Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O ano está acabando, mas o Top 14 não para, com uma das melhores rodadas da temporada no Boxing Day e muitas mudanças na tabela. O campeonato tem um novo líder o Toulouse (1º), ao atropelar em casa os milionários do Toulon (4º), que há muito tempo não eram tão inferiores em uma partida. Os occitanos se beneficiaram da derrota do Clermont (3º), que pela segunda vez seguia foi batido em casa (coisa rara), dessa vez para o Racing (2º), que encerra dezembro invicto e na segunda posição.

 

Bordeaux (5º) e Montpellier (6º) fizeram a lição de casa, batendo Grenoble (10º) e Agen (14º) respectivamente e se mantem próximos do pelotão da frente. Na parte de baixo da tabela o Castres (7º) continua a evoluir, batendo em seus domínios o Brive (8º) enquanto o Oyonnax (13º) sai a lanterna depois da vitória, em casa, diante de um combalido stade Français (12º) e por fim o Section Paloise (11º) recebeu o La Rochelle (9º) conquistando uma importante vitória.

- Continua depois da publicidade -

 

Toulouse se ergue, bate Toulon e lidera

Mal na Champions Cup o Toulouse fez uma exibição de gala diante da sua torcida, batendo o poderoso Toulon por 31 a 8, e assumindo a liderança do Top 14. Superior em todos os aspectos, os occitanos envolveram completamente as superestrelas do Toulon, entrando no in-goal três vezes (mais um penal try) com o segundo centro Gael Fickou, o fullback Maxime Medard e o asa Yacouba Camara, o try de honra dos visitantes foi marcado pelo fullback James O’Connor.Um desempenho incontestável dos comandados do técnico Willy Servat, que pareciam estar à beira do precipício, mas buscaram no fundo inspiração para garantirem um resultado digno das tradições do maior campeão francês. E liderança assegurada na classificação.

 

O Toulouse agora se prepara para viajar à Paris onde enfrenta o combalido Stade Frnçais. O Toulon termina o ano ainda procurando seu jogo, mal na Champions Cup e com uma derrota humilhante para um rival importante, a equipe volta para casa onde enfrenta o Pau.

 

Racing vence onde poucos conseguem

Os parisienses do Racing foram até Clermont, onde não venciam desde 1994, para fazerem o melhor jogo da rodada e vencerem por 20 a 16, completando um dezembro invicto e privando o Clermont da liderança da competição.

 

A partida foi eletrizante do início ao fim, com um nível técnico altíssimo. Mesmo poupando alguns nomes, como Dan Carter, que começou no banco, o Racing se mostrou sólido na defesa e efetivo no ataque, entrando no in-goal com o fullback Johan Goosen e o segundo centro Henry Chavancy. O Clermont acumula sua segunda derrota seguida em casa, o que seria ruim para qualquer time, é um desastre para os amarelos, que por muito tempo foram invencíveis em seus domínios, a equipe não jogou mal, mas foi claramente inferior ao adversário, se aproximando no placar apenas na parte final do jogo, com um try do oitavo Fritz Lee. O Racing, com a vitória, assume a segunda colocação, e luta pela ponta em casa contra o Bordeaux na próxima rodada. O Clermont precisa se recuperar tendo a oportunidade, fora de casa, contra o fraco Agen.

 

Oyonnax afunda Stade Français

Os parisienses viajaram ao leste do país buscando ascender no campeonato e enfrentaram um adversário que não vencia havia seis rodadas, mas voltaram para a Cidade Luz com uma decepcionante derrota por 25 a 12. As duas equipes entraram em campo focadas na defesa, que foi feroz por parte das duas equipes, mas com o Oyonnax levando a melhor, fazendo o único try do jogo com o segundo centro estreante Jimmy Yobo. Com a vitória o Oyonnax sai da lanterna, mas continua na zona de rebaixamento. Os alpinos agora tentam a segunda vitória seguida, no dérbi regional contra o Grenoble. A derrota é um banho de água fria para a torcida do SF, que começava a se empolgar novamente com a equipe, campeã temporada passada, o time volta para casa enfrentar o Toulouse.

 

Bordeaux continua a subir na tabela

O Union Bordeaux Bègles segue subindo na tabela e nesse domingo venceu em casa o Grenoble por 25 a 19. Em uma partida pouco inspirada das duas equipes o Bordeaux jogou para o gasto, fazendo um bom primeiro tempo e depois uma segunda etapa sonolenta, mesmo assim entrou no in-goal três vezes, com o ponta Sofiane Guitoune, o hooker Wayne Avei e o segunda linha Jandre Marais. O Grenoble, apesar da partida ruim, privou o Bordeaux de um importante ponto bônus ofensivo com um try do segundo centro Chris Farrell no ultimo minuto. O Bordeaux, na próxima rodada, viaja para Paris enfrentar o Racing enquanto o Grenoble volta para os Alpes enfrentar o Oyonnax.

 

Castres de volta a velha forma

Depois de uma série de temporadas muito ruins, que quase culminaram com o rebaixamento da equipe, o Castres parece ter reencontrado a forma de joga, vencendo tranquilamente, em casa o Brive por 23 a 8, com tries do abertura Julien Dumora e do ponta Julien Caminati. O try de honra do Brive ficou com o scrum-half reserva Teddy Iribaren. O Castres viaja para o atlântico enfrentar o La Rochelle enquanto o Brive tenta reencontrar o bom rugby em casa diante do Montpellier.


 

Montpellier tem exibição de gala

A torcida que compareceu ao estádio em Montpellier recebeu um presente de natal atrasado dos seus jogadores, uma vitória por 45 a 20 diante do frágil Agen. O jogo pertenceu a apenas uma equipe com os donos da casa entrando no in-goal seis vezes, com o ponta Julien Malzieu, o hooker sul-africano Bismarck Du Plessis, o fullback Jesse Mogg (duas vezes), o ponta Marvin O’connor e o oitavo Bem Mowen, os três australianos. Os visitantes anotaram com o segundo centro Julien Heriteau e o ponta George Tilsley. O vitória foi diante de um adversário fraco, mas não deixa de ser importante para o moral da equipe que viaja para enfrentar o Brive. A derrota joga o Agen para ultima posição, com a vitória do Oyonnax, o time volta para casa onde precisa vencer o Clermont.

 

Pau vence duelo contra rebaixamento

O La Rochelle viajou a até Pau e acabou derrotado por 15 a 11 pelo Section Paloise, que conquista uma vitória fundamental para a permanência na primeira divisão. O jogo foi bastante movimentado, com duas equipes muito inconstantes, o Section Paloise dominou amplamente o primeiro tempo anotando todos os seus pontos nessa etapa, enquanto os atlânticos foram donos da segunda etapa, entrando no in-goal com o ponta Gabriel Lacroix e quase virando a partida nos minutos finais, se não fosse um try anulado pelo juiz. O Pau segue sua luta contra o descenso fora de casa contra o Toulon enquanto o La Rochelle volta para casa enfrentar o Castres.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Oyonnax 25 x 22 Stade Français

Pau 15 x 11 La Rochelle

Montpellier 45 x 20 Agen

Castres 23 x 8 Brive

Bordeaux 25 x 19 Stade Français

Clermont 16 x 20 Racing

Toulouse 31 x 8 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento