Tempo de leitura: 5 minutos

Depois de três rodadas, o Top 14 francês mostra porque é o campeonato mais  badalado do mundo. Dois times improváveis, com orçamentos modestos, estão no topo do Top 14. Brive (1º) e La Rochelle (2º) baterão fora de casa Castres ( 8º) e Toulon (11º) respectivamente e dividem a liderança.  O Racing (3º) mostrou que não vai ser coadjuvante essa temporada e atropelou o Toulouse (5º) enquanto o Clermont (4º) terminou sua sequencia de três jogos fora de casa em um empate com o Stade Français (6º). Entre os canidados ao título o Montpellier (12º) não tomou conhecimento do Bordeaux (13º) conquistando sua primeira vitória enquanto entre os possíveis rebaixados a Section Paloise (9º) bateu em casa o Bayonne (10º) e o Lyon (7º) , em casa, não tomou conhecimento do Grenoble (14º).

 

Racing mostra por que é o campeão

- Continua depois da publicidade -

Depois de um começo de temporada irregular o Racing mostrou porque é o campeão francês. Batendo em Paris o Toulouse por 28 a 14. Em um grande jogo com duas equipes duras na defesa   e com muita dedicação ofensiva. Os donos casa se deram melhor entrando no in-goal com um penal try e com o segunda linha Bernard Le Roux e  o ponta Juan Inhoff,  enquanto os visitantes anotaram com o fulback Sofiane Gitone.  O Racing deixa Paris e viaja para enfrentar o Clermont, enquanto o o Tolouse volta para casa enfrentar o Clermont.

 

Brive  líder acima de todos

O pequeno Brive, com um dos menores orçamentos fez mais uma de suas surpresas, bateu o poderoso Toulon em seu território  por 25 a 21, e agora dorme acima de todos na liderança do Top 14. Em um jogo muito fechado, como gostavam os visitantes, o único try foi feito em forma de penal try pelos visitantes.

 

O Toulon não contava com esse resultado negativo e agora tem de viajar para enfrentar fora de casa o Toulouse, no jogo entre as duas equipes mais ricas da França. O Brive segue a mesma tendência das temporadas passadas, uma equipe muito dedicada que usa da vontade para superar as adversidades, o time agora dorme no topo do Top 14 e se prepara para enfrentar, fora de casa, o Grenoble.

 

Clermont e Stade Français fazem jogo épico

A cidade luz presenciou um jogo épico, o melhor do campeonato até agora, no empate em 30 a 30 entre Clermont e Stade Français, o segundo dos amarelos na competição. Apesar de jogar em casa o empate, conquistado no ultimo minuto, tem sabor de vitória para os parisienses, com a equipe jogando melhor, anotando quatro tries, com o segundo centro   Geoffrey Doumayrou (duas vezes) e os pontas Djibril Camara e Waisea Nayacalevu. O Clermont anotou duas vezes com o segunda linha Paul Jedrasiak e o oitavo Fritz Lee e se aproveitou da indisciplina dos donos da casa para anotar muitos penais.

 

Apesar de melhorar em relação a temporada passada a caminhada ainda é longa para o Stade Français, que precisa solucionar diversas deficiências antes de sonhar com o Top 14 novamente, o time recebe o Castres e precisa de uma vitória. O Clermont volta para casa, com um excelente desempenho, somando duas vitórias e um empate na estrada, a equipe recebe o Racing no primeiro jogo em casa da temporada.

 

La Rochelle na liderança

Em uma rodada de surpresas o la Rochelle deixou sua marca, batendo fora de casa o Castres, e assumindo a liderança da competição, empatado em pontos com o não menos surpreendente Brive. Os atlânticos apostaram na força de sua defesa e  em um ataque eficiente para surpreender os donos da casa, a diferença no placar foi construída na base dos penais, já que as equipes empataram em tries com o hooker Brice March e o asa Sitiveni Mafi anotando para os donos da casa e o segundo centro Paul Jordaan e o ponta Steeve Barry responderam para os visitantes.

 

A derrota não estava nos planos do Castres, que agora tem um jogo muito duro em Paris contra o Stade Français. Os atlânticos voltam para casa invictos, tentando mais uma vitória diante do frágil Lyon.

 

Montpellier conquista vitória fundamental

O Berdeaux vinha empolgada, mas a força de sua torcida não foi suficiente para segurar o Montpellier, que venceu por 32 a 15 e conquistou sua primeira vitória na temporada, mostrando muitas qualidades. Os únicos tries do jogo foram marcados pelos visitantes, com o fullback Jesse Mogg e o segundo centro Alexandre Dumoulin. O Boredaux continua em casa para receber o Bayonne enquanto o Montpellier volta para casa enfrentar a Section Paloise.

 

Primeira vitória da temporada para o Pau

A temporada começou para a Section Paloise que se aproveitou da vantagem de um homem a mais desde os 15’ do primeiro tempo para vencer por 25 a 9 e ainda conquistar um ponto bônus ofensivo com tries do oitavo James Coughlan, do ponta Watisoni Votu e do fullback Tom Taylor.

 

O resultado não poderia ser melhor para o Pau que tenta repetir o desempenho fora de casa contra o Montpellier. A primeira derrota dos bascos na competição tem um gosto amargo, principalmente depois de um vermelho que poderia ter sido evitado, o time continua na estrada para enfrentar o Bordeaux.

 

Lyon vence duelo dos desesperados

No duelo entre dois fortes candidatos ao rebaixamento o Lyon levou a melhor, atropelando em casa o Grenoble por 32 a 13. A partir teve apenas uma equipe com os donos da casa sendo superiores em todos os aspectos do jogo, entrando no in-goal com o asa Virgile Bruni, o abertura Michael Harris e o oitavo Carl Fearns, conquistando o ponto bônus ofensivo. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo fullback Gio Aplon.

 

Em um campeonato tão disputado como o Top 14 desse ano qualquer ponto pode fazer a diferença, com a vitória dando um novo ânimo para o Lyon, que viaja para enfrentar o invicto La Rochelle. O Grenoble segue sem vencer e tem a dura missão de bater em casa o líder Brive.

 

Pro D2 embolada

A segunda divisão francesa está toda embolada após duas rodadas. Somente o Béziers alcançou sua segunda vitória, ao passar pelo Oyonnax em um jogão de 34 x 28, enquanto nada menos que treze times somam uma vitória e uma derrota.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Stade Français 30 x 30 Clermont

Pau 25 x 09 Bayonne

Lyon 32 x 13 Grenoble

Castres 18 x 26 La Rochelle

Toulon 21 x 26 Brive

Bordeaux 15 x 32 Montpellier

Racing 28 x 14 Toulouse

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Aurillac 42 x 13 Perpignan

Narbonne 29 x 27 Bourgoin

Colomiers 24 x 03 Carcassonne

Béziers 34 x 28 Oyonnax

Angoulême 23 x 22 Vannes

Montauban 22 x 11 Biarritz

Mont de Marsan 33 x 29 Dax

Agen 36 x 20 Albi

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez