Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 retornou após a pausa para a Champions Cup e viu o Clermont (1º) se manter como líder isolado, não tendo dificuldades para bater em casa o lanterna Agen (14º). Na vice liderança, o Montpellier (2º), que faz um segundo turno quase perfeito, não teve dificuldades para bater, em Paris, o combalido Stade Français (12º), enquanto o Toulon (3) se recuperou da derrota na Copa Europeia batendo fora de casa o Pau (11º).  Na luta pelas últimas vagas nas finais, a briga está cada vez mais quente, com o Toulouse (5º) batendo em casa o Racing (4º) e o Castres (6º) vencendo nos Alpes o Grenoble (10º), enquanto o Bordeaux (7º) era derrotado na costa atlântica  pelo La Rochelle (9º) e deixava o G6. Ainda na espreita pela parte de cima, o Brive (8º) não teve dificuldade para bater o Oyonnax (13º).

 

Toulouse vence poderoso Racing

- Continua depois da publicidade -

O Toulouse conquistou uma vitória fundamental em casa diante do Racing por 14 a 3, garantindo sua permanência dentro da zona de classificação às finais. No primeiro tempo os donos da casa fizeram seus tries com  o asa Yocuba Câmara e com um penal try, aproveiando os pesados desfalques do time parisiense, que poupou atletas por conta da Copa Europeia. No segundo tempo, o jogo caiu em nível e os torcedores testemunharam 40 minutos sem pontos. Na próxima rodada, o Toulouse viaja para enfrentar o Toulon, em um jogo importante para as duas equipes. O Racing volta para casa enfrentar o líder Clermont.

 

Clermont mais líder do que nunca

O time amarelo continua a encantar a França e a vítima da vez foi o lanterna Agen, batido fora de casa por 38 a 10. Em um festival de tries os donos da casa anotaram com os pontas Alvereti Raka (duas vezes) e David Strettle, o asa  Judicaël Cancoriet, o oitavo  Camille Gérondeau e o ponta reserva Noa Nakaitaci. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo asa reserva Antoine Miquel. O Clermont continua a defender sua série invicta e viaja até Paris enfrentar o Racing. O Agen, praticamente rebaixado, recebe o Brive.

 

Montpellier assume vice

A equipe de Montpellier parece finalmente ter dado o passo que faltava para o time figurar entre os grandes da Europa, conquistando a sétima vitória seguida, dessa vez em Paris, batendo o Stade Français por 26 a 20, no primeiro sucesso da equipe no estádio Jean-Bouin. Muito superior aos donos da casa, o time azul e branco entrou no in-goal com o hooker Mickaël Ivaldi, o asa Akapusi Qera e o abertura reserva Benoît Paillaugue. A festa só não foi completa devido ao try do ponta Jérémy Sinzelle, que negou aos visitantes o ponto bônus ofensivo e garantiu aos parisienses um ponto na classificação. Fora da Copa Europeia, o Stade Français continua a decepcionar e só não luta contra o rebaixamento por causa da temporada horrível de Agen e Oyonnax, o time deixa Paris para enfrentar o Bordeaux. O Montpellier continua a evoluir e recebe o Grenoble.

 

Toulon se mantém vivo no Top 14

O Toulon mostrou nesse fim de semana que não se abalou com a desclassificação no torneio europeu e agora mira o título do Top 14. O time viajou para enfrentar o Pau, que, apesar de pouco badalado, costuma jogar muito bem em casa, e voltou para a Provença com uma vitória tranquila na bagagem por 25 a 9.  Em uma partida com muitos erros defensivos dos donos da casa o fullback Delon Armitage anotou duas vezes, além de um penal try, garantindo o ponto bônus ofensivo dos visitantes. O Toulon volta para casa enfrentar o Toulouse enquanto o Pau volta para casa encarar o Castres.

 

Castres continua vivo na disputa

O Castres viajou até Grenoble e deu um passo muito grande rumo à classificação para as finais, batendo os alpinos, sempre muito fortes em casa, por 33 a 28.  Jogando um rugby ofensivo, mesmo fora de casa, os visitantes anotaram com o segundo centro Thomas Combezou, o oitavo Alex Tulo e o ponta David Smith. O try de honra dos donos da casa marcaram o try de honra com o ponta Maritino Nemani. O Grenoble, que pensa muito mais na semifinal da Challenge Cup, viaja para enfrentar o imparável Montpellier, enquanto o Castres tenta, em casa, dar mais um passo rumo a classificação quando enfrenta o Pau.

 

La Rochelle continua a sonhar

O pequeno La Rochelle continua a surpreender batendo em casa o Bordeaux, e mantendo vivo, mesmo que ainda muito distante, o sonho de se classificar para as finais. A partida foi o retrato do que a equipe da costa atlântica fez neste campeonato, colocando em campo um time aguerrido e disciplinado, se aproveitando dos descuidos do adversário. O único try do jogo foi dos donos da casa, com o hooker reserva Hikario Forbes. O La Rochelle agora viaja para enfrentar o quase rebaixado o Oyonnax, em busca de mais uma vitória para entrar de vez na briga pelas finais. A derrota é péssima para o Bordeaux que sai da zona de classificação a equipe agora recebe o combalido Stade Français precisando de uma vitória.

 

Brive conquista primeiro bônus ofensivo

O Brive bateu em casa o quase rebaixado Oyonnax por 31 a 13, conquistando o primeiro ponto bônus ofensivo da temporada. A forte chuva que caia no momento da partida não impediu o jogo ofensivo do Brive que entrou no in-goal quatro vezes com o pilar  Karlen Asieshvili, o asa  Poutasi Luafutu, o pilar reserva Lucas Pointud e o centro reserva Chris Tuatara-Morrison. O Oyonnax anotou um penal try. O Brive agora viaja para enfrentar o Agen enquanto o Oyonnax volta para casa enfrentar o La Rochelle.

 

Bayonne um passo adiante para a classificação

Na segunda divisão, o vice líder Bayonne deu um passo importante rumo à classificação ao mata-mata final. Os bascos venceram o Tarbes e abriram 5 pontos de frente sobre o terceiro colocado Aurillac e 10 acima do sexto colocado, a primeira equipe de fora da zona de classificação. O Aurillac foi derrotado pelo desesperado Dax, que luta contra o rebaixamento, ao passo Perpignan e Béziers, que vem logo a seguir, também tiveram insucessos, caindo contra Montauban e Lyon, respectivamente. O Mont de Marsan, por sua vez, conquistou uma importante vitória fora de casa sobre o Albi, 27 x 19, e tomou do concorrente o sexto lugar, estando agora a 1 ponto de Perpignan e Béziers, com mais 4 rodadas pela frente.

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Grenoble 28 x 22 Castres

Pau 9 x 25 Toulon

Brive 31 x 13 Oyonnax

Clermont 38 x 10 Agen

La Rochelle 22 x 15 Bordeaux

Stade Français 20 x 26 Montpellier

Toulouse 14 x 3 Racing

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Montauban 28 x 25 Perpignan

Carcassonne 32 x 27 Biarritz

Bayonne 28 x 10 Tarbes

Provence 29 x 6 Bourgoin

Dax 26 x 18 Aurillac

Albi 19 x 27 Mont de Marsan

Narbonne 34 x 6 Colomiers

Lyon 38 x 17 Béziers

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez