Toulouse atropela o Toulon e fecha 2018 em alta., Foto: AFP

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Já quase em 2019, o Top 14 francês celebrou sua última rodada do ano, que marca também o fim do primeiro turno. Os grandes vencedores do outono (como os franceses chamam a primeira metade do campeonato) são Clermont (1º) e Toulouse (2º) os amarelos asseguraram a primeira posição com uma boa vitória fora de casa diante do desastroso Perpignan (14º) enquanto os occitanos atropelaram o Toulon (10º) jogando em casa.

O Clermont  viajou para enfrentar o Perpignan, no duelo entre o primeiro contra o último colocado, vencendo sem grandes dificuldades, mesmo não jogando bem, por 37 a 16, terminando o primeiro turno na primeira colocação, posição que ocupa desde as primeiras rodadas.  Os catalães por outro lado continuam seu calvário. O Perpignan ostenta a maior série sem vencer da história do Top 14 e muitos se perguntam se conseguirá alguma até o final da competição. Betham, Fofana, Iturria e Yato fizeram os tries do líder.

A história do outono porém pertence ao vice colocado o Toulouse, que em janeiro chegava a metade do que seria o pior campeonato de sua história, preparou uma festa para se despedir de 2018 e celebrar o bom momento do time. Jogo diante de 32 mil torcedores e com a presença no estádio do ex treinador (e maior campeão da história do Toulouse) Guy Novès, que foi ovacionado. Contagiados pela atmosfera, os jogadores não decepcionaram e com um rugby rápido, ofensivo e de muitos passes (que fez a fama dos occitanos no passado) o time destruiu o Toulon, vencendo por 39 a 0.  Se 2018 é o ano de renascimento do Toulouse para os visitantes e o pior momento dos últimos anos com a equipe terminando na 10º colocação e sem conseguir jogar a altura do elenco milionário. Huget, Dupont, Ramos, Faasalele e Kolbe correram para os tries da vitória do maior campeão francês.

O La Rochelle (3º) também termina o ano em clima de festa, o time da pequenina cidade da costa atlântica consegue mais uma vez fazer um bom campeonato, sem estrelas ou um elenco milionário, e grande parte disso se deve a torcida que pela 41º vez seguida comprou todos os ingressos disponíveis. A vitima da vez foi a atual campeão Castres (9º) derrotado por 53 a 27, em um festival de tries, e que termina o ano fora da zona de classificação. Aguillon e Andreu foram destaques com 2 tries cada.

Na quarta posição o Bordeaux (4º) parece ter encontrado novamente o caminho das vitórias, a equipe, que conta com um bom elenco e a melhor média de público do mundo, oscila muito o que prejudicou o desempenho do time nos últimos anos. Nesse momento a equipe está em alta e jogando em casa atropelou (6º) por 40 a 7. Os parisienses perderam o jogo aos 10’ da primeira etapa quando um tackle alto do hooker Wayne Avei resultou em um cartão vermelho. Ducuing foi decisivo com 2 tries para o Bordeaux.

As equipes da Cidade Luz terminam o ano empatadas com 36 pontos, mas em climas muito diferentes enquanto o elenco milionário da Racing é pressionado pelos erros o Stade Français (7º) vive um momento de renascimento depois de uma série de temporadas na zona de rebaixamento e o falecimento de seu jogador juvenil em uma partida, com o pior tendo ficado para trás. O clube rosa recebeu o Grenoble (11º), vencendo por 23 a 20, no único jogo realmente competitivo da rodada. Os alpinos vieram sem pressão, lutando apenas por um ponto bônus defensivo, e com tranquilidade fizeram uma excelente partida, quase vencendo nos segundos finais.

No apagar das luzes, o milionário Montpellier (8º) conseguiu uma boa vitória diante do Pau (12º), em casa, por 41 a 13. A equipe, vice-campeã temporada passada, vinha de uma série ruim de resultado, e fora da zona de classificação.

Outra equipe que termina o ano com vitória foi o Lyon (5º) que não teve dificuldades para bater em casa o Agen (13º) por 52 a 20. Com o resultado, os Lobos afastaram os resultados ruins recentes.

Escrito por: Diego Gutierrez

 

- Continua depois da publicidade -

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Lyon 52 x 20 Agen

Stade Français 23 x 20 Grenoble

La Rochelle 53 x 27 Castres

Perpignan 16 x 37 Clermont

Montpellier 41 x 13 Pau

Bordeaux 40 x 07 Racing

Toulouse 39 x 00 Toulon

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto