Castres quer ir ao mata-mata do Top 14. Foto: Castres Olympique - Website

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 francês conheceu neste fim de semana os seus finalistas. Depois de 26 rodadas de muita emoção, tries e pancadas apenas seis equipes continuam a sonhar com a taça. Montpellier (1º) e Racing (2º) garantiram a passagem direto para as semifinais, que serão em local pré-definido, Lyon, enquanto o Toulouse (3º) recebe o Castres (6º), em clássico occitano, e o Toulon (4º) mede forças em casa contra o emergente Lyon (5º) nos jogos das Repescagens pelas Semifinais (as barrages, em francês).

Na parte de baixo, o Brive (14º) já estava rebaixado e quem agora lutará contra o descenso em Repescagem é o Oyonnax (13º), que viaja para os Alpes enfrentar o vice-campeão da segunda divisão, Grenoble, pelo direito de permanecer no Top 14, em um clássico regional que vai pegar fogo.

Na última rodada todos os olhos se voltaram para o meio da tabela com quatro equipes disputando as duas ultimas vagas para as finais. Castres, Lyon, La Rochelle e Pau entraram em campo, todos em casa, precisando da vitória e torcendo contra os adversários para continuar na competição, no final todas as equipes venceram e quem se deu melhor foram Lyon e Castres que continuam na competição.

- Continua depois da publicidade -

Castres e La Rochelle tiveram a missão mais fácil enfrentando respectivamente Oyonnax e Stade Français (12º) e fizeram valer o fator casa, com o Castres vencendo por 54 a 3 e os atlânticos 31 a 7.  As duas derrotas beneficiaram os parisienses que mais uma vez escapam do rebaixamento,  mas deixa claro que se as coisas não mudarem na cidade luz o descenso é apenas questão de tempo, com o estoque de milagres do time de rosa se esgotando rapidamente.

O Oyonnax não conseguiu fazer o resultado para garantir já sua permanência o Top 14 e viu nada menos que 7 tries do Castres, com Sitiveni Mafi sendo destaque com 2. O primeiro tempo ainda foi razoavelmente próximo, com 18 x 03 para os donos da casa, que deslancharam na segunda etapa.

Já para o La Rochelle foram 4 tries e um jogo dominante, que chegou a ir ao intervalo em 24 x 00. O Stade Français termina mal a temporada, pois corria risco de terminar em penúltimo e não fez sua parte para se salvar.

O Pau enfrentava um adversário mais poderoso, o Toulon, mas que optou por viajar com o time misto. No final os donos da casa levaram a melhor batendo os milionários por 38 a 26, resultado que não foi suficiente para garantir a ida para as finais. Os Verdes foram brilhantes no primeiro tempo abrindo 23 x 07, com tries de Pesenti e Mowen e penais de Tom Taylor. A reação do Toulon acabou sendo tardia.

O Lyon tinha o desafio mais difícil da rodada recebendo os líderes do Montpellier. O time azul e branco vinha sem pressão apenas para cumprir tabela e acertar os últimos detalhes,  penando nas três semanas de descaso para as semifinais, mesmo assim foram um adversário difícil sendo derrotados por 32 a 24. A partida foi uma das mais disputadas de toda a competição, que manteve a torcida dos lobos tensa até o ultimo minuto, os donos da casa lideram durante quase todo o jogo, com o Montpellier virando a partida aos 30’ do segundo tempo, e o Lyon voltando a liderança nos minutos  graças aos chutes e a experiência do veterano abertura Fréd Michalak que conduziu a equipe nos momento mais tensos do jogo. Liam Gill e Mignot fizeram os tries decisivos para os Lobos.

Na luta pela segunda colocação o Racing recebeu o Agen e, mesmo com o time reserva, a equipe se prepara a final da Champions Cup no próximo fim de semana, venceu facilmente a partida, por 42 a 13, e garantiu a segunda colocação. O argentino Imhoff correu para 2 tries nesse jogo, que o Racing optou por mandar em Vannes, na Bretanha, como parte da parceria entre o Racing e o Vannes (da Pro D2).

O Racing foi ainda beneficiado pelas derrotas de Toulouse e Toulon. Os occitanos viajaram para enfrentar o Clermont (9º), que jogava para cumprir tabela, e acabaram derrotados por 36 a 26 . A partida teve como destaque a despedida dos gramados do veterano de seleção francesa o segundo centro Aurélien Rougerie, que completou seu jogo de número 418 pelo Clermont, a torcida deixou de lado a decepção da temporada e lotou o estádio para se despedir do seu ídolo, o que contagiou as equipes que fizeram a melhor partida da rodada. Todos os tries do Clermont foram no primeiro tempo, com Parra nos penais assegurando a frente após o intervalo.

No único jogo da rodada que não valia nada o rebaixado Brive venceu o Bordeaux (11º), em casa por 22 a 20, muito pouco e muito tarde para o time preto e branco que jogo a Pro D2 ano que vem.

Perpignan é campeão da Pro D2 e volta ao Top 14

Foram 4 amargos anos na segunda divisão, mas finalmente o gigante da Catalunha Francesa está de volta à elite do rugby do país. Dono de 7 títulos franceses (o último em 2009), o Perpignan se sagrou campeão da Pro D2 neste domingo, vencendo o Grenoble na grande final em Toulouse (sede neutra), por 38 x 13. O primeiro tempo foi duro com apenas 14 x 13 a favor dos catalães, que acabaram deslanchando no segundo tempo. Bousquet, Selponi, Cocagi, Carbou e Mafi marcaram o tries da promoção ao Top 14.

Para o Grenoble, há ainda mais uma chance de voltar ao Top 14, apenas um ano após seu rebaixamento. Os alpinos farão no próximo sábado clássico regional contra o Oyonnax, penúltimo colocado do Top 14, em Repescagem que terá o mando de jogo do Grenoble.

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2017-18

Brive 22 x 20 Bordeaux

Castres 54 x 03 Oyonnax

Lyon 32 x 24 Montpellier

La Rochelle 31 x 07 Stade Français

Pau 38 x 26 Toulon

Racing 42 x 13 Agen

Clermont 36 x 26 Toulouse

ClubeCidadeJogosPontos
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2680
ToulouseToulouse2674
ToulonToulon2673
Lyon Lyon2670
CastresCastres2669
La RochelleLa Rochelle2667
PauPau2666
ClermontClermont-Ferrand2654
Bordeaux-BèglesBordeaux2648
AgenAgen2646
Stade FrançaisParis2642
OyonnaxOyonnax2639
BriveBrive2636
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto

 

Repescagens pelas Semifinais

Dia 18/05 – Toulon x Lyon, em Toulon

Dia 19/05 – Toulouse x Castres, em Toulouse

 

Semifinais

Dia 25/05 – Montpellier x Toulon/Lyon, em Lyon

Dia 26/05 – Racing x Toulouse/Castres, em Lyon

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2017-18

Final

Perpignan 38 x 13 Grenoble, em Toulouse

 

Repescagem Promoção-Rebaixamento

Dia 12/05 – Grenoble x Oyonnax, em Grenoble

 

Escrito por: Diego Gutierrez