Tempo de leitura: 30 minutos

toulouse toulon 2015

Na França, o Top 14 teve uma rodada inesperada com os visitantes se dando melhor. O líder Toulon (1º) foi superado em Marselha pelo Toulouse (5º), mas se beneficiou da derrota do Clermont (2º) em Paris para o Stade Français (3º) para se manter na liderança.

- Continua depois da publicidade -

Próximo das primeiras colocações vem o Racing Métro (4º), que viajou até o País Basco para bater o Bayonne (11º). A surpresa da competição, o Oyonnax (6º), bateu em casa o fraco Brive (12º) e continua sua luta por uma vaga nas finais. Bordeaux (9º) e Grenoble (8º) continuam a cair sendo derrotados em casa por La Rochelle (10º) e Castres (13º). Já o Montpellier (7º) atropelou, em casa, o praticamente rebaixado Lyon (14º) .

 

Toulon manda clássico em Marselha, mas é derrotado

Um palco digno do clássico rubronegro da França. O Stade Vélodrôme, de Marselha, recebeu nesse sábado um duelo quente entre o Toulon, líder da competição, e o Toulouse, que começou a temporada mal, mas foi crescendo nas últimas rodadas.

Mesmo que a fase fosse ruim do Toulouse, um grande time merece sempre respeito. Porém, o confiante torcedor do Toulon lotou a cidade vizinha esperando uma grande vitória de sua equipe. O que ocorreu na segunda etapa nem o mais fanático dos torcedores occitanos esperava: uma vitória por 34 a 24 para os visitantes, frustrando o torcedor provençal. O primeiro tempo foi dos donos da casa, que entraram no in-goal duas vezes com o ponta Josua Tuisova. A segunda etapa, porém, viu o Toulouse jogando o rugby que o tornou a mais vitoriosa equipe da França e pontuando com o scrum-half Jean Marc Doussain, o ponta Vincent Clerc, o fullback Maxime Médard e o centro Jano Vermaak.

A derrota, por pior que seja, não pode atrapalhar o Toulon, que ainda é a melhor equipe da Europa, e na próxima rodada viaja para enfrentar o Grenoble. A vitória não podia vir em melhor hora para o Toulouse, que mostra para sua torcida que tem potencial para brigar pelo título, recebendo o Bayonne na próxima rodada.

 

Stade Français tem apresentação de gala

A torcida em Paris presenciou um dos melhores jogos da competição, quando o Clermont foi batido pelo Stade Français por 26 a 40. Os jogadores, cinco dos quais atuaram pela França no fim de semana passado, foram contagiados pelo rugby ofensivo e brindaram os espectadores com 9 tries. O centro Jonathan Danty, os pontas Waisale Nayacalevu e Julien Arias e os pilares Laurent Sempere e SakariaTaulafo fizeram para os parisienses, enquanto a equipe de amarelo entrou no in-goal com o ponta Naipolioni Nalaga (duas vezes), o asa Peceli Yato e o segunda linha reserva Sébastien Vahaamahina.

A vitória mostra a força do Stade Français, que agora viaja para enfrentar o La Rochelle. A derrota é um golpe no moral do Clermont, que tem um compromisso muito duro na próxima semana pela Champions Cup, para depois receber o bom Oyonnax.

 

Castres renasce

A torcida esperou até a 21º rodada e finalmente viu o Castres mostrar algum poder de reação. A equipe azul e branca viajou para os Alpes para enfrentar o Grenoble, que é sempre muito forte em casa, podendo dar adeus ao Top 14 em caso de derrota. No final, o que se viu foi uma surpreendente vitória dos visitantes por 16 a 12. Não faltaram emoções, mas a técnica ficou um pouco de lado, com o único try do jogo sendo marcado pelo ponta dos visitantes Sitiveni Sivivatu.

O Grenoble fez, seguramente, sua pior partida da temporada e vê a vaga nas finais mais distante. Os alpinos agora recebem o Toulon. O Castres, ajudado por uma série de resultados, está agora a dois pontos do Brive e pode continuar sonhado com uma vaga na divisão de elite da França na próxima temporada, jogando em casa mais uma final, agora contra o declinante Bordeaux.

 

Oyonnax tem vaga quase garantida na elite

A pequena equipe de Oyonnax começou o campeonato apenas com o objetivo de não ser rebaixada e agora, com a vitória em casa sobre o Brive por 24 a 3, esse objetivo foi praticamente atingido, permitindo ao pequeno notável uma meta que muitos consideravam impossível: uma vaga nas finais do Top 14. O jogo não teve muitas emoções, com os donos da casa dominando do começo ao fim, graças principalmente aos dois tries do ponta Silvere Tian. O Oyonnax agora viaja para enfrentar o Clermont, enquanto o Brive, ainda lutando contra o rebaixamento, recebe o desesperado Lyon. 

 

Racing continua no encalço dos líderes

A equipe parisiense viajou até o País Basco e mostrou que sabe vencer jogando feio, batendo o Bayonne por 12 a 6. A forte chuva, aliada a ventania que durou toda a partida, não ajudou as equipes, que foram forçadas a jogar o básico para tentar sair com o resultado.  O Bayonne continua sua luta contra o rebaixamento quando viaja para enfrentar o Toulouse. O Racing Métro continua na cola dos primeiros colocados quando viaja para enfrentar o Montpellier.

 

Montpellier vence com tranquilidade

A torcida azul e branca preparou uma festa de gala para o retorno do abertura François Trinh-Duc, depois de uma longa ausência devido a uma fratura na tíbia. O jogador retribuiu o carinho da torcida liderando a equipe em uma atuação de gala contra o Lyon, batido por 45 a 17. Os donos da casa marcaram excelentes 6 tries, com o próprio Trinh-Duc abrindo o placar, seguido pelo centro Robert Ebersohn o asa Fulgence Ouedraogo, o ponta Yohann Artru e o centro Wynand Olivier, além de um penal try. O try de honra do Lyon foi marcado pelo pilar Emmanuel Felsina.

O Montpellier mantém vivo o sonho, mesmo que distante, de classificação para as finais e agora enfrenta, em Paris, o Racing Métro. O Lyon vê o rebaixamento cada vez mais próximo e tem mais uma chance de se redimir quando viaja para enfrentar o Brive.

 

La Rochelle conquista primeira vitória fora de casa

No dérbi do Atlântico, o Bordeaux foi surpreendido em casa por um La Rochelle que vem melhorando rodada a rodada. Os visitantes fizeram um primeiro tempo espetacular e resistiram aos ataques dos donos da casa na segunda etapa, com um a menos no final, para vencer por 22 a 21. Apesar de marcar dois tries, com o fullback Sofiane Guitoune e o ponta Metuisela Talebula, o time da terra dos vinhos não resistiu a eficiência nos chutes do abertura Fabien Fortassin, ajudado pelo try do hooker Hikairo Forbes.

A derrota distancia do Bordeaux do sonho de disputar as finais. O Union viaja agora para enfrentar um renascido Castres, e precisa vencer de qualquer maneira. A vitória mantém o La Rochelle fora da zona de rebaixamento e dá uma confiança a mais para os jogadores na reta final da competição. Os aurinegros agora recebem o Stade Français.

 

Perpignan derruba Pau e segue firme rumo à classificação na Pro D2

A segunda divisão francesa chegou à 25ª e, com apenas cinco jogos para o fim, o Pau sabe que seu título é questão de tempo, assim como sua promoção ao Top 14. Mas, para os demais times, a briga é intensa pela zona de classificação ao mata-mata final, já que na Pro D2 os times colocados do segundo ao quinto lugares vão para um mata-mata pela segunda vaga no Top 14. O Perpignan, gigante de outrora, teve a missão de enfrentar em casa o Pau e deixou sua torcida confiante de que o heptacampeão francês está no rumo da promoção. O Perpignan cresceu, se impôs, e derrotou os verdes por 22 x 15, abrindo 4 pontos sobre o terceiro colocado Mont-de-Marsan e 9 sobre o sexto colocado Albi.

O outro grande que está na segundona, o Biarritz, vive vida mais difícil. Os bascos foram derrotados fora de casa pelo Mont-de-Marsan, 23 x 15, e despencaram para o sétimo lugar, 4 pontos abaixo do quinto colocado Aurillac, que atropelou o vice-lanterna Dax. Já na parte de baixo da tabela, o Narbonne, do ex-All Black Jerry Collins, perdeu mais uma, agora para o Albi, 17 x 12, e segue fazendo as contas para não cair.

 

Toulouse será o palco das finais da Pro D2

Ainda sobre a segunda divisão, foi confirmado que a final do playoff de promoção será realizado no Stade Ernst-Wallon, em Toulouse. O jogo em campo neutro torna ainda mais emocionante a disputa pela segunda vaga no Top 14. Vale lembrar que antes o segundo colocado tem o mando de jogo contra o quinto colocado, ao passo que o terceiro recebe o quarto. A partida acontece no dia 24 de maio.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Bayonne 6 x 12 Racing Métro, em Bayonne

Stade Français 40 x 26 Clermont, em Paris

Bordeaux 21 x 22 La Rochelle, em Bordeaux

Montpellier 45 x 17 Lyon, em Montpellier

Oyonnax 24 x 3 Brive, em Oyonnax

Toulon 24 x 34 Toulouse, em Marselha

Grenoble 12 x 16 Castres, em Grenoble

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Agen 46 x 31 Carcassonne, em Agen

Albi 17 x 13 Narbonne, em Albi

Aurillac 42 x 6 Dax, em Aurillac

Béziers 38 x 13 Montauban, em Béziers

Bourgoin 25 x 20 Massy, em Bourgoin-Jallieu

Colomiers 34 x 17 Tarbes, em Colomiers

Perpignan 22 x 15 Pau, em Perpignan

Mont-de-Marsan 23 x 15 Biarritz, em Mont-de-Marsan