Tempo de leitura: 5 minutos

O Campeonato Francês completou sua terceira rodada, e mais uma vez as equipes mostraram que não importa o dinheiro ou as estrelas, principalmente quando se joga no interior da França. Ainda mais com tantos desfalques por conta da Copa do Mundo.

 

O Clermont (1º) segue com a temporada perfeita e não teve dificuldade para bater, longe de casa, o Oyonnax (7º), conquistando seu o terceiro ponto bônus ofensivo seguido. O Toulouse (2º), apesar do ataque menos eficiente, segue no encalço dos amarelos, batendo, em casa, o Castres (6º). Os parisienses não foram bem, na grande surpresa da rodada o combalido Toulon (10º) foi até a capital e mostrou para os atuais campeões do Stade Français (12º) porque são equipe mais vitoriosa da Europa, enquanto o Racing (5º) viajou para o interior onde foi derrotado pelo recém promovido Agen (13º). La Rochelle (8º) e Grenoble (3º) fizeram valer o mando de campo, batendo, respectivamente, Brive (8º) e Section Paloise (14º). O Montpellier (4º) derrotou longe de casa o Bordeaux (11º) em um jogo fraco tecnicamente.

- Continua depois da publicidade -

 

Toulon mostra suas garras, bate campeão e quebra jejum

Depois de duas rodadas conturbadas, com derrotas e troca de comissão técnica, o Toulon calou os críticos, e com muito estilo, batendo a atual campeão Stade Français, em Paris, por 20 a 13, mostrando que a equipe mais estrelada do mundo continua perigosa. Em uma partida eletrizando o Toulon reverteu a desvantagem de jogar vinte minutos com um a menos, dois amarelos, para marcar nos minutos finais com o fullback Lachlan Turner, o outro try do time foi feito pelo ponta Sereli Bobo. O Stade Français, que colocou a bola no chão com o asa Raphael Lakafia, não teve forças para conter o bom segundo tempo dos adversários. A derrota não estava nos planos dos parisienses, que agora precisam se concentrar para enfrentar, longe da cidade luz, o Montpellier. A vitória alivia, mas não termina a crise em Toulon, o time tem mais uma oportunidade para mostrar que está de volta quando recebe o La Rochelle, que não costuma jogar bem longe de casa.

 

Toulouse vence mais uma

Os maiores campeões franceses continuam invictos no campeonato. Mostrando um grande rugby os occitanos bateram, em casa, o Castres por 37 a 20. Apesar de mais uma vez não conquistar o ponto bônus ofensivo o Toulouse começa empolgar e mostra para sua torcida que deve brigar pelo título, os donos da casa entraram no in-goal três vezes, com o hooker Corey Flynn, o abertura Toby Flood e o scrum-half Sebastien Bezy. O Castres, apesar de perder duas das três partidas que disputou exibe uma grande evolução em relação a temporada passada, quando quase foi rebaixado, pondo a bola no chão duas vezes, com o ponta Romain Martial e o hooker Brice Mach. Os occitanos agora tentam manter a invencibilidade longe de casa, contra o Section Paloise enquanto o Castres volta para seus domínios onde mede forças com o Oyonnax.

 

Clermont segue com temporada perfeita

Três jogos, três vitórias e três pontos bônus ofensivos, essa é a temporada, até agora do Clermont, que depois do sucesso fora de casa contra o Oyonnax, derrotado por 41 a 21, segue líder e com uma temporada perfeita. O polêmico gramado sintético do time vermelho e preto não apresentou problemas para os visitantes, que dominaram ofensivamente as ações, entrando no in-goal com o centro Hosea Gear, o segundo centro Albert Vulivuli, os pontas David Strettle, Adrien Plante e Alivereti Raka. Os donos da casa marcaram com o hooker reserva Jeremie Maurouard (duas vezes). O Oyonnax agora viaja para enfrentar o Castres, que busca subir na tabela de classificação. O Clermont recebe o Bordeaux e tenta manter a temporada perfeita.

 

Montpellier triunfa na terra dos vinhos

O Bordeaux, que costuma ser muito forte em casa, teve um dia irreconhecível e acabou derrotado por um confuso Montpellier, por 22 a 24. A torcida do time vinho, que sempre lota o estádio, não presenciou uma grande partida, com os dois times errando demais, principalmente os donos da casa, que, entre penais desperdiçados e erros de jogo, deixaram a vitória escapar. No fim os visitantes, apesar de uma atuação discreta se saíram melhor, entrando no in-goal duas vezes, contra apenas um penal try dos mandantes, com o ponta Marvin O’connor e o segundo centro Timoci Nagusa. O Bordeaux deixa escapar pontos preciosos, e agora precisa se recuperar, tendo pela frente o Clermonte, longe de casa. O Montpellier, apesar da vitória, precisa melhorar se quiser bater, em casa, o atual campeão Stade Français.

 

Grenoble dá show em casa

O estádio dos Alpes foi palco de mais um espetáculo, o Grenoble venceu, por 45 a 15, o Section Paloise e conquistou seu segundo ponto bônus ofensivo em casa. Apesar da vontade dos visitantes os donos da casa dominaram o jogo do começo ao fim, entrando no in-goal com o asa Peter Kimlin, o abertura Jonathan Wisniewski, o fullback Gio Aplon e o oitavo Rory Grice (duas vezes). O Section Paloise, apesar da indisciplina, deixou sua marca duas vezes, com o hooker Vincent Castillo e o ponta Elijah Niko. O Grenoble agora viaja para Paris onde mede forças com o Racing enquanto o Section Paloise recebe o Toulouse.

 

La Rochelle reencontra as vitórias

Demorou três rodadas, mas finalmente o La Rochelle pode premiar sua torcida, que lotou o estádio, com a primeira vitória, em cima do Brive, por 21 a 18. Em uma partida bem jogada os atlânticos foram os únicos a por a bola no chão, com o centro Pierre Aguillon e o abertura Zack Holmes. O La Rochelle, depois de vencer a primeira, pega a estrada e viaja para enfrentar o Toulon. O Brive volta da costa atlântica com um bom ponto bônus defensivo e recebe o Agen na próxima rodada.

 

Agen vence primeira no Top 14

A torcida do Agen precisou esperar três rodadas, mas conseguiu ver a equipe vencer a primeira na divisão de elite da rugby e contra os parisienses do Racing, por 30 a 18. A partida não foi um espetáculo técnico, e depois de um primeiro tempo bem disputado o jogo se tornou um embate violento, com dois amarelos para cada lado e um vermelho para os visitantes. Nos tries as equipes empataram, com o abertura Burton Francis e o fullback Mathieu Lamoulie fazendo para os donos da casa e o scrum-half Maxime Machenaud e o ponta Marc Andreu respondendo para os visitantes. Sem a pressão pela primeira vitória o Agen deve jogar mais solto e tenta repetir a boa atuação, fora de casa contra o Brive. O Racing mais uma vez sente a dificuldade de se jogar fora de casa e volta para a Cidade Luz onde tenta se recuperar contra o Grenoble.

 

Biarritz no fundo do poço na Pro D2

Na segunda divisão pelo segundo ano seguido, o Biarritz vai vendo que está mais perto de uma terceira divisão do que da volta à elite. O time basco sofreu a terceira derrota em três rodadas e está ameaçado pelo rebaixamento, ocupando a penúltima posição. Desta vez, derrota para o Albi em casa 20 x 9. Na liderança está o Lyon, que já soma três triunfos bonificados. Desta vez, a vítima foi o Béziers na casa do oponente, 28 x 23.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Oyonnax 24 x 41 Clermont

Grenoble 41 x 15 Pau

La Rochelle 21 x 18 Brive

Agen 30 x 18 Racing

Toulouse 37 x 20 Castres

Bordeaux 22 x 24 Montpellier

Stade Français 13 x 20 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Béziers 23 x 28 Lyon

Perpignan 14 x 9 Mont-de-Marsan

Tarbes 28 x 10 Provence

Biarritz 9 x 20 Albi

Colomiers 31 x 9 Carcassonne

Narbonne 18 x 13 Bourgoin

Dax 31 x 28 Bayonne

Montauban x Aurillac – adiado

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento