Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Os amistosos de novembro já começaram, mas o Top 14 não para e emoções não faltam, com apenas um ponto separando o 3º do 7º colocado. O Clermont (1º)  continua reinando absoluto, mas quase tomou um susto em casa, batendo o fraco Grenoble (13º) por apenas um ponto de diferença. Na segunda colocação vem o empolgado La Rochelle (2º), que no Atlântico atropelou o Pau (12º).

 

No disputado pelotão do meio o fim de semana foi dos mandantes com Bordeaux (6º), Toulouse (4º),  Brive (8º) e Racing ( 7º) batendo em seus domínios Stade Français (11º), Castres (9º), Bayonne (14º) e Montpellier (5º). Enquanto a decepção do fim de semana fica por conta do Toulon (3º) que foi superado fora de casa pelo Lyon (10º)

- Continua depois da publicidade -

 

Clermont passa sufoco, mas vence

Em um duelo que parecia desequilibrado o Clermont precisou suar muito para bater o quase rebaixado Grenoble em casa por 21 a 20. Uma noite pouco inspirada dos amarelos, com muitos erros de chutes, combinou com uma boa partida dos alpinos que jogaram sem pressão e apostaram em uma defesa muito agressiva.  As equipes empataram em tries com o scrum-half Morgam Parra e o asa Otari Giorgadze anotando para os donos da casa e o fullback Gio Aplon e o pilar reserva Alexandre Dardet respondendo. O Clermont agora viaja para enfrentar outro forte candidato ao rebaixamento o Bayonne enquanto o Grenoble volta para casa enfrentar o Bordeaux.

 

La Rochelle segue na briga

Depois de uma série ruins de jogos o La Rochelle recuperou a inspiração das primeiras rodadas batendo  na costa atlântica o Pau por 27 a 6, conquistando o ponto bônus e se isolando na segunda colocação. A partida teve apenas uma equipe em campo, com o La Rochelle  desperdiçando algumas chances e só ampliando a vantagem na segunda etapa colocando a bola no chão com o pilar  Mohamed Boughanmi e o hooker Jeremie Maurouard (duas vezes). O La Rochelle recupera a confiança e se prepara para receber o Toulouse em uma partida fundamental para as pretensões da equipe na temporada, o Pau segue a luta contra o rebaixamento em casa contra o Racing.

 

Lyon tem vitória gigante

A vitória do Lyon, em casa, sobre o Toulon, por 27 a 13 foi um passo gigante na luta contra o rebixamento, além disso foi a primeira da equipe no Top 14, quebrando uma sequencia de mais de 8 anos sem resultados positivos diante da equipe mais rica da Europa.  A vitória foi construída na dedicação dos donos da casa, que dominaram o break-down e controlaram o joga, anotando duas vezes com o hooker Mickael Ivaldi e o ponta Naipolioni Nalaga, O Toulon, irreconhecível a maior parte do jogo marcou o try de honra com o scrum-half Sebastien Tillous Borde. A vitória trás muita confiança para o Lyon que viaja empolgado para enfrentar o Montpellier. O Toulon continua a decepcionar e precisa de uma boa partida, em casa, contra o Stade Français.

 

Bordeaux garante pontos em casa

Jogando na terra dos vinhos o Bordeaux não teve dificuldades para bater o Stade Français por 37 a 19. Em uma partida bastante movimentada os donos da casa não foram seriamente ameaçados, anotando quatro tries, com o asa Hugh Chalmers, o hooker Clément Maynadier, o centro Julien Rey e o scrum-half Yann Lesgourgues. Os parisienses não desistiram e se aproveitaram de um segundo tempo sonolento dos visitantes para diminuir a diferença, pondo a bola no chão com o abertura Hugo Bonneval, e os pontas Jeremy Sinzelle e Waisea Nayacalevu.

 

A vitória vem em boa hora para o Bordeaux e consolida o time na briga por uma das vagas nas finais a equipe agora viaja para os Alpes medir forças com o combalido Grenoble. O Stade Français segue decepcionando, uma equipe que não deve ser rebaixada, mas também não irá brigar por nada, o time continua na estrada para enfrentar o Toulon.

 

Toulouse realiza pequeno milagre

O Toulouse, jogando em casa, mas com sérios desfalques devido aos amistosos internacionais, precisou de muito esforço para vencer o Castres por 16 a 15. Os visitantes, que sempre tem dificuldades quando jogam na Occitânia, vieram dispostos a fechar a partida e fazer o básico, dificultando o trabalho do Toulouse, que anotou o único try do jogo, como hooker Leonardo Ghiraldini e contou com os chutes precisos do scum-half Samuel Marques, para vencer a partida no ultimo minuto.

 

O Toulouse viaja para enfrentar o La Rochelle, que continua a surpreender sendo muito forte em casa. O Castres volta para seus domínios onde mede forças com o Brive, um adversário direto na luta pela classificação.

 

Racing vence duelo apertado

A forte chuva que caiu em Paris não parou a equipe do Racing que conquistou uma vitória chave contra o Montpellier por 21 a 3. As condições climáticas atrapalharam muito as equipes, que fizeram uma partida fechada, apostando principalmente no jogo de forwards, sem sucesso. Os parisienses, que não fizeram uma grande partida, contaram com a sorte para anotar dois tries, com o segundo centro Henry Chavancy e o scrum-half  reserva Xavier Chauveau, nos últimos 10 minutos, tirando o ponto defensivo dos visitantes.  O Racing agora viaja para o interior onde mede forças com a Section Paloise enquanto o Montpellier tenta se recuperar em casa contra o Lyon.

 

Brive se recupera em casa

Depois de ser atropelado em casa pelo Clermont e se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento o Brive se redimiu perante sua torcida vencendo sem dificuldades o Bayonne por 26 a 9. Apesar da luta dos bascos o jogo foi dos donos da casa, que anotaram dois tries com o ponta Guillaume Namy  e centro Sisa Koyamaibole. A vitória recoloca o Brive na briga por uma vaga nas finais a equipe agora viaja para enfrentar um adversário direto na briga, o Castres. O Bayonne não consegue se recuperar e volta para casa medir forças com o imparável Clermont.

 

Colomiers assume a liderança da Pro D2

Na segunda divisão, o tradicional Colomiers (vice campeão europeu de 1999) assumiu a liderança, ao derrotar o Perpignan fora de casa por 26 x 22, dando um golpe na reação dos catalães na tabela. O Colomiers se aproveitou da derrota do Agen para o Narbonne em um jogo “à la Super Rugby”, 43 x 33. E teve ainda mudança na lanterna, com o Albi saindo do último lugar ao bater o Angoulême por 23 x 16, jogando o Bourgoin para a ponta de baixo. O Bourgoin foi superado pelo Carcassonne por 19 x 10.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Bordeaux 37 x 19 Stade Français

Toulouse 16 x 15 Castres

Brive 26 x 09 Bayonne

Clermont 21 x 20 Grenoble

Racing 21 x 09 Montpellier

La Rochelle 27 x 06 Pau

Lyon 27 x 13 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Oyonnax 24 x 19 Aurillac

Narbonne 43 x 33 Agen

Carcassonne 19 x 10 Bourgoin

Béziers 09 x 17 Mont de Marsan

Dax 21 x 24 Montauban

Albi 23 x 16 Angoulême

Biarritz 22 x 23 Vannes

Perpignan 22 x 26 Colomiers

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: Lyon x Toulon – LNR