Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – As seleções entraram em campo nesse fim de semana, mas o Top 14 não para. O líder Clermont (1º) foi surpreendido no País Basco pelo Bayonne (14º) e vê a distância para o La Rochelle (2º), que bateu em casa o Toulouse (6º), diminuir. No pelotão do meio a disputa continua acirrada, Toulon (3º) e Montpellier (4º) fizeram a lição de casa batendo respectivamente Stade Français  (12º) e Lyon (10º) enquanto o Bordeaux (5º) viajou para os Alpes voltando para casa com uma boa vitória contra o Grenoble (13º).  Na metade de baixo da tabela o Pau (11º) bateu em casa o Racing (7º) enquanto o Castres (8º) não teve dificuldade para superar em seus domínios o Brive (9º).

 

Milagre no País Basco

- Continua depois da publicidade -

Jogando em casa o lanterna Bayonne surpreendeu o líder Clermont batendo o time amarelo por 22 a 14 conquistando a segunda vitória do campeonato, tudo isso com um homem a menos desde os 37’ do primeiro tempo,  graças a um try do asa Jean Monribot. O Clermont, prejudicado pela forte chuva, mesmo anotando dois tries, com o centro Damian Penaud e o abertura reserva Benson Stanley, cometeu muitos penais, o que acabou custando à vitória para o time.

 

Mesmo com o resultado a situação do Bayonne é desesperadora, com a equipe ainda muito longe de sair da zona de rebaixamento, mesmo assim a vitória anima a equipe mostra que o time pode dar a volta por cima uma vitória, em casa, contra o Toulouse na próxima rodada pode consolidar o bom momento da equipe. A derrota não estava nos planos do Clermont, que mesmo mantendo a liderança, vê os adversários se aproximarem, o time recebe o Lyon na próxima rodada.

 

La Rochelle imparável

No duelo entre dois concorrentes ao título o La Rochelle manteve o 100% em casa batendo o Toulouse por 25 a 19. Em uma partida muito disputada os visitantes tiveram as melhores oportunidades, mas pecaram na finalização, enquanto os atlânticos, apesar da dificuldade em penetrar na defesa adversária aproveitaram melhor os seus momentos. Os times empataram em tries com o ponta Gabriel Lacroix anotando para os donos da casa e o também ponta Sami Kanabuli respondendo para os occitanos.

 

A vitória mantém o La Rochelle no encalço do Clermont, o time tenta assumir a liderança na próxima rodada fora de casa contra o Bordeaux enquanto o Toulouse viaja para enfrentar o Bayonne.

 

Sem problemas para o Toulon

A equipe mais rica da Europa não teve problemas para superar em casa o Stade Français por 31 a 12, em um jogo de apenas uma equipe. Anotando quatro tries, com o segundo centro Mathieu Bastareaud, o pilar Xavier Chiocci, o asa Liam Gill e o centro Ma’a Nonu, os donos da casa se aproveitaram da indisciplina dos parisienses para pontuar. O time de rosa colocou a bola no chão duas vezes com o abertura Jules Plisson e o ponta Alipate Ratini.

 

A vitória devolve um pouco da confiança do Toulon, que vem de resultados negativos, a equipe tenta consolidar o bom momento fora de casa contra o Castres. O Stade Français continua a decepcionar e precisa de uma vitória em casa contra o Montpellier.

 

Castres faz valer fator casa

Jogando diante da sua torcida o Castres não vacilou batendo facilmente o Brive por 32 a 13 e se mantendo na briga por uma vaga nas finais. Em uma partida bastante tranquila os donos da casa controlaram o jogo do início ao fim, anotando dois tries, com o oitavo Alex Toulou e o hooker Jody Jennerker. O Brive não fez sua melhor partida, jogando boa parte do jogo no seu campo de defesa e cedendo muitos penais, anotando o try de honra com o segundo centro Arnaud Mignardi.

 

A vitória mantem o Castre na briga por uma das vagas nas finais, a equipe continua em casa para receber o Toulon. A derrota deixa o Brive distante da zona da classificação, precisando na próxima semana de uma excelente vitória em casa diante da Section Paloise.

 

Inferno astral do Grenoble continua

Quando a fase é ruim nada parece dar certo. Antes praticamente imbatível quando jogava nos Alpes o Grenoble foi superado pelo Bordeaux por 24 a 22. Os donos da casa entraram em capo dispostos a dar tudo fazendo uma grande partida. A equipe anotou três tries com o fullback Gio Aplon, o segundo centro Christopher Farrel e o scrum-half reser Lilian Saseras e deixou a vitória escapar em um try duvidoso anulado pela arbitragem, um drop que passou a centímetros dos paus e um contra ataque de mais de 90 metros do Bordeaux, que entrou no in-goal com o scrum-half Yann Lesgourgues e o centro reserva Nas Ducuing.

 

A derrota complica o Grenoble ainda mais na tabela. Com o rebaixamento cada vez mais próximo o time viaja para enfrentar o Racing. O Bordeaux, com uma vitória na bagagem retorna para a terra dos vinhos medir forças com o La Rochelle.

 

Montpellier vence no aniversário

Comemorando em casa os 30 anos de fundação a equipe o Montpellier deu um susto na  torcida, suando muito para vencer o Lyon por 25 a 20. A partida que na teoria não era das mais difíceis se transformou em uma final, com os visitantes anotando três tries, com o oitavo Carl Fearns, o segunda linha Felix e a asa Taiasina Tuifua. O Montpellier só viraria a partida nos minutos finais graças a um try do fullback Joffrey Michel. A equipe ainda terminaria o jogo defendendo 13 contra 15.

 

A vitória mostra que a equipe do Montpellier tem muita garra e não vai se entregar facilmente, além de garantir pontos fundamentais para a equipe, o time agora viaja para enfrentar o Stade Français. O ponto bônus tem um gosto amargo para a equipe do Lyon, que deixou escapar uma vitória que parecia garantida, o time continua na estrada para enfrentar o líder Clermont.

 

Pau em festa

Sem vencer havia quatro jogos, sendo dois deles em casa, a pequena Section Paloise se aproveitou de um Racing sem suas estrelas internacionais para garantir uma importante vitória em casa contra os parisienses por 26 a 17. Com muitos dos seus principais jogadores defendendo as respectivas seleções a equipe da capital não conseguiu fazer uma grande partida, que foi decidida no excesso de penais, com os dois times anotando dois tries, com os pontas Watisoni Votu e Bastien Pourailly levantando a torcida da casa e o hooker Dimitri Szarzewski e o centro reserva Matemini Masoe respondendo para o time visitante.

 

A vitória trás alívio para o Pau, que se distância da zona de rebaixamento e retoma o caminho das vitórias, o time agora sai de casa para enfrentar o Brive. A derrota freia a ascensão do Racing, que vê os adversários se distanciarem, a equipe volta para a cidade luz enfrentar o combalido Grenoble.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Pau 26 x 17 Racing

Castres 32 x 13 Brive

Montpellier 25 x 20 Lyon

Grenoble 22 x 24 Bordeaux

Bayonne 22 x 14 Clermont

La Rochelle 25 x 19 Toulouse

Toulon 31 x 12 Stade Français

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Texto: Diego Gutierrez

Foto: LNR