Top 14: Toulon se levanta com vitória sobre Stade Français

O Campeonato Francês completou sua terceira rodada, e mais uma vez as equipes mostraram que não importa o dinheiro ou as estrelas, principalmente quando se joga no interior da França. Ainda mais com tantos desfalques por conta da Copa do Mundo.

 

O Clermont (1º) segue com a temporada perfeita e não teve dificuldade para bater, longe de casa, o Oyonnax (7º), conquistando seu o terceiro ponto bônus ofensivo seguido. O Toulouse (2º), apesar do ataque menos eficiente, segue no encalço dos amarelos, batendo, em casa, o Castres (6º). Os parisienses não foram bem, na grande surpresa da rodada o combalido Toulon (10º) foi até a capital e mostrou para os atuais campeões do Stade Français (12º) porque são equipe mais vitoriosa da Europa, enquanto o Racing (5º) viajou para o interior onde foi derrotado pelo recém promovido Agen (13º). La Rochelle (8º) e Grenoble (3º) fizeram valer o mando de campo, batendo, respectivamente, Brive (8º) e Section Paloise (14º). O Montpellier (4º) derrotou longe de casa o Bordeaux (11º) em um jogo fraco tecnicamente.

 

Toulon mostra suas garras, bate campeão e quebra jejum

Depois de duas rodadas conturbadas, com derrotas e troca de comissão técnica, o Toulon calou os críticos, e com muito estilo, batendo a atual campeão Stade Français, em Paris, por 20 a 13, mostrando que a equipe mais estrelada do mundo continua perigosa. Em uma partida eletrizando o Toulon reverteu a desvantagem de jogar vinte minutos com um a menos, dois amarelos, para marcar nos minutos finais com o fullback Lachlan Turner, o outro try do time foi feito pelo ponta Sereli Bobo. O Stade Français, que colocou a bola no chão com o asa Raphael Lakafia, não teve forças para conter o bom segundo tempo dos adversários. A derrota não estava nos planos dos parisienses, que agora precisam se concentrar para enfrentar, longe da cidade luz, o Montpellier. A vitória alivia, mas não termina a crise em Toulon, o time tem mais uma oportunidade para mostrar que está de volta quando recebe o La Rochelle, que não costuma jogar bem longe de casa.

 

Toulouse vence mais uma

Os maiores campeões franceses continuam invictos no campeonato. Mostrando um grande rugby os occitanos bateram, em casa, o Castres por 37 a 20. Apesar de mais uma vez não conquistar o ponto bônus ofensivo o Toulouse começa empolgar e mostra para sua torcida que deve brigar pelo título, os donos da casa entraram no in-goal três vezes, com o hooker Corey Flynn, o abertura Toby Flood e o scrum-half Sebastien Bezy. O Castres, apesar de perder duas das três partidas que disputou exibe uma grande evolução em relação a temporada passada, quando quase foi rebaixado, pondo a bola no chão duas vezes, com o ponta Romain Martial e o hooker Brice Mach. Os occitanos agora tentam manter a invencibilidade longe de casa, contra o Section Paloise enquanto o Castres volta para seus domínios onde mede forças com o Oyonnax.

 

Clermont segue com temporada perfeita

Três jogos, três vitórias e três pontos bônus ofensivos, essa é a temporada, até agora do Clermont, que depois do sucesso fora de casa contra o Oyonnax, derrotado por 41 a 21, segue líder e com uma temporada perfeita. O polêmico gramado sintético do time vermelho e preto não apresentou problemas para os visitantes, que dominaram ofensivamente as ações, entrando no in-goal com o centro Hosea Gear, o segundo centro Albert Vulivuli, os pontas David Strettle, Adrien Plante e Alivereti Raka. Os donos da casa marcaram com o hooker reserva Jeremie Maurouard (duas vezes). O Oyonnax agora viaja para enfrentar o Castres, que busca subir na tabela de classificação. O Clermont recebe o Bordeaux e tenta manter a temporada perfeita.

 

Montpellier triunfa na terra dos vinhos

O Bordeaux, que costuma ser muito forte em casa, teve um dia irreconhecível e acabou derrotado por um confuso Montpellier, por 22 a 24. A torcida do time vinho, que sempre lota o estádio, não presenciou uma grande partida, com os dois times errando demais, principalmente os donos da casa, que, entre penais desperdiçados e erros de jogo, deixaram a vitória escapar. No fim os visitantes, apesar de uma atuação discreta se saíram melhor, entrando no in-goal duas vezes, contra apenas um penal try dos mandantes, com o ponta Marvin O’connor e o segundo centro Timoci Nagusa. O Bordeaux deixa escapar pontos preciosos, e agora precisa se recuperar, tendo pela frente o Clermonte, longe de casa. O Montpellier, apesar da vitória, precisa melhorar se quiser bater, em casa, o atual campeão Stade Français.

 

Grenoble dá show em casa

O estádio dos Alpes foi palco de mais um espetáculo, o Grenoble venceu, por 45 a 15, o Section Paloise e conquistou seu segundo ponto bônus ofensivo em casa. Apesar da vontade dos visitantes os donos da casa dominaram o jogo do começo ao fim, entrando no in-goal com o asa Peter Kimlin, o abertura Jonathan Wisniewski, o fullback Gio Aplon e o oitavo Rory Grice (duas vezes). O Section Paloise, apesar da indisciplina, deixou sua marca duas vezes, com o hooker Vincent Castillo e o ponta Elijah Niko. O Grenoble agora viaja para Paris onde mede forças com o Racing enquanto o Section Paloise recebe o Toulouse.

 

La Rochelle reencontra as vitórias

Demorou três rodadas, mas finalmente o La Rochelle pode premiar sua torcida, que lotou o estádio, com a primeira vitória, em cima do Brive, por 21 a 18. Em uma partida bem jogada os atlânticos foram os únicos a por a bola no chão, com o centro Pierre Aguillon e o abertura Zack Holmes. O La Rochelle, depois de vencer a primeira, pega a estrada e viaja para enfrentar o Toulon. O Brive volta da costa atlântica com um bom ponto bônus defensivo e recebe o Agen na próxima rodada.

 

Agen vence primeira no Top 14

A torcida do Agen precisou esperar três rodadas, mas conseguiu ver a equipe vencer a primeira na divisão de elite da rugby e contra os parisienses do Racing, por 30 a 18. A partida não foi um espetáculo técnico, e depois de um primeiro tempo bem disputado o jogo se tornou um embate violento, com dois amarelos para cada lado e um vermelho para os visitantes. Nos tries as equipes empataram, com o abertura Burton Francis e o fullback Mathieu Lamoulie fazendo para os donos da casa e o scrum-half Maxime Machenaud e o ponta Marc Andreu respondendo para os visitantes. Sem a pressão pela primeira vitória o Agen deve jogar mais solto e tenta repetir a boa atuação, fora de casa contra o Brive. O Racing mais uma vez sente a dificuldade de se jogar fora de casa e volta para a Cidade Luz onde tenta se recuperar contra o Grenoble.

 

Biarritz no fundo do poço na Pro D2

Na segunda divisão pelo segundo ano seguido, o Biarritz vai vendo que está mais perto de uma terceira divisão do que da volta à elite. O time basco sofreu a terceira derrota em três rodadas e está ameaçado pelo rebaixamento, ocupando a penúltima posição. Desta vez, derrota para o Albi em casa 20 x 9. Na liderança está o Lyon, que já soma três triunfos bonificados. Desta vez, a vítima foi o Béziers na casa do oponente, 28 x 23.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Oyonnax 24 x 41 Clermont

Grenoble 41 x 15 Pau

La Rochelle 21 x 18 Brive

Agen 30 x 18 Racing

Toulouse 37 x 20 Castres

Bordeaux 22 x 24 Montpellier

Stade Français 13 x 20 Toulon

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 26 88
Toulon Toulon 26 82
Montpellier Montpellier 26 81
Racing Paris 26 81
Toulouse Toulouse 26 79
Castres Castres 26 71
Union Bordeaux-Bègles Bordeaux 26 67
Brive Brive 26 62
La Rochelle La Rochelle 26 54
Grenoble Grenoble 26 47
Pau Pau 26 46
Stade Français Paris 26 41
Agen Agen 26 26
Oyonnax Oyonnax 26 24

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Béziers 23 x 28 Lyon

Perpignan 14 x 9 Mont-de-Marsan

Tarbes 28 x 10 Provence

Biarritz 9 x 20 Albi

Colomiers 31 x 9 Carcassonne

Narbonne 18 x 13 Bourgoin

Dax 31 x 28 Bayonne

Montauban x Aurillac – adiado

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


Comentários