Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje foi anunciado oficialmente pela LNR, a liga francesa, que o sistema de promoção e rebaixamento entre o Top 14 (a primeira divisão) e a Pro D2 (a segunda divisão) sofrerá modificações importante a partir da temporada 2017-18.

 

Apenas uma equipe passará a ser diretamente rebaixada, aquela que terminar em último lugar. A equipe que terminar no 13º lugar irá enfrentar o vice campeão da Pro D2 em repescagem na casa do time da segundona, valendo vaga no Top 14 seguinte.

- Continua depois da publicidade -

 

Já na Pro D2, o primeiro colocado da temporada regular não será mais promovido diretamente. A partir de 2017-18, o mata-mata da segunda divisão será idêntico da do Top 14, com o primeiro e o segundo colocados garantind0-se nas semifinais e as equipes classificadas de terceiro a sexto lugares disputando uma repescagem que valerá as outras duas vagas nas semifinais. O campeão da Pro D2 ganhará promoção direta à elite, ao passo que o vice irá encarar o 13º colocado do Top 14.

 

A temporada 2016-17 terá mantido o seu atual sistema de disputas.

 

Marselha receberá as semifinais do Top 14 em 2017

Para a próxima temporada, foi decidida a sede das duas semifinais. Os jogos, que acontecerão entre os dias 26 e 28 de maio de 2017, serão disputados no Stade Vélodrôme, em Marselha, com capacidade par 67.400 torcedores. A grande final voltará ao Stade de France, em Paris, no primeiro fim de semana de junho.

 

Novo acordo para os atletas da Seleção Francesa

Além das decisões sobre os campeonatos, a LNR firmou novo acordo com a FFR (a Federação Francesa de Rugby) para o período 2016-2020 sobre o atletas da Seleção Francesa. Pelo acordo entre liga e federação, o técnico Guy Novès fará uma “Lista de Elite” de 30 jogadores que receberão tratamento diferenciado a cada ano. Os 30 atletas de elite não poderão participar de nenhuma partida por seus clubes no período de 8 semanas após o fim dos amistosos internacionais de junho e deverão ficar à disposição do treinador dos Bleus por 120 dias por ano, significando um acréscimo de 28 dias com relação ao acordo anterior.

 

Novès anunciará sua lista de elite antes dos amistosos de novembro.

 

Bourgoin salvo do rebaixamento

Depois de Biarritz e Narbonne, o Bourgoin também garantirá sua permanência na Pro D2. O vice campeão da Challenge Cup de 2009 havia sido rebaixado à terceira divisão por problemas financeiros, mas recorreu e conseguiu apresentar as garantias necessárias para seguir na divisão profissional na próxima temporada. A decisão ainda não foi anunciada oficialmente pela falta de alguns documentos, mas foi assegurada pela imprensa local.

 

Com isso, apenas Tarbes e Provence serão foram rebaixados para a terceira divisão, que terá novo formato e conta agora somente 11 participantes confirmados: Tarbes, Provence, Nevers, Bourg-en-Bresse, Auch, Aubenas, Chambéry, Saint-Nazaire, Massy, Romans e Limoges. Ainda será definido se o torneio contará com um 12º participante ou não.