Foto: Photosport.

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Six Nations dá uma pausa nesse fim de semana, e o Top 14 chega para preencher o vazio com uma das rodadas mais imprevisíveis de sua história, com cinco equipes vencendo fora de casa. A liderança não se alterou com Toulouse (1º) e Clermont (2º) vencendo facilmente seus jogos, mas na parte de baixo da tabela a rodada foi um terremoto o Perpignan (14º), depois de quinze rodadas venceu, fora de casa o Montpellier (9º) que entra em crise enquanto os milionários do Toulon (11º) perderam longe da Provence do Agen (12º) estão fora das finais e mergulhados na crise, com o mercurial dono da equipes  Mourad Boudjellal, demitindo o ponta Julian Savea  já no fim de semana.

Em um rodada de grandes surpresas o Agen (12º) deu sua contribuição batendo em casa o Toulon (11º) por 19 a 10, deixando a zona de rebaixamento. A derrota acaba com as chances de classificação dos visitantes e provoca um terremoto no time da Provence. O polêmico dono da equipe Mourad Boudjellal já elegeu um culpado, o ponta neozelandês Julian Savea, que não deve mais jogar pelo Toulon com Mourad alegando ironicamente que irá exigir um exame de DNA já que o ponta histórico dos All Blacks não é o mesmo jogador que se apresentou em na França.

- Continua depois da publicidade -

O Toulouse é líder e não é por acaso. A equipe viajou para Paris voltando para a Occitana com uma grande vitória por 34 a 29 contra a boa equipe do Racing (7º), em uma prévia do será uma das quartas de final da Champions Cup. O nome do jogo seria o abertura dos donos da casa o escocês Finn Russel que fazia uma apresentação histórica até sair machucado, deixando a torcida escocesa preocupada, um mal agouro para a equipe nacional que na próxima semana vem a Paris enfrentar a França.

O Clermont foi um dos poucos que fez a lição de casa. Jogando em seus domínios o time de amarelo não teve dificuldades para bater o Bordeaux (5º) por 40 a 15. Com destaque para o scrum-half dos donos da casa o escocês Greig Laidlaw, que voltou do Six Nations para ter uma atuação de gala diante dos franceses. A vitória não bonificada garante a segunda posição dos amarelos e mantém o time no encalço do Toulouse.

A espera acabou para a fanática torcida catalã que viajou em grande número e foi brindada com a primeira vitória do Perpignan (14º) na temporada diante de um inexistente Montpellier (9º) por 28 a 10. Depois de quinze derrotas seguidas, a maior sequencia da história do Top 14, os visitantes finalmente fizeram uma apresentação de gala, com destaque para o abertura Enzo Selponi, que começou a carreira no próprio Montpellier e destruiu o ex-time com uma grande atuação e convertendo 7 penais. Os donos da casa estrelam mais uma decepção, com um elenco milionário a equipe vai ficar de fora das finais e perde para um dos piores time da história da competição.

O La Rochello (3º) viajou até os Alpes e com a eficiência de sempre bateu a frágil equipe do Grenoble (13º) por 28 a 21. Se aproveitando dos erros do adversário os atlânticos anotaram três tries, contra nenhum e voltam para casa com o ponto bônus na bagagem, enquanto os alpinos terminam a rodada na zona de rebaixamento.

O Lyon (4º) segue com a boa temporada vencendo em Paris o Stade Fançais (6º) um concorrente direito pela classificação por 24 a 13, a terceira vitória fora de casa da equipe, um número importante em uma competição onde o fator costuma ser dominante. O jogo foi marcado pelos erros do time da Cidade Luz, principalmente nos line-outs muito bem aproveitados pelos visitantes.

O Castres (8º) atual campeão conquistou uma vitória importante fora de casa diante da Section Paloise (10º) por 14 a 9, um resultado que mantém o time na luta por uma vaga nas finais, para os donos da casa a derrota acaba com as chances do time de se classificar, que agora se concentra em se manter na primeira divisão. O jogo muito truncado e tecnicamente fraco teve apenas um único try, anotado pelo segundo centro dos visitantes Thomas Combezou.

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Clermont 40 x 20 Bordeaux

Stade Français 13 x 24 Lyon

Montpellier 10 x 28 Perpignan

Pau 09 x 14 Castres

Agen 19 x 10 Toulon

Grenoble 21 x 28 La Rochelle

Racing 29 x 34 Toulouse

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto