Racing 92 - Racing x Bordeaux

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 está muito próximo da sua fase final e os torcedores prendem a respiração. Na penúltima rodada da temporada regular, o Montpellier (1º) garantiu a primeira colocação e vaga direta às semifinais. Racing (2º), Toulouse (3º) e Toulon (4º) já classificados lutam pela passagem direto para as semis enquanto Lyon (5º), Castres (6º) La Rochelle (7º) e Pau (8º) disputam as últimas duas vagas no mata-mata (6 equipes vão ao mata-mata, com 2 indo diretamente às semifinais e 4 à Repescagem para as Semifinais). Na parte de baixo da tabela, não deu para o Brive (14º) que terminou a rodada rebaixado, ao passo que Oyonnax (13º) e Stade Français jogam contra a penúltima colocação, que leva a uma indesejável Repescagem de Rebaixamento contra o vice campeão da segunda divisão.

O Montpellier mais uma vez mostrou que está em um patamar acima da outras equipes. O time, jogando em casa, atropelou o Pau, vencendo por 45 a 13, conquistando a primeira colocação, com uma rodada de antecedência e a vaga direto nas semifinais.O primeiro tempo foi parelho, 10 x 03, mas na segunda etapa os azuis se impuseram. Tries de François Steyn, Aaron Cruden, Nasiganiyavi, Bismarck du Plessis, Paul Willemse e Louis Picamoles – time estrelado!

Seguindo, não tão de perto, o líder, três equipes garantiram a classificação, ao vencerem concorrentes diretos por uma vaga nas semifinais e agora lutam para ficar com a segunda colocação e ganhar uma semana a mais de descanso.

O Racing, jogando longe de Paris, não teve dificuldades para bater o Bordeaux (10º), por 39 a 15, a equipe da terra dos vinhos, que não disputa mais nada, foi presa fácil para o excelente time parisiense, finalista da Copa Europeia que, no entanto, lamentou a lesão de seu capitão Machenaud. O argentino Juan Imhoff foi destaque no duelo com 2 tries para o Racing.

Outra equipe que não teve de fazer grandes esforços foi o Toulon. Jogando em casa os  milionários dominaram o Castres, que ainda sonha com uma vaga nas finais, vencendo por 59 a 13. O argentino Facundo Isa fez um jogão, marcando try e dominando o breakdown. Tuisova marcou 2 tries, enquanto Ma’a Nonu, Chris Ashton, Matthewson, Bastareaud e Lakafia também deixaram os seus.

O Toulouse, dos três concorrentes, foi o que teve mais dificuldades. Jogando em casa, debaixo de uma chuva torrencial, os occitanos precisaram de toda a sua força para bater o La Rochelle, por 19 a 14. O asa Faasalele fez o único try do Toulouse, que capitalizou com penais chutados por Thomas Ramos. No fim, Victor Vito marcou o try dos Rochellais e o jogo foi emocionante até o fim, com o Toulouse se segurando.

Na parte de baixo da tabela a rodada também foi de definições. No duelo dos desesperados o Stade Français fez a lição de casa e venceu o Brive por 30 a 22, em uma partida que os parisienses dominaram do começo ao fim, apesar do placar não tão elástico. Plisson e Parisse fizeram os tries do Stade Français logo no começo do jogo e a vitória foi garantida na base dos penais.

Quem se beneficiou foi o Oyonnax, que também jogou em casa, e atropelou o Lyon por 39 a 18, conquistando um importante ponto bônus ofensivo, rebaixando o Brive e ainda se aproximando do Stade Français, deixando para a ultima rodada a decisão do 13º, que vai ter de jogar contra o vice do Pro D2. Seuteni foi destaque com 2 dos 5 tries do Oyonnax, que vive uma ascensão notável.

Outra equipe que se salvou foi o Agen (11º), que jogando em casa não teve dificuldades para bater o conturbado Clermont (9º) e garantiu matematicamente a permanência no Top 14. Vahaamahina foi expulso logo aos 34′ e o Clermont sofreu até o fim.

 

- Continua depois da publicidade -

Próxima rodada

A rodada final deixa ainda muitas colocações em aberto. Lutando pela vice colocação Racing e Toulouse tem os duelos mais fáceis, jogando contra equipes que não disputam mais nada, os parisienses recebem o Agen enquanto os occitanos viajam para enfrentar o Clermont. O Toulon tem a tarefa mais difícil tendo de bater o fora de casa o Pau, que precisa vencer para ter chances de uma vaga nas finais. Também lutando pelo sonho de conquistar o Top 14, Castres e La Rochelle recebem, respectivamente, Oyonnax e Stade Français, que lutam para fugir da Repescagem de Rebaixamento, enquanto o Lyon tem a dura missão de bater em casa o líder Montpellier para permanecer no G6.

Todos os jogos serão no sábado, dia 5.

 

Perpignan e Grenoble a uma vitória do Top 14

Na Pro D2, a segunda divisão, as semifinais foram de festa para Perpignan e Grenoble. O catalães, melhores da primeira fase, derrotaram em casa o Mont de Marsan por indiscutíveis 28 x 08, ao passo que o Grenoble jogou fora de casa e venceu o Montauban, segundo melhor da temporada, por 22 x 15, em um jogão que viu os alpinos abrirem 15 x 03 na primeira etapa, com 2 tries do pilar Faka Taumalolo, para segurarem a frente na segunda etapa.


Perpignan e Grenoble vão fazer a grande final no domingo, dia 6, em Toulouse, campo neutro. O vencedor será o campeão da Pro D2 e garantirá a promoção, ao passo que o vice terá uma segunda chance de ser promovido diante do penúltimo colocado do Top 14, na Repescagem.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2017-18

Toulon 59 x 13 Castres

Agen 27 x 17 Clermont

Montpellier 45 x 13 Pau

Oyonnax 39 x 18 Lyon

Stade Français 30 x 22 Brive

Bordeaux 15 x 39 Racing

Toulouse 19 x 14 La Rochelle

ClubeCidadeJogosPontos
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2680
ToulouseToulouse2674
ToulonToulon2673
Lyon Lyon2670
CastresCastres2669
La RochelleLa Rochelle2667
PauPau2666
ClermontClermont-Ferrand2654
Bordeaux-BèglesBordeaux2648
AgenAgen2646
Stade FrançaisParis2642
OyonnaxOyonnax2639
BriveBrive2636
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2017-18

Semifinais

Perpignan 28 x 08 Mont de Marsan, em Perpignan

Montauban 15 x 22 Grenoble, em Montauban

 

Final – dia 06 de maio

Perpignan x Grenoble, em Toulouse

 

Escrito por: Diego Gutierrez