Sisa Waqa. O Grenoble continua em casa e tenta se recuperar diante do Toulouse enquanto o Montpellier segue no encalço dos líderes medindo forças em casa contra o Toulon.

 

Primeira vitória fora de casa para o Castres

O Lyon, que não perdia em seus domínios desde abril de 2015, acabou surpreendido pelo Castres que venceu a partida por 23 a 19, conquistando o primeiro resultado positivo fora de casa da temporada. O jogo foi muito equilibrado, com o Castres sofrendo muito na primeira etapa, principalmente no scrum-fixo, e fazendo um segundo tempo dominando para sair de campo com a vitória, anotando dois tries com o asa Anthony Jelonch e o srcum-half Rory Kockott contra apena sum dos lobos, do segundo centro Theo Belan.

 

A derrota aproxima o Lyon da zona de rebaixamento com o time precisando de uma boa atuação fora de casa contra o Brive. O Castres continua na estrade e tenta agora superar o atual campeão Racing.

 

Festival de tries em Paris

O Stade Français anotou oito tries contra o Bayonne, estabelecendo o recorde da temporada e afundando ainda mais os visitantes. Os Bascos, que vinham de um bom resultado, viajaram a Paris dispostos a fazer uma partida competitiva, um vermelho aos 18’ para o hooker Gregory Arganase por um soco, porém encerou qualquer ambição dos visitantes. Com um a mais durante quase todo jogo não foi difícil para os parisienses dominar a partida, entrando no in-goal com o scrum-half Will Genia, o fullback Hugo Bonneval, o oitavo Jonathon Ross, o pilar Rabah Slimani, os pontas Jeremy Sinzelle e Josaia Raisuqe, o asa Sylvain Nicolas e o  segundo centro Waisea Nayacalevu. O try de honra dos bascos foi marcado pelo fullback Romain Martial.  O Stade Français viaja para enfrentar o Clermont enquanto o Bayonne retorna para casa enfrentar o La Rochelle.

 

Biarritz derrota Perpignan em clássico da segunda divisão

Na Pro D2, a jornada começou na quinta-feira com o grande clássico entre os bascos do Biarritz e os catalães do Perpignan. Nenhum dos dois está bem e quem venceu foi o Biarritz, 22 x 19, com um penal try e 5 penais, sendo 4 batidos por Maxime Lucu.

 

A liderança é agora do Agen, que venceu bem o Carcassonne e contou com o tropeço do então líder Oyonnax diante do Narbonne.




 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Pau 40 x 35 Clermont

Stade Français 51 x 05 Bayonne

Lyon 19 x 23 Castres

Grenoble 37 x 51 Montpellier

La Rochelle 23 x 23 Racing

Toulouse 30 x 12 Brive

Toulon 37 x 10 Bordeaux

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Biarritz 22 x 19 Perpignan

Bourgoin 15 x 20 Angoulême

Montauban 26 x 11 Colomiers

Aurillac 25 x 21 Mont de Marsan

Vannes 14 x 13 Béziers

Dax 19 x 23 Albi

Agen 33 x 07 Carcassonne

Narbonne 21 x 16 Oyonnax

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: Section-Paloise.fr