Lyon segue invicto Foto: Media365

Tempo de leitura: 3 minutos

Artigo com vídeos- O mundo volta os olhos para as grandes partidas da Copa do Mundo do Japão, mas na França os torcedores dividem a atenção com o Top 14, que sem suas maiores estrelas vê a ascensão dos nanicos. O Lyon (1º) segue imparável, atropelando em Paris o Racing (13º) e se beneficiando do empate do Bordeaux (2º) fora de casa contra o Montpellier (6º) para se isolar na liderança. O final de semana foi negro para as equipes de Paris, o Stade Français (14º), com a derrota em casa para o Clermont (5º) caiu para a lanterna da competição, acompanhado de perto pelo Racing agora em penúltimo.

Os torcedores do Lyon agora podem comemorar o primeiro lugar isolado da tabela, a equipe atropelou em Paris o Racing, por 31 a 20, se beneficiando do empate do Bordeaux para se isolar na liderança. A boa fase começa a contagiar jogadores e torcedores, com o time adquirindo muita confiança, resta saber se o time conseguirá manter o nível após o retorno das grandes estrelas depois da copa do mundo. Os parisienses por outro tem um começo de temporada desastroso, sem as maiores estrelas a equipe não consegue jogar e agora está na zona de rebaixamento.

- Continua depois da publicidade -

O Bordeaux viajou para enfrentar o Montpellier, voltando para casa com o primeiro empate da temporada, em 17 a 17, com o resultado o time da terra dos vinhos mantém a invencibilidade, mas deixa o Lyon distanciar. A partida foi muito truncada, sendo que nenhumas da equipes conseguiu dominar o jogo o Bordeaux cometeu muitos penais, mas o péssimo line-out do Montpellier impediu que os donos da casa aproveitassem as oportunidades.

O Clermont viajou para a cidade luz e volta para casa com uma tranquila vitória sobre o Stade Français, por 32 a 18. O destaque do jogo vai para o jovem abertura australiano Jake Macintyre, que anotou 22 pontos. O jogador, contratado esse ano, é o titular da camisa dez enquanto Camille Lopez está no Japão, mas tem o potencial de pressionar o ídolo dos Bleus. Do outro lado o time de rosa, com cinco pontos em cinco jogos, caiu para a lanterna da competição.

O Toulouse (11º) conquistou uma vitória dura, em casa, diante da Section Paloise (3º), por 24 a 23. O placar não representa bem o que foi o jogo, com os occitanos controlando a partida do começo ao fim, a frente do placar durante todo o jogo, sendo que no apito da sirene a partida estava 24 a 16. Os atuais campeões, sem suas maiores estrelas, adotaram um estilo de jogo pragmático, que apesar de não ser o rugby vistoso que fez o time famoso, deve manter o time na parte de cima da tabela até o retorno de suas grandes estrelas.

O Bayonne (4º) começou a temporada decidido a não retornar para a segunda divisão e por enquanto os bascos vem fazendo um grande trabalho. A equipe bateu em casa o La Rochelle (8º) por 23 a 22, conquistando a terceira vitória em cinco jogos, os donos da casa deixaram tudo em campo, jogando com 14 durante toda a segunda etapa. Os atlânticos voltam para casa lamentando a chance perdida, o time é praticamente invencível em casa, mas não consegue ter o mesmo desempenho fora de casa, deixando escapar vitórias fáceis que elevariam o patamar da equipe.

O Castres (9º) venceu em casa o Agen (10º) por 30 a 27. Apesar de serem tecnicamente superiores os donos da casa tiveram muita dificuldade diante da pequenina equipe, que lutou muito do começo ao fim do jogo, se aproveitando dos erros e descuidos do adversário. Voltando para caso com um importante ponto bônus defensivo.

A fase do Toulon (7º) continua péssima, depois da temporada passada ruim a equipe começou o novo campeonato sem suas maiores estrelas, que estão no Japão, e nesse final de semana foi atropelado fora de casa pelo Brive (12º) por 39 a 17. Os donos da casa, que começaram o ano como candidatos ao rebaixamento comemoram o resultado e a boa fase.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

Brive 39 x 17 Toulon
Bayonne 23 x 22 La Rochelle
Toulouse 23 x 24 Pau
Castres 30 x 27 Agen
Racing 20 x 31 Lyon
Montpellier 17 x 17 Bordeaux
Stade Fraçais 18 x 32 Clermont

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1761
Lyon Lyon1753
Racing Paris1746
ToulonToulon1745
La RochelleLa Rochelle1742
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1741
ToulouseToulouse1740
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1737
BayonneBayonne1733
CastresCastres1733
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1733
PauPau1728
AgenAgen1726
Stade FrançaisParis1725
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;