Top 14 tem surpresas na liderança: Brive e La Rochelle!

Depois de três rodadas, o Top 14 francês mostra porque é o campeonato mais  badalado do mundo. Dois times improváveis, com orçamentos modestos, estão no topo do Top 14. Brive (1º) e La Rochelle (2º) baterão fora de casa Castres ( 8º) e Toulon (11º) respectivamente e dividem a liderança.  O Racing (3º) mostrou que não vai ser coadjuvante essa temporada e atropelou o Toulouse (5º) enquanto o Clermont (4º) terminou sua sequencia de três jogos fora de casa em um empate com o Stade Français (6º). Entre os canidados ao título o Montpellier (12º) não tomou conhecimento do Bordeaux (13º) conquistando sua primeira vitória enquanto entre os possíveis rebaixados a Section Paloise (9º) bateu em casa o Bayonne (10º) e o Lyon (7º) , em casa, não tomou conhecimento do Grenoble (14º).

 

Racing mostra por que é o campeão

Depois de um começo de temporada irregular o Racing mostrou porque é o campeão francês. Batendo em Paris o Toulouse por 28 a 14. Em um grande jogo com duas equipes duras na defesa   e com muita dedicação ofensiva. Os donos casa se deram melhor entrando no in-goal com um penal try e com o segunda linha Bernard Le Roux e  o ponta Juan Inhoff,  enquanto os visitantes anotaram com o fulback Sofiane Gitone.  O Racing deixa Paris e viaja para enfrentar o Clermont, enquanto o o Tolouse volta para casa enfrentar o Clermont.

 

Brive  líder acima de todos

O pequeno Brive, com um dos menores orçamentos fez mais uma de suas surpresas, bateu o poderoso Toulon em seu território  por 25 a 21, e agora dorme acima de todos na liderança do Top 14. Em um jogo muito fechado, como gostavam os visitantes, o único try foi feito em forma de penal try pelos visitantes.

 

O Toulon não contava com esse resultado negativo e agora tem de viajar para enfrentar fora de casa o Toulouse, no jogo entre as duas equipes mais ricas da França. O Brive segue a mesma tendência das temporadas passadas, uma equipe muito dedicada que usa da vontade para superar as adversidades, o time agora dorme no topo do Top 14 e se prepara para enfrentar, fora de casa, o Grenoble.

 

Clermont e Stade Français fazem jogo épico

A cidade luz presenciou um jogo épico, o melhor do campeonato até agora, no empate em 30 a 30 entre Clermont e Stade Français, o segundo dos amarelos na competição. Apesar de jogar em casa o empate, conquistado no ultimo minuto, tem sabor de vitória para os parisienses, com a equipe jogando melhor, anotando quatro tries, com o segundo centro   Geoffrey Doumayrou (duas vezes) e os pontas Djibril Camara e Waisea Nayacalevu. O Clermont anotou duas vezes com o segunda linha Paul Jedrasiak e o oitavo Fritz Lee e se aproveitou da indisciplina dos donos da casa para anotar muitos penais.

 

Apesar de melhorar em relação a temporada passada a caminhada ainda é longa para o Stade Français, que precisa solucionar diversas deficiências antes de sonhar com o Top 14 novamente, o time recebe o Castres e precisa de uma vitória. O Clermont volta para casa, com um excelente desempenho, somando duas vitórias e um empate na estrada, a equipe recebe o Racing no primeiro jogo em casa da temporada.

 

La Rochelle na liderança

Em uma rodada de surpresas o la Rochelle deixou sua marca, batendo fora de casa o Castres, e assumindo a liderança da competição, empatado em pontos com o não menos surpreendente Brive. Os atlânticos apostaram na força de sua defesa e  em um ataque eficiente para surpreender os donos da casa, a diferença no placar foi construída na base dos penais, já que as equipes empataram em tries com o hooker Brice March e o asa Sitiveni Mafi anotando para os donos da casa e o segundo centro Paul Jordaan e o ponta Steeve Barry responderam para os visitantes.

 

A derrota não estava nos planos do Castres, que agora tem um jogo muito duro em Paris contra o Stade Français. Os atlânticos voltam para casa invictos, tentando mais uma vitória diante do frágil Lyon.

 

Montpellier conquista vitória fundamental

O Berdeaux vinha empolgada, mas a força de sua torcida não foi suficiente para segurar o Montpellier, que venceu por 32 a 15 e conquistou sua primeira vitória na temporada, mostrando muitas qualidades. Os únicos tries do jogo foram marcados pelos visitantes, com o fullback Jesse Mogg e o segundo centro Alexandre Dumoulin. O Boredaux continua em casa para receber o Bayonne enquanto o Montpellier volta para casa enfrentar a Section Paloise.

 

Primeira vitória da temporada para o Pau

A temporada começou para a Section Paloise que se aproveitou da vantagem de um homem a mais desde os 15’ do primeiro tempo para vencer por 25 a 9 e ainda conquistar um ponto bônus ofensivo com tries do oitavo James Coughlan, do ponta Watisoni Votu e do fullback Tom Taylor.

 

O resultado não poderia ser melhor para o Pau que tenta repetir o desempenho fora de casa contra o Montpellier. A primeira derrota dos bascos na competição tem um gosto amargo, principalmente depois de um vermelho que poderia ter sido evitado, o time continua na estrada para enfrentar o Bordeaux.

 

Lyon vence duelo dos desesperados

No duelo entre dois fortes candidatos ao rebaixamento o Lyon levou a melhor, atropelando em casa o Grenoble por 32 a 13. A partir teve apenas uma equipe com os donos da casa sendo superiores em todos os aspectos do jogo, entrando no in-goal com o asa Virgile Bruni, o abertura Michael Harris e o oitavo Carl Fearns, conquistando o ponto bônus ofensivo. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo fullback Gio Aplon.

 

Em um campeonato tão disputado como o Top 14 desse ano qualquer ponto pode fazer a diferença, com a vitória dando um novo ânimo para o Lyon, que viaja para enfrentar o invicto La Rochelle. O Grenoble segue sem vencer e tem a dura missão de bater em casa o líder Brive.

 

Pro D2 embolada

A segunda divisão francesa está toda embolada após duas rodadas. Somente o Béziers alcançou sua segunda vitória, ao passar pelo Oyonnax em um jogão de 34 x 28, enquanto nada menos que treze times somam uma vitória e uma derrota.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Stade Français 30 x 30 Clermont

Pau 25 x 09 Bayonne

Lyon 32 x 13 Grenoble

Castres 18 x 26 La Rochelle

Toulon 21 x 26 Brive

Bordeaux 15 x 32 Montpellier

Racing 28 x 14 Toulouse

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 18 58
La Rochelle La Rochelle 18 58
Montpellier Montpellier 18 50
Castres Castres 18 47
Toulon Toulon 18 46
Pau Pau 18 46
Racing Paris 18 45
Toulouse Toulouse 18 42
Bordeaux-Bègles Bordeaux 18 39
Brive Brive 18 36
Stade Français Paris 18 34
Lyon Lyon 18 33
Grenoble Grenoble 18 23
Bayonne Bayonne 18 20

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Aurillac 42 x 13 Perpignan

Narbonne 29 x 27 Bourgoin

Colomiers 24 x 03 Carcassonne

Béziers 34 x 28 Oyonnax

Angoulême 23 x 22 Vannes

Montauban 22 x 11 Biarritz

Mont de Marsan 33 x 29 Dax

Agen 36 x 20 Albi

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Oyonnax Oyonnax 21 59
Montauban Montauban 21 58
Colomiers Colomiers 21 57
Agen Agen 21 57
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 21 57
Biarritz Biarritz 21 54
Carcassonne Carcassonne 21 50
Perpignan Perpignan 21 50
Aurillac Aurillac 21 50
Angoulême Soyaux-Angoulême 21 49
Narbonne Narbonne 21 47
Béziers Béziers 21 45
Dax Dax 21 42
Vannes Vannes 21 38
Albi Albi 21 36
Bourgoin Bourgoin 21 19

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


 

Escrito por: Diego Gutierrez

Comentários