Lyon bate Bordeaux e segue líder. Foto: ROMAIN LAFABREGUE AFP

ARTIGO COM VÍDEOS -Mais uma semana de arrepiar no Top 14. No duelo mais esperado do fim de semana o líder Lyon (1º) bateu em casa o vice-líder Bordeaux (2º) se consolidando de vez na primeira colocação. Com as grandes equipes enfraquecidas os pequenos continuam a fazer a festa, o Bayonne (3º) que começou a temporada como forte candidato ao rebaixamento bateu fora de casa o Agen (11º) assumindo a confortável terceira colocação.

O líder Lyon recebeu o vice líder Bordeaux no melhor para o jogo mais esperado da rodada. A partida cumpriu todas as expectativas um duelo frenético vencidos nos últimos minutos pelos donos da casa por 25 a 23. Destaque para o fullback dos lobos Jean Butin que anotou dois tries e para o abertura dos visitantes o veterano neozelandês Ben Botica, que se consolida como líder dessa equipe. Com a vitória o Lyon se isola ainda mais na liderança dominando completamente o campeonato.

O Bayonne segue surpreendendo e timidamente começa a sonhar com uma vaga nas finais. Os bascos bateram fora de casa o Agen por 29 a 27, o duelo também é o encontro entre os dois times que subiram essa temporada, sendo importante na luta contra o rebaixamento, mesmo que hoje o Bayonne esteja longe da zona a equipe continua como uma das candidatas, principalmente na volta da copa do mundo quando as estrelas retornarem ao Top 14.

- Continua depois da publicidade -

O Toulon (7º) venceu um duelo importante contra um concorrente direto na luta pela classificação, batendo em casa o La Rochelle (12º) por 23 a 3. As duas equipes fizeram um jogo muito físico com uma intensa disputa nos rucks e muitos scrum, o placar não representa o que foi a partida, com os atlânticos jogando melhor em alguns momentos mas pecando na hora de finalizar, principalmente dentro das 22. O Toulon por outro lado soube aproveitar as poucas chances que teve.

O início de temporada é dura para as equipes estreladas do Top 14. O atual campeão Toulouse (13º) viajou para o interior e acabou atropelado pelo Brive (9º) por 23 a 9. Os donos da casa fizeram uma partida pragmática e de poucos erros, contando com o talento do scrum-half Julien Blanc que anotou os dois únicos tries da partida. O Brive se aproveita da copa do mundo e nessa temporada já bateu em casa Clermont e Toulon, nada mal para um dos menores orçamentos da temporada.

O Racing (10º) deixou Paris para vencer a Section Paloise (6º) por 31 a 3 em uma partida sonolenta e tecnicamente muito fraca. Os donos da casa estavam invictos em seus domínios e disputam a parte de cima da tabela, a pequena equipe do interior, porém sentiu a pressão e acabou caindo diante de um rival que apenas jogou o básico. A vitória é instrumental para os parisienses, que deixam as últimas posições e respiram aliviados.

O Clermont (4º) bateu em casa o Montpellier (8º) por 20 a 13 colocando fim a um incomodo tabu. Os amarelos não vencia em casa o Montpellier desde 2014, cinco anos de incômoda invencibilidade. O jogo foi disputado e clima de final, uma partida amarrada intensa fisicamente e por vezes violenta, que terminou com uma vitória importante para os donos da casa.

O calvário do Stade Français (14º) continua, a equipe, que em situação ruim dentro e fora de campo, foi atropelada fora de casa pelo Castres (5º) por 46 a 16, perdendo a quinta partida em seis e na ultima colocação do campeonato. O Castres segue lutando na parte de cima da tabela.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

Clermont 20 x 13 Montpellier
Brive 23 x 9 Toulouse
Castres 46 x 16 Stade Français
Agen 27 x 29 Bayonne
Lyon 25 x 23 Bordeaux
Pau 3 x 31 x Racing
Toulon 23 x 3 La Rochelle

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1347
Lyon Lyon1344
ToulonToulon1336
La RochelleLa Rochelle1333
Racing Paris1332
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1331
ToulouseToulouse1330
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1328
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1325
PauPau1323
BayonneBayonne1323
CastresCastres1323
Stade FrançaisParis1320
AgenAgen1318
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto